quinta-feira, 16 de outubro de 2014

dragão de ouro: José Lima



© google


caríssima(o),

cruzámo-nos no anfiteatro José Maria Pedroto, aquando do "I Encontro da Bluegosfera", estando sentados na mesma fila e distando poucos centímetros, mas não trocámos palavras, sequer impressões. 
só viríamos a ser formal e oficialmente apresentados no "II Encontro da Bluegosfera", em Espinho, um ano depois.
porém, a amizade, a estima e a consideração, são como se afirma na publicidade ao famigerado brandy Constantino: «já vêm de longe»; portanto muito antes daqueles encontros.

os seus escritos já são uma referência ness"maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, no extremamente azul "mística azul-e-branca". pelo menos, para mim são. e sobretudo por serem tão assertivamente certeiros, mormente nas questões contabilísticas dos números enviesados dos 'Relatórios&Contas' que não só do nosso clube do coração, sempre com uma pitadinha de (bom) humor, por forma a que os mesmos não sejam tão maçudos (os escritos, bem entendido).

assim sendo e sem mais delongas, na rubrica "binte perguntas a..." - os "dragões de ouro" deste espaço de discussão pública - o ilustre convidado deste mês de Outubro é o caríssimo José Lima, de seu nome de baptismo, e a quem, desde já, agradeço a boa-vontade, a simpatia, a generosidade e a cordialidade em ter aceite o conBite.
e esta é a minha singela forma de lhe agradecer toda a lealdade por continuar a ser um dos seus leitores mais regulares.
tudo para desvendar logo a seguir ao «gosto» do "faceboKas, em «'no pare, sigue, sigue'» ;)


somos Porto!, car@go! 
«este é o nosso destino»:  


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



© fotos da curva | Tomo II



binte perguntas a… Lima. José Lima


I. dados biográficos (gerais)
nome: José Lima
data de nascimento (mês, ano): Dezembro de 1938

signo do Zoodíaco: sagitário

naturalidade (Freguesia, Concelho, Distrito)
Santo Ildefonso (Porto | Porto)

residência (Freguesia, Concelho, Distrito):
Bomfim (Porto)
área de actividade profissional:
Contabilidade
estado civil: [não referiu]
nr. de rebentos: um 


II. entrevista


1. ainda se lembra da primeira vez que entrou num estádio de futebol? e, já agora: qual foi o estádio, quando foi (basta o ano), que equipas jogaram e qual o resultado final?
Estádio é como quem diz: um campo, pelado e tudo. Naturalmente que foi o da Constituição, por volta dos anos 50.
Nessa altura, gostava de assistir aos treinos. O meu ídolo era o Barrigana! Teria aí uns 10 anos, acabara a Quarta Classe e fui estudar para a Escola Comercial Raúl Dória, onde hoje está o Jornal de Notícias. Sempre que podia faltava para ver os treinos. O nosso treinador era o Scopelli - argentino, já se vê. Privilegiava a posse de bola (onde é que eu já ouvi isto?) e jogávamos em "WM". Na baliza lá estava o "Mãos de Ferro", que jogava sempre de boné. Os defesas eram 3 e chegavam para as encomendas: à direita Virgílio, à esquerda Carvalho e o “central” Alfredo. Mais à frente dois médios e 2 interiores recuados. Na frente, junto às laterais, os “pontas” e lá no meio o “avançado centro”. Títulos: um redondo zero!


2. qual a primeira recordação – a mais imediata – de “estar”, de “sentir o pulsar da turbe” nsaudoso Estádio das Antas? justifique a resposta.
O campo da Constituição começava a ficar pequeno; começou a pensar-se em mudar para outras paragens. Dou aqui um grande salto até 28 de Maio de 1952, dia da inauguração do Estádio das Antas. Tinha 13 anos, fiquei com o meu Pai junto à 'maratona' e recordo esse dia como se fosse hoje: levámos 2-8 "da instituição", vulgo o clube da treta!


3. uma pergunta que se impõe (e que será quase recorrente nesta rubrica):
concordou com a demolição do Estádio das Antas? porquê?
Sim, claro! As estruturas já começavam a dar de si. Andávamos nas competições europeias e era necessário um estádio com as características e normas então adoptadas pela UEFA. E ficou bem melhor do que a encomenda!


4. à data [Outubro de 2014], qual foi o melhor desafio de futebol que assistiu “ao vivo e a cores” e que nunca esquecerá? porquê?
[não contam para esta estatística as partidas televisionadas, ok?]
Vou "atrasar" um pouco a resposta. É que o jogo que me deu a maior alegria foi o Torreense vs. FC Porto, em 1958, no célebre campeonato Calabote.
Recordo que fui com o nosso presidente à época, Dr. Paulo Pombo, e como não podia deixar de ser também lá estava o senhor Pinto da Costa. O final do jogo foi um pesadelo com a roubalheira que se estava a passar em Lisboa, no 5lb vs. CUF. Já naquela altura os árbitros eram todos do sistema. Não o sistema de que se fala hoje mas um sistema que “dava de mão beijada” e alternadamente, os triunfos aos dois clubes do regime.
O outro jogo que nunca mais me sairá da memória é o célebre 5-0, com que brindámos o clube da treta em pleno Estádio do Dragão...


5. é um adepto indefectível e dos “quatro costados”, com igual número de anos de portismo aos de anos de vida de algumas das visitas a este espaço de discussão pública.

assim, o que lhe pergunto é se será capaz de descrever, por palavras, o que sentiu durante um autêntico jejum de títulos e que durou tão-somente dezanove anos?
é capaz de explicar à “malta mais nova” como se consegue atravessar tal enorme “deserto”?
pode exemplificar com situações concretas, se assim o entender. e já sabe que “está à vontade”, pois que os “testamentos” são a imagem de marca deste espaço de discussão.
Os meus amigos nem fazem ideia do que nós passámos!” Era com esta frase que eu descrevia, no extinto blogue "Futebolar" o meu sentimento. Foi mesmo muito tempo. Roubalheiras, traições, trocas de presidentes, mudanças de treinador e jogadores... Tudo contra nós e “nós contra o Mundo”.


6. é comummente aceite pelos nossos adversários que o FC Porto desse tempo “é que era um grande clube” – muito provavelmente porque não os incomodava, afirmo no alto da minha (in)experiência de só por cá andar desde Outubro de 1975.

agora, os tempos são outros, sobretudo pela chegada de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa ao comando dos destinos de um Amor que nos é comum. agora, somos os “maus da fita”, um dos «rostos do ‘sistema’», como já o afirmaram e repetem ‘ad nauseam’.
depois deste enorme intróito, pode fazer o favor de recordar a essa mesma “malta mais nova” como era o FC Porto antes do nosso grande presidente? Que diferenças significativas encontra dos tempos “a preto e branco” para esta era total e integralmente “a cores?
Ah pois é! Enquanto não ganhávamos nada eramos uns porreiraços. Um dia o senhor Pinto da Costa acordou mal disposto, arregaçou as mangas, foi buscar o Pedrotinho, e acabou-lhes com a festa!
Eu, durante os "tais" 19 anos de "travessia do deserto", fiz parte do “Tribunal”; quando a coisa não corria bem, rasgávamos os cartões! Felizmente que eram de papel, pelo que, na semana seguinte, lá estávamos, na antiga Sede do Município, a requisitar outro!
A malta de agora (a quem eu chamo “portistas novos”) não conheceram esta fase. Acham que o talão da quota ou o 'Dragon Seat' lhes dá o direito de exigir vitórias consecutivas, ano após ano. E o fenómeno já se estendeu aos “portistas velhos” e aos portistas “assim-assim”. Estão muito mal habituados. Quando não tiverem que fazer vejam as estatísticas dos últimos 30 anos!
A diferença mais significativa é que o senhor Pinto da Costa, ao contrário, por exemplo, dos presidentes dos dois "circos" da Segunda Circular, percebe (muito) de futebol! 


7. também no decurso das perguntas anteriores e no seu entendimento, considera que a «mística» do nosso clube do coração ainda existe ou, pelo contrário, está a ser substituída subtilmente pelas “pipocas”? e o que é para si «ser Porto»?
desenvolva a sua resposta, por favor. os “testamentos” são a imagem de marca deste espaço de discussão :D
Mística...
Miguel, "aquela" Mística acabou! Dantes, a malta era modesta, orgulhosa e sofredora. Os jogadores eram ídolos. Hoje se falham uma grande penalidade são mercenários. No campo jogava-se à bola. Hoje celebram-se casamentos e há concertos Rock. Os sócios actuais são “uns senhores”: pavoneiam-se pelos corredores dos camarotes, mandam umas lavercas nos pasquins diários, enchem os blogues de insultos e fazem tristes figuras nos programas desportivos. Só aparecem à tona por alturas de Maio, quando festejámos algum título. Exemplo flagrante: Miguel Sousa Tavares...


8. no seguimento da questão anterior, uma outra impõe-se e mesmo que seja recorrente nesta rubrica, pela sua pertinência.
tendo em consideração os climas eleitorais nos clubes (ditos) "grandes" lá para os lados da Segunda Circular, e tendo presente todas as “peripécias” em torno das últimas eleições presidenciais para o spórtém e para o 5lb, pergunto:
teme que o mesmo possa acontecer quando Pinto da Costa abdicar de concorrer à presidência do nosso clube? porquê? sustente a sua resposta com três razões/factores principais.
Sim e não. Como diria o nosso Oliveira: “tudo muda se a bolinha entrar”. Ou seja, depende como estiverem as modas. Quer um exemplo? Veja o que se passou na Assembleia-Geral de há dias! Antes, confusão geral, toque a reunir; depois, tudo se resolveu.
Já agora e se não se importa, quero aproveitar para enviar um forte abraço ao José Correia, do blogue "Reflexão Portista", pela clarividência e profissionalismo verdadeiramente jornalístico com que abordou o tema. Os alertas que dirigiu e os ecos que obteve, são a prova provada de que ainda há “verdadeiros portistas”...


9. e concorda com a actual política de Comunicação do FC Porto para com o associado e/ou comum adepto e/ou simpatizante?
O FC Porto tem “política de comunicação para dentro”?! Não sabia… Mas acho que deveria ter. Aliás, por que raio é que os adeptos e simpatizantes têm que ler os pasquins lisbonários para saber o que se passa por cá?!


10. e concorda com a actual política de Comunicação do FC Porto (sobretudo para o “exterior”) – nomeadamente com a aquisição do Porto Canal? porquê? e o que mudaria (a haver mudanças, na sua opinião)?
Idem aspas como na pergunta anterior. Se já comprámos o Porto Canal, para mim é uma novidade...
Penso que temos “uma espécie de protocolo”, com uma hora diária na operadora que versa assuntos do Clube. Se vamos concretizar a propriedade plena do canal, poderá ser interessante. Tudo depende do conteúdo que se pretenda dar à programação. Naturalmente nada que se pareça com as baboseiras que perpassam nos canais dos dois circos da Capital.
As últimas informações disponíveis indicavam que “decorrem negociações” e a via a seguir pelo nosso presidente será dar à operadora um cariz regional, com informações do Norte do país, onde se insira um espaço do seu maior embaixador - naturalmente o FC Porto.


11. no seguimento destas duas últimas perguntas, concorda que a Direcção do clube deveria (também) dar mais visibilidade a este “mundo” (nada) silencioso e/ou oculto e/ou menos visível e/ou pouco mediático, que é a “Bluegosfera”? em que sentido(s)?
refira (um máximo de) três exemplos (práticos, exequíveis, exemplares), por favor.
Sim, claro!A Direcção não pode ficar parada no tempo. Os media são um poder na comunicação de hoje. Deveríamos ter um blogue do próprio Clube já que o site deixa muito a desejar. Se não souberem como se faz, os blogues da "bluegosfera" poderão colaborar.
O apoio às modalidades que (ainda) se praticam no Clube é fundamental para a sua sobrevivência. Sabe quantas modalidades o nosso clube tinha nos anos 60? Nem vou dizer porque é uma vergonha terem acabado.


12. e tivesses poder na estrutura do nosso clube do coração, o que farias para internacionalizar (ainda mais) a marca “Futebol Clube do Porto”?
refere (um máximo de) três exemplos (práticos, exequíveis, exemplares) e em que os três b’s se apliquem (bom, barato e bantajoso), por favor...
Com a eleição do Dr. Rui Moreira tudo parecia fácil. Abandonado o sistema persecutório do anterior presidente e retomadas as relações (normais) entre a autarquia e o maior representante da cidade poderiam ajudar a um desenvolvimento com as entidades que apoiam o Turismo, a melhor forma de internacionalizar a marca Porto. Infelizmente por alguns zuns-zuns que nos chegam o Dr. Rui Moreira anda preocupado com outros assuntos e tem-se afastado da vida do clube. O seu mentor eleitoral Dr. Rui Rio deve ter-lhe puxado as orelhas. Resta-nos o homem dos barcos para trazer os Turistas até ao Dragão...


13. olhemos para o actual “estado de graça” e sobre o quotidiano do nosso clube do “coraçom”, e tendo presente as suas expectativas para a presente época 2014/2015 (que são as de qualquer portista dos "quatro costados" que se preze):
como avalia a qualidade do nosso plantel principal de futebol? por exemplo, considera que existem lacunas? quais são elas (a existir)? e quais são as suas principais virtudes? quem é a estrela mais cintilante? há espaço para se integrarem elementos da nossa equipa B?
justifique as suas respostas.
«Estado de graça»?! Importa-se de repetir?! Então os sócios, ao terceiro passe falhado, assobiam o jogador; às queixas do treinador sobre os gatunos da arbitragem criticam-lhe o discurso; e sobre o nosso presidente dizem que comprou os jogadores espanhóis “para agradar à Sacyr Vallehermoso” e o meu amigo chama-lhe «estado de graça»?! De desgraça, digo eu…
O plantel parece-me interessante, e quanto ao treinador gosto do discurso. Simplesmente acho que ficou um pouco abananado (esta não é piada para "o banana") com as dificuldades que está a encontrar, sobretudo com os cãezitos amestrados do senhor Vítor Pereira.
Estrelas cintilantes ainda não há. Há uma que parece “decadente”. Custa-me engolir o que se passa com Quaresma. Continuo sem perceber o que querem aproveitar da equipa “B”. Ao menos arranjem por lá um! Acho que não é pedir muito, mas de boas intenções está o Inferno cheio...


14. e quais são as suas reais expectativas para o que “resta” da presente temporada?
As expectativas são razoáveis, dentro do possível...


15. em vésperas de apresentação do ‘Relatório&Contas Consolidado’ da SAD portista, o que se lhe apraz dissertar sobre o estado financeiro consolidado do Clube? pode fazê-lo expondo dados comparativos com as agremiações da Segunda Circular.
(e parto do princípio que o sr. sabe ao que me refiro… :D )
Já escrevi por aí que as nossas contas para a época que terminou vão ser muito más. Talvez ainda piores do que no último ano. Por isso, o nosso presidente, preparando-se para uma investida da UEFA precaveu-se com as trocas de participações sociais entre a SAD e o Clube. Foi mesmo um golpe de mestre!
Sobre as contas da Segunda Circular, nem a brincar se deve falar delas. Uma catástrofe completa! Só agradam ao aldrabão do "Dia Seguinte" para continuar a enganar os sócios. Quando derem por ela, já poderá ser tarde...


16. por uns breves momentos, imagine-se na presidência de um organismo com responsabilidade na tutela do nosso comezinho futebol: a Liga Portuguesa de Futebol (muito pouco) Profissional.
o que lhe pergunto é:
i) como teria deliberado no caso da «gloriosa» cobertura esvoaçante do ninho da águia/ex-estádio da lucy/salão de festas/cesta do pão/antro da agremiação de Carnide? no seu entendimento, teria havido jogo 48h depois do espectáculo dos flocos de «lã de rocha»?
Com o "galinheiro" a desfazer-se suspendia o encontro, e ficava a aguardar que a agremiação fizesse as necessárias reparações. Só após uma vistoria rigorosa, aprovava o recinto para as competições...

ii) como teria deliberado neste grande imbróglio das eleições para a Liga (muito pouco) Profissional de Futebol Português?
Como responsável hierárquico (leia-se: se fosse a FPF) denunciava o protocolo existente, pedia ou senhor Figueiredo que se demitisse, e anunciava uma auditoria. Se o homem continuasse agarrado como uma lapa movia-lhe um processo por gestão danosa e solicitava a intervenção do Secretário de Estado de Desporto, o fantasma/voador Emídio Guerreiro. Afinal a FPF manda no futebol “por delegação do Governo”...

iii) como encararia as reuniões em prol da «credibilização» do futebol luso, promovidas pelo actual visconde desse reino falido e muito distante, lá para os lados de Alvaláxia, e que não decorrem no local próprio (como são as Assembleias-gerias da LPFP?
Cada clube tem o presidente que merece. Depois dos outros incompetentes: José Roquette (com 2 tt); Dias da Cunha; Santana Lopes; Soares Franco; Eduardo Bettencourt (com 2 tt) e Godinho Lopes só faltava mesmo este para enterrar definitivamente o Clube.
Sabe Miguel?, Ando a ler um romance muito melhor do que o "Equador": trata-se do "Relatório&Contas" dos calimeros ao qual, ainda hoje, o Prof. António Samagaio se referiu. A SAD dos calimeros tem um Passivo de 442,7M€. Ora como o spórtém tem 90% da SAD… para saber como está a agremiação do Lumiar “é só fazer as contas”, como dizia o outro!

iv) o que faria para impulsionar o jogador luso nos plantéis principais das equipas que disputam os campeonatos tutelados pela LPFP, e sem que os “putos” oriundos dos escalões de formação tenham que «nascer dez vezes»?
Bom! Esta é a mais difícil até agora. Não se podem fazer jogadores “por decreto”. A política deve ser continuar o trabalho de formação que estamos a desenvolver, sabe Deus a que custo! Incluo neste raciocínio o projecto das "Escolas Dragon Force". Se entre mil atletas aproveitarmos 2 ou 3 já não será nada mau.

v) o que faria para promover o futebol luso a nível interno?
(pode abordar as questões da qualidade dos espectáculos, do preço dos bilhetes, da comodidade dos estádios, das condições gerais destes últimos, dos horários das partidas, das transmissões televisivas)?
Bilhetes: de borla.
Publicidade aos jogos: muita.
Divulgação: aí está um trabalho para o Porto Canal.


17. qual a sua opinião sobre o actual estado de alma do nosso clube em relação às modalidades (ditas) “amadoras” e em que está envolvido?
em concreto, o que lhe pergunto é se o trabalho desenvolvido terá Futuro, se está no bom caminho, se dará frutos, se os projectos têm solidez (a todos os níveis), ou se poderá haver outros exemplos com o que aconteceu à suspensão» do basquetebol sénior?
já sabe que está "à vontade" para desenvolver a sua resposta :D
“Estar à vontade” estou. Infelizmente parece ser um sinal dos tempos. O fim, quero crer que provisório, do basquetebol profissional foi, talvez, o maior desgosto dos portistas.
Sou do tempo das amadoras que não eram bem “amadoras”. O nosso Estádio das Antas tinha pistas de Atletismo e de Ciclismo, entretanto desmontadas para um melhor aproveitamento dos lugares, aquando do rebaixamento do recinto. Recordo-me, por exemplo, do Ciclismo onde tivemos enormes atletas: Dias dos Santos, Fernando Moreira, Onofre Tavares, Joaquim Leão, Manuel Zeferino e tantos outros. Como não havia ainda televisão ouvia-mos os relatos da rádio e corria-mos para a antiga sede do Jornal de Noticias na Av. dos Aliados onde diligentes jornalistas escreviam à mão rolos e rolos de papel que afixavam em placards no exterior...


18. esta pergunta é recorrente nesta rubrica.
das seguintes opções, descreva o seu sentimento mais profundo (se possível) após uma derrota do seu clube do coração:
[só pode ser uma opção. selecciona-a a negrito, por favor]
a. – não durmo direito nessa noite
b. – que ninguém me fale durante as próximas vinte e quatro horas, pelo menos
c. – apetece-me mandar tudo para um sítio (ou dois) que eu cá sei
d. – extravaso o meu sentimento, não só nos meus locais de referência nesse “maravilhoso mundo que é a bluegosfera”®
e. – para lá de mandar tudo para mais dois ou três sítios que eu cá sei e de que me lembrei agora, envio e-mails para tudo que é pasquim a dar conta da minha indignação e/ou revolta interior

19. à data [Outubro de 2014]e na sua opinião, qual o melhor onze de jogadores que envergaram a camisola do FC Porto e qual o melhor banco (22 jogadores no total, portanto), que já viu jogar, «ao vivo e a cores», e qual o melhor treinador que passou pelo clube?
[
pode “seleccionar” jogadores nacionais e/ou internacionais]

onze titular [4-3-3]:

Vítor Baía;  João Pinto, Ricardo CarvalhoAloísioBranco; André, DecoRabah Madjer; HulkFernando Gomes e Futre. 
suplentes: 
Mlynarczyc; Virgílio, Fernando Couto, Celso, Carvalho; Pavão, Carlos Duarte, PedrotoHernâniDrulovic e Mário Jardel 
melhor treinador:

José Mourinho 


20. enquanto visitante regular do TOMO II, faço-lhe duas sub-perguntas:
i) como teve contacto com este espaço, i.e., como me encontrou?
ii) peço-te o favor de indicares um aspecto positivo deste espaço e um aspecto (ou mais do que um) que gostasses de ver corrigido. 

i)
Tive conhecimento do Tomo II aquando do "I Encontro da Bluegosfera", realizado no Auditório do Dragão.
ii)
Positivo: a irreverência e a inovação gráfica.
A corrigir: mas quem sou eu para dar lições a um excelente autor?!


21. não há. chegamos ao FIM! :D
MUITO OBRIGADO! pela sua colaboração. 
espero que a entrevista tenha sido do seu agrado! :D
Não tem nada que agradecer. Tentei resumir as respostas ao máximo para não massacrar os leitores. Abr@ço!



2 comentários:

  1. Caríssimo Miguel!

    Que enorme entrevista em Portismo! Adorei! Parabéns aos Limas!

    Uma grande lição ao que é ser Portista!

    Gostei especialmente da referência às Pereirettes (com 2 tt) e ao não - estado de graça!

    Abração!

    ResponderEliminar


  2. @ Jorge

    em nome dos Limas, mas sobretudo do entrevistado, o meu sentido obrigado! :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons