segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

do «gloriosamente» se branquear a 'verdade desportiva'...


© pasquim do sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


«


exmo senhor
"intestino" delgado,

o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto.
caso ainda não esteja recordado da minha pessoa, sou o "chato do gajo do blogue Tomo II"... exacto!, esse mesmo...

peço desculpa por o incomodar numa tarde solarenga deste mês de Dezembro, ainda por cima feriado nacional, mas "ele há coisas" que não podem esperar por um Amanhã, sequer por um "em breve".
pela presente mensagem, apresento-lhe uma pertinente reclamação, enquanto cliente regular do pasqui... "jornal" onde o sr. trabalha e amiúde escreve uns considerandos, na sua coluna de opinião "cartas na mesa".
esta refere-se ao seu escrito, sob o título "os meus, os teus e os nossos...", publicado na edição de hoje, 08 de Dezembro.

não lhe vou recordar o «fundamentalismo» que existe no seu texto, mormente o (i) não ter referido uma única linha, uma única palavra, ao autêntico atropelo à Verdade Desportiva deste campeonato que aconteceu no antro de Carnide, no passado Sábado, e a (ii) conveniente escolha de exemplos que sustentam a sua argumentação em defesa de uma clarificação dos empréstimos de jogadores - como foram os casos de Tozé e Jorge Costa, dois jogadores que envergaram o "manto sagrado" azul-e-branco.

também não lhe irei recordar que o sr., mais uma vez e porque se dirige para uma plêiade de «gloriosos» leitores do pasqui... "jornal" onde o sr. trabalha, confundiu "alhos com bugalhos", na esperança de sonegar o que os factos o desmentem. explico.
o sr., pela responsabilidade da profissão que exerce e mais do que ninguém, deveria saber que os jogadores dos quadros do CF 'Os Belenenses' Miguel Rosa e Deyverson não são jogadores emprestados pelo 5lb, antes que este detém direitos comerciais em posteriores vendas, pela SAD do Belém, dos seus direitos desportivos, num «campeonato que nos pedem para levar a sério», tantos são os casos de «gloriosa» trafulhice...
portanto e só por manifesta má-fé é que o sr. Delgado empregou aqueles exemplos acima, num cenário onde (in)tenta sonegar a Verdade, inclusive a Desportiva.

assim e mais uma vez, o que singelamente e sem «fundamentalismos» lhe pretendo transmitir é tão-somente o meu mais profundo desagrado pela forma desabrida, desenxabida, torpe, vil, canalha e muito pouco Ética, que o sr. amiúde se refere a essa instituição centenária que dá pelo nome de Futebol Clube do Porto, e largas vezes e por inerência, à pessoa do seu grande presidente, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa.
e, mais uma vez lhe recordo, que o «fundamentalismo» que o sr. apregoa existir no clube da InBicta reside exclusivamente em si. e sabe porquê? porque o sr. e muitos outros como o sr., detestam assistir às vitórias do Futebol Clube do Porto. e, acredite: o Futebol Clube do Porto continuará a vencer. pode não ser já hoje, mas estou certo de que o Futuro continuará a ser pintado em tons de azul-e-branco - e contra todo o seu/vosso «glorioso» «fundamentalismo» futebolístico.

por último, informo-o de que poderia ter cedido à (baixa) tentação de glosariamente gozar com o seu escatológico apelido, intercalando-o e relacionando-o com o «fundamentalismo» da sua visão acerca da presente reclamação. acontece porém que a Educação que recebi impediu-me de tal...


para finalizar e sem lhe querer retirar muito mais tempo, lanço-lhe uma rápida pergunta à qual, não nego, agradeceria uma resposta da sua parte:

pergunta)

não acha que é legítimo que os adeptos portistas que, tal como eu, compram o pasqui... "jornal" onde o sr. tão «gloriosamente» escreve e que também assistem às emissões do seu canal de televisão, voltados sobretudo para o público alvo da agremiação de Carnide (vulgo 5lb), considerem que quem trabalha para o 'pasquim da Travessa da Queimada' não são mais do que uns jornalistas vendidos aos clubes da Segunda Circular, sendo seus autênticos pés-de-microfone e que não passam de uns verdadeiros invertebrados, cujo Rigor, Ética e Deontologia a que estão obrigados, são diária, quotidia e «gloriosamente» ignorados?
(e por muito que o vosso Editor Chefe, joão (nada) bonzinho tenha escrito que «os jornalistas desta casa não estão (e nunca estarão) ao serviço de empresários, dirigentes ou directores de clubes; tentam alguns dirigentes, directores de clube ou empresários, servir-se dos jornalistas? têm os dias contados» - "esquecendo-se", por exemplo, do que afirmou o ex-futebolista Fernando Mendes, no seu livro "Jogo Sujo", e que, à data, ainda não foi desmentido nas instâncias próprias, ie, nos tribunais.)


há-de convir que é uma pergunta pertinente e que se foca sobretudo no devido contraditório de matérias que o vosso pasqui... "jornal" edita diariamente e que têm sido abordadas de uma forma (digamos assim) muito "enviesada", ignorando aquelas premissas deontológicas, referidas anteriormente. 
também terá que concordar que a sua resposta a estas questões permitirão elucidar os leitores afectos ao Futebol Clube do Porto no que concerne ao tratamento jornalístico dado ao quotidiano do clube e que esse pasqui... "jornal" insiste que «não é diferenciado».


despeço-me, apresentando os meus melhores cumprimentos e reescrevendo a minha ideia final, patente em mensagens anteriores, por ser algo em que acredito:

« 
sei que "isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto «são 'peaners'»...  
mas, também compreenderá que não poderia ficar calado com (mais) esta incongruência do foro do tratamento jornalístico que o pasqui... "jornal" em causa "brinda" os leitores afectos ao FC Porto diariamente... 
»


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»! 


o administrador do Tomo II
Miguel Lima

»



4 comentários:

  1. Miguel :

    ..."«os jornalistas desta casa não estão (e nunca estarão) ao serviço de empresários, dirigentes ou directores de clubes; tentam alguns dirigentes, directores de clube ou empresários, servir-se dos jornalistas? têm os dias contados»"...


    Deixa-me rir ...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Grandes mails caro Miguel.

    És o maior pá!

    Abraço azul e branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar


  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que ganhavamos todos se fosse o nosso Clube do coração a responder, de forma oficial e como nos habituou num Passado ido e de boa memória, a quem tanto nos quer "bem".

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. O jornaLIXO desportivo que se vê versus o desporto por um Jornal Generalista:

    http://observador.pt/2014/12/08/tudo-isto-para-que/

    Ainda que apresentando um lapso na situação contratual do Tó Zé, em que penso existir uma partilha de passe e não um empréstimo, dá para ver bem a diferença!!!

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons