sexta-feira, 1 de agosto de 2014

dessa «gente muito perigosa no Futebol»...


© google


caríssima(o),

as férias estão a terminar - ainda haverá o final-de-semana, é certo -, mas "o bichinho" de permanecer em contacto contigo não partilha dessa interrupção destinada (também) ao descanso do corpo e da mente. portanto, eis-me aqui! outra vez! ainda que não directamente da cidade InBicta, mas antes um pouco mais a Sul, neste distrito aqui. aliás, mais concretamente daqui
adiante!

desde já informo que só me pronunciarei acerca da nossa «armada espanhola» quando o plantel da equipa principal de futebol, do nosso clube do coração, estiver "fechado" - o que ocorrerá sensivelmente até ao dia 01 de Setembro, que é a "data oficial" de encerramento do mercado de transferências de jogadores na Europa, pelos vistos definida pela FIFA, e a julgar pela "credibilidade" do cronómetro da EPFL (sigla inglesa para "Associação Europeia de Ligas Profissionais").
até lá, até essa data, não contem comigo para animar o seu mercado virtual, pois que não possuo qualquer 'inside information', digna desse epíteto nome na SAD azul-e-branca e tudo o que (não) sei devo-o à devoção de muitos bloggers, nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®.

mesmo assim, e porque está a ser uma temática recorrente, inclusive nalguns "comentários" menos abonatórios e indignos de serem publicados neste espaço de discussão pública, também eu não posso deixar de concordar com as palavras de Pedro Marques Lopes, na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada desta Sexta-feira, na sua rubrica "BRASÃO ABENÇOADO", sob o título pertinente "ai tanta preocupação..." - e que foi difundida à saciedade no "dragão até à morte", e graças à paixão e ao fervor clubista do caríssimo dragão Vila Pouca.
para todos os nossos «gloriosos» detractores, o meu mais veemente silêncio - no sentido em que "falaremos" melhor lá para Maio. agora, não posso deixar de expressar o meu sentimento de confiança no Futuro, inclusive no mais imediato. e de vincar que "isto" (do Futebol) não é só como acaba; também é como começa. e que estou a gostar bastante dos indícios do que foi a planificação da presente temporada, «apenas e só» pelo que tem sido tornado público, i.e., veiculado na Comunicação Social.

entretanto, porque hoje «é Sexta-feira, yeah!», e para quem estiver interessado, na segunda parte desta "posta de pescada"®, deixo-te com a minha análise a (i) um artigo de opinião e a (ii) uma entrevista, «ambos os dois» "do melhor" que se publicou na edição impressa do pasquim editado pelo "belenenese" do sr. serpa, e que foram o mote para o seu (muito pertinente) título.
tal acontecerá já a seguir, a partir de um 'no pare, sigue, sigue' ali mais abaixo, logo depois do «gosto» do "faceboKas"®.

somos Porto!, car@go! 
«este é o nosso destino»:  


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




© pasquim do sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


i)


como referi ali atrás/em cima, vou principiar esta segunda parte pelo que de melhor se pôde ler no último artigo de opinião de um "jornalista" que Fernando Mendes, em "Jogo Sujo", descreve nos seguintes termos:
«Fui confrontado com a hipótese de rumar ao 5lb por duas figuras do jornalismo nacional e em especial da Imprensa desportiva: Leonor Pinhão, assumida lampiã(o), do pasquim da Travessa da queimada, e joão (nada) bonzinho, que também pertence ao mesmo jornal e que nunca fez questão de negar as suas cores clubistas. Foi-me dito que ambos tinham ligações muito próximas com a direcção do 5lb.»

eis a "pérola literária":


«


Já o disse "Jorge Jejum" que aquilo que está a acontecer ao 5lb é o preço do sucesso. O que diz o treinador encarnado pode ser, obviamente parte da razão. Os jogadores brilharam na última época, ganharam mais mercado, tornam-se mais desejados e ligam-se a clubes mais poderosos financeiramente. Tudo normal. Mas não é difícil compreender que a razão da sangria na Luz não será apenas essa.
[...]
Deu o 5lb resposta ao mercado e deu resposta às suas necessidades claras: fazer receita, baixar o tecto salarial e cuidar preventivamente o melhor que lhe fosse possível da dependente relação de uma entidade bancária que acaba de mostrar uma crise surpreendente.
A questão, para os lampiões, não está tanto em compreenderem essa realidade. Se ela for bem explicada, volto a repetir o que já aqui deixei escrito: julgo que os adeptos e sócios da agremiação de Carnide a entendem. A questão maior, nesta altura, é a de saberem se a coisa fica ou não fica por aqui.
[...]
Não sei como aceitarão Gáitan e Enzo a decisão do clube de os manter sob o contrato que ambos têm em vigor. Talvez Gáitan aceite melhor esse destino, pelo menos é o que tem mostrado nos jogos de pré-época, aos quais foi, na maioria das vezes, chamado a vestir a nova camisola 10 que lhe foi entregue.
Há, para todos os efeitos, no ar uma ideia - cada vez mais clara - de fragilidade financeira na agremiação de Carnide, que naturalmente legitima decisões realistas, sobretudo, de fazer diminuir bastante a chamada conta de exploração - o que se paga ao fim do mês -, e o 5lb estava a pagar, na última época, realmente muito ao fim do mês.

Não querer vir a enfrentar situações de salários em atraso - ou outras do género - só enobrece a gestão lampiã, e se é nesse sentido que o clube decide cortar nas despesas não será difícil explicá-lo aos lampiões e julgo que não será difícil a estes compreendê-lo. Mas é suposto ver um clube com a dimensão do 5lb fazer tudo isso com equilíbrio, porque tem uma imagem e uma História a defender, mais a expectativa e as emoções dos adeptos, mais os títulos conquistados em Maio.
Não se percebe, por exemplo, como foi o 5lb incapaz de chegar (como se sabe que queria) mais cedo ao jovem brasileiro Casemiro que o Real Madrid veio a emprestar ao FC Porto. Podemos especular com a eventual retaliação madrilena ao surpreendente negócio da venda por apenas seis milhões de euros aos russos do Zenit do argentino Ezequiel Garay, cujos direitos económicos estavam em 50 por cento na posse ainda do clube espanhol.
[...]
Mas se é verdade, como se especula em Espanha, que o Real Madrid se sentiu enganado no negócio Garay (alguém faz o favor de explicar como se vende um jogador como o defesa-central argentino por apenas seis milhões de euros?!...) não poderia o 5lb esperar que os madrilenos emprestassem Casemiro para a Luz. Para doer mais, o Real Madrid não apenas não o emprestou a5lb e como 5lb tanto queria (mesmo que isso seja agora desmentido) como ainda o emprestou ao FC Porto, como o FC Porto também tanto precisava depois da saída de Fernando.
[...]
Escrevi há uma semana que Jorge JeBus tem o que não têm muitos treinadores: tem estatuto, e o estatuto é muito importante no trabalho de um treinador. Mas não lhe faz a equipa.

»


ou seja: 

não basta «ter estatuto» para se ser vencedor; há que demonstrá-lo, inclusive nas atitudes. felizmente que, fora das nossas fronteiras políticas, há quem reconheça a devida competência, não só na promoção dos interesses desportivos dos jogadores, mas também na gestão eficiente dos seus direitos económicos. é, como se sabe, uma questão supremamente hegemónica...

ii)


recordas-te do que aconteceu nas últimas eleições para a presidência da Liga de Clubes? do "tal" golpe palaciano?
pois bem... um dos "artistas" que o promoveu e uma das suas principais figuras, qual «fiel escudeiro», resolveu colocar a "boca no trombone" e dar a conhecer ao públicozinho a sua versão dos acontecimentos - mormente da sua visão a propósito das deliberações constantes no último acórdão do Conselho de Justiça da FPF, as quais vieram decidir em seu prejuízo... mais uma vez, o pasquim editado pelo sr. serpa foi o veículo da propaganda dos "derrotados". nada de admirar, vindo de um órgão de comunicação que prima pela Isenção, Imparcialidade e Rectidão profissionais... aliás, não é de agora que o nosso querido líder se queixa desse pasquim; recordo-me, por exemplo, deste (imemorial) sketch, corria o ano (agora longínquo) de 1984, com uma referência bastante subliminar (como é seu timbre)...
adiante!

na "tal" entrevista, com uma manchete bombástica - "acórdão do Conselho de Justiça é uma grande encomenda!" -, o "jornalista" carlos rias foi o pé-de-microfone das seguintes afirmações:

«


[...]

há uma norma, destes últimos vinte anos: a de que quem aparece a combater o "sistema das trevas e da corrupção" é imediatamente fustigado e vai direitinho para a fogueira. o último foi ricardo costa, logo colocado em cima dos paus, para lhe pegarem fogo.
estou na senda. isso significa que as minhas decisões e a minha postura, estavam correctas e na direcção certas. é necessário limpar tudo isto e afastar, de vez, as "trevas". foi nesse sentido que fui decidindo, enquanto estive no meu cargo de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Liga.
eu vou continuar por cá e vou continuar no futebol, sem medo de ninguém.


[...]

o acórdão refere que indeferi liminarmente a proposta feita em pleno acto eleitoral e manda proceder disciplinarmente contra mim. isto é fantástico! em suma: as "trevas" vão voltar e esta é a minha primeira conclusão de tudo isto. 
a segunda conclusão é a de que sou do 5lb. e hei-de morrer a ser d5lb. mas sei que, enquanto Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Liga, não fiz nada para prejudicar outros clubes. lutarei sempre é contra as "trevas".
como as coisas caminham, 5lb vai ficar mais dez anos sem ganhar nada; ao spórtém vai acontecer o mesmo; a 5lbtv acaba e regressa o "império". e quem não quiser entrar no sistema e na roleta, quando puser o pé no "risco", vai imediatamente para o assador.
no futebol eu conheço-os a todos, um a um, e não admito sequer que me comparem ou misturem com indivíduos que são corruptos, condenados por corrupção e que andam a bater no peito, a apregoar a moralidade e a dizer mal de todos os outros que não navegam nessas "trevas". essa gente é muito perigosa!


[...]

fernando seara? não o conhecia, vi-o e ouvi-o na 5lbtv2, a defender, com unhas e dentes, o sr. Joaquim de Oliveira e a Olivedesportos, e sempre contra a centralização dos direitos televisivos na Liga. enquanto lampião, se um dia estiver a ver um jogo do Carnide e fernando seara estiver por perto, levanto-me e vou-me embora.
gosto muito de ir ao antro de Carnide, ver o 5lb, mas há coisas que me atiram ao ar. se ainda fosse jogador de futebol e se dentro das quatro linhas apanhasse essa gente pela frente, "arrancava-os pela raiz"! mas como já não é possível...


[...]

a diferença entre essas pessoas e a minha, é que eles falam por meias-palavras e eu digo logo as coisas na cara. eles são do tamanho um do outro [fernando seara e rui alves]. desafio-os a dizerem-no na hora! e que o digam logo para eu explicar o que sei. quem está desempregado é fernando seara, não sou eu, que tenho bom emprego felizmente! os clubes têm medo deles, mas eu não tenho!

»


considero que não haverá nada mais a acrescentar a este autêntico n-o-j-o.
as afirmações atrás reproduzidas, (também) para memória futura, "falam" por si.

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)