quarta-feira, 15 de outubro de 2014

das vantagens sobre se contar a estória toda...


© google


«


exmo senhor
andré (da) pipa (da água choca),

o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto.
caso ainda não esteja recordado da minha pessoa, sou o "chato do gajo do blogue Tomo II"... exacto!, esse mesmo...

peço desculpa por o incomodar num dia chuvoso como o de hoje, mas ele há coisas que não podem esperar por um Amanhã, sequer por um "em breve".

pela presente mensagem, apresento-lhe uma pertinente reclamação, enquanto cliente regular do pasqui... "jornal" onde o sr. trabalha e amiúde escreve uns considerandos, mormente na sua coluna de opinião "visão global".
esta refere-se ao seu último escrito, sob o título "FCP vs SCP: schiu! deixem-nos falar" (aqui), publicado na edição da presente Terça-feira.

não lhe vou recordar o que o sr. nele invoca, sequer a forma como conta as estórias à sua maneira (enviesada, diga-se).

o que singelamente e sem «fundamentalismos» lhe pretendo transmitir, é tão-somente o meu mais profundo desagrado pela forma desabrida, desenxabida, torpe, vil, canalha, muito pouco Ética e nada profissional, acerca do início das estórias que o sr. naquele escrito invoca, denegrindo essa instituição centenária que dá pelo nome de Futebol Clube do Porto e, por inerência, a pessoa do seu grande presidente, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa.

de facto, se o sr. fosse o profissional de jornalismo que se esperava que fosse, certamente teria feito um bom trabalho de casa antes de escrever o que bem lhe apeteceu e na forma que melhor lhe conveio, por forma a conseguir vender muito papel de jornal. 
e, dessa forma, saberia que "tudo" começou a 25 de Maio de 2013, com as declarações irónicas do burro do Carv@lho acerca da venda dos direitos desportivos de João Moutinho, englobados no negócio de James Rodríguez para o AS Mónaco, quando afirmou:
« Tivemos o azar de o presidente Pinto da Costa não estar a conseguir fazer os negócios que tem feito. Ele sempre disse que os jogadores eram vendidos pela cláusula e sabemos que a [transferência] do João Moutinho era de 40 milhões. Infelizmente não foi assim, foi por 25 milhões... Às vezes as pessoas não vão tendo as mesmas capacidades e as mesmas competências... »

nesse mesmo dia, o nosso grande presidente ripostou:
« Acho que o spórtém deve estar muito satisfeito com o valor que conseguimos vender o Moutinho porque venderam-no por 11 milhões de euros, consideraram-no uma «maçã podre» e, ao fim de dois anos, nós conseguimos que essa mesma «maçã podre» em vez de ser comprada por 11 milhões, antes por 25 milhões de euros. O spórtém deve dar graças a Deus de nós termos conseguido fazer este negócio. »

estas declarações tiveram o seu zénite exponencial de autêntica badalhoquice quando mesmo burro do Carv@lho afirmou (certamente para «glorioso» gáudio do sr Pipa), a 26 de Maio de 2013:
« spórtém não é dado a frutas. Não somos bananas e estamos atentos. Há quem pense que o negócio se traduz em deslealdade e falta de respeito. O negócio acho que foi de uma falta de competência, pois acredito que as pessoas em causa são honestas. »


só depois é que aconteceu o que aconteceu na partida de andebol, a contar para a final da Taça de Portugal, em Tavira, a 02 de Junho de 2013 e quando Adelino Caldeira recusou-se apertar a mão ao mesmo burro do Carv@lho por causa... das declarações atrás proferidas e bastante ofensivas para idoneidade de todos os envolvidos.
"isto", sr. Pipa, é que tem desencadeado todo este clima de autêntica guerrilha comunicacional, sempre, mas sempre, "promovido" pelo actual (ir)responsável dirigente do clube de Alvalade. e "isto" é o que o sr. conscientemente se recusou a escrever, pelo motivo atrás por mim invocado: vender papel de jornal sem olhar a meios e a fins para o alcançar.


para finalizar e sem lhe querer retirar muito mais tempo, lanço-lhe uma rápida pergunta à qual, não nego, agradeceria uma resposta da sua parte:

pergunta)

não acha que é legítimo que os adeptos portistas que, tal como eu, compram o pasqui... "jornal" onde o sr. tão «gloriosamente» escreve e que também assistem às emissões do seu canal de televisão, voltados sobretudo para o público alvo da agremiação de Carnide (vulgo 5lb), considerem que quem trabalha para o 'pasquim da Travessa da Queimada' não são mais do que uns jornalistas vendidos aos clubes da Segunda Circular, sendo seus autênticos pés-de-microfone e que não passam de uns verdadeiros invertebrados, cujo Rigor, Ética e Deontologia a que estão obrigados, são diária, quotidia e «gloriosamente» ignorados?
(e por muito que o vosso Editor Chefe, joão (nada) bonzinho tenha escrito que «os jornalistas desta casa não estão (e nunca estarão) ao serviço de empresários, dirigentes ou directores de clubes; tentam alguns dirigentes, directores de clube ou empresários, servir-se dos jornalistas? têm os dias contados» - "esquecendo-se", por exemplo, do que afirmou o ex-futebolista Fernando Mendes, no seu livro "Jogo Sujo", e que, à data, ainda não foi desmentido nas instâncias próprias, ie, nos tribunais.)


há-de convir que é uma pergunta pertinente e que se foca sobretudo no devido contraditório de matérias que o vosso pasqui... "jornal" edita diariamente e que têm sido abordadas de uma forma (digamos assim) muito "enviesada", ignorando aquelas premissas deontológicas, referidas anteriormente. 
também terá que concordar que a sua resposta a estas questões permitirão elucidar os leitores afectos ao Futebol Clube do Porto no que concerne ao tratamento jornalístico dado ao quotidiano do clube e que esse pasqui... "jornal" insiste que «não é diferenciado».


despeço-me, apresentando os meus melhores cumprimentos e reescrevendo a minha ideia final, patente em mensagens anteriores, por ser algo em que acredito:

« 

sei que "isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto «são 'peaners'»...  
mas, também compreenderá que não poderia ficar calado com (mais) esta incongruência do foro do tratamento jornalístico que o pasqui... "jornal" em causa "brinda" os leitores afectos ao FC Porto diariamente... 

»



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»! 


o administrador do Tomo II
Miguel Lima

»




2 comentários:

  1. E dás-te ao trabalho de escrever a esse badalhoco com cara de javali. Louvo-te a paciência, mas eu não teria estômago...

    ResponderEliminar

  2. caríssimo,

    há que desmascarar as inverdades que os "pipas" desta Vida (in)tentam passar (sobretudo) para a carneirada das agremiações da Segunda Circular.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons