sexta-feira, 2 de maio de 2014

de um escrito nada Bonzinho


© google | Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)


«


exmo senhor
joão (nada) bonzinho
("jornalista" de o pasquim da Travessa da Queimada)

o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto

na defesa intransigente dos interesses do meu clube do coração desde que me conheço (pertenço à colheita de 1975...), sou administrador de um blogue afecto a tal causa, desde Julho de 2008, o qual já vai na sua segunda edição e possui um razoável número de visitas diárias (cerca de meio milhar por dia). 
é um número que em nada se compara, por exemplo, a outros sítios de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera, ou até à página 'on line' do seu "jornal", mas que me deixam muito orgulhoso. 

venho, por este meio e pela primeira vez, enviar-lhe um e-mail, o qual não será redigido "a medo" e sem procurar ter cuidado com as palavras - o que não significa ser deselegante e/ou mal-criado (pois não foi essa a educação que recebi dos meus progenitores). 
reportar-me-ei ao seu artigo de opinião de hoje, Sexta-feira, dia 02 de Maio, publicado na edição impressa do pasquim em causa, sob o título "heróis!".

desde já, aceite os meus sinceros "parabéns!" pela façanha que o seu clube do coração conseguiu, ontem, em Turim, ante a 'Vecchia Signora' "de" Michel Platini - esse malvado presidente da UEFA que quase vos sonegava o Enzo Pérez, ele que tão adorado foi por vós (inclusive na redacção do vosso pasquim), no Verão de 2008. de facto, não deixa de ser irónico... adiante.

acerca do escrito em causa, redigido tendo em consideração que o sr. certamente se encontra a vivenciar uma época de sonho, depois de uma época de pesadelo e inebriado pelos actos heróicos do seu 5lb desde há (pelo menos) um mês, o sr. afirma:

«[...] Nos últimos dez anos, muito poucas equipas conseguiram, nas competições europeias, finais consecutivas. Como o 5lb agora, apenas Sevilha (em 2006/2007), na Liga Europa e Manchester United (em 2008 e 2009) e Bayern München (em 2012 e 2013), na Liga dos Campeões, estiveram em finais consecutivas - o que ilustra bem a dimensão do que acaba de fazer a equipa portuguesa


peço desculpa, mas há uma incorrecção nos dados que o sr. apresenta na narrativa em análise, a qual peca por defeito. explico.
o sr. já poderá não estar recordado, mas muitos portistas como eu farão o favor de o lembrar que o FC Porto, em 2002/2003 (para a Taça UEFA) e em 2003/2004 (para a Champions), esteve presente em duas «finais consecutivas», nas «competições europeias» - logo, no intervalo temporal que o sr. definiu («últimos dez anos»).

eu sei que é um facto chato e aborrecido de recordar, no sentido em que contrapõe o "peso" da façanha «heróica» que o seu clube acaba de conquistar. mas, convenhamos que sonegar a Realidade não abona, em nada, a um órgão de comunicação como o pasquim da Travessa da Queimada - que outrora ostentava o pomposo cognome "a Bíblia do Desporto", mas o qual paulatinamente tem vindo a perdê-lo. provavelmente por erros (grosseiros?) de sonegação dos factos, como o atrás descrito, afirmo eu...

portanto e assim termino, pela presente mensagem, para lá de manifestar-lhe o meu mais veemente repúdio pelo que não afirma com a isenção e o rigor jornalísticos que se impõem sempre e em cada artigo de opinião que escreve, confesso-lhe que (e se não ocorrer antes) ficarei à espera da devida rectificação, por parte do sr. bonzinho, no seu artigo de opinião a publicar na próxima Sexta-feira.

sem outro assunto de momento, despeço-me apresentando os meus cumprimentos.

o administrador do Tomo II
Miguel Lima

»


caríssima(o),

para quem tiver interesse e ainda a propósito da edição impressa desta Sexta-feira, dia 02 de Maio, seguem-se mais alguns considerandos, já a seguir [pleonasmo propositado].
portanto, tal acontecerá na segunda parte desta nada telegráfica "posta de pescadalogo depois do «gosto» do "faceboKas"®, a partir de um 'no pare, sigue, sigue' ali mais abaixo.


"disse!"





© google | Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

como (ainda) é Sexta-feira. e, nas edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada, é dia de BRASÃO ABENÇOADO, da autoria de Pedro Marques Lopes. o de hoje, sob o título "viva o futebol com 'cojones'!" (aqui), merece leitura atenta, sobretudo a parte "alguns desabafos".

das notícias sobre o quotidiano azul-e-branco, destaco (i) a que refere que Aly Ghazal - o "tal" jogador egípcio que inclusive motivou um recente comunicado do FC Porto - está a ser «negociado em Itália, para o Parma»(ii) a crónica de jorge santos carvalho ao encontro de juniores A que nos opôs ao spórtém e sobretudo (iii) a "notícia" de edite dias, em vésperas de um clássico de andebol frente... ao spórtém e que tem como título «Pedro Spínola no spórtém». sobre esta última, o visado já reagiu e de forma oficial:

«


Gostaria de esclarecer que a notícia publicada hoje, no jornal desportivo ABOLA, não passa de pura especulação.
Não tenho contrato assinado com mais nenhuma equipa que não o FCPorto
Acho de muito mau gosto notícias como esta, em que o único objectivo é possivelmente o de desestabilizar um atleta e a sua equipa na luta por um objectivo tanto almejado.

Jornalismo deste tipo deixa-me muito triste.
Ninguém pode duvidar do meu compromisso com este clube, no qual partilho do sonho em comum de fazer história em Portugal.

Agradeço a compreensão, 
Abraço.

»


eu, que não sou ninguém, mas sou leitor do pasquim em causa (actualmente em muita contensão), não tenho a menor dúvida de que o objectivo com a divulgação da abjecta "notícia" de edite dias foi esse mesmo: desestabilizar.
se vou ficar sentado à espera de um cabal desmentido do pasquim em causa, o mesmo já não posso afirmar a propósito da resposta por que anseio de Pedro Spínola ante a sua "nova equipa".


ainda na edição impressa do pasquim em causa, também "gostei muito" do escrito de sérgio abrantes melo, sob o título "contrastes" (aqui), mormente da parte que reza assim:


© pasquim do sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


a ver vamos se essa "espécie de profecia" ganhará vida. é que estou certo de que a preparação da próxima época desportiva, no reino do Dragão, já começou faz tempo...



© google | tvi24
(clicar na imagem para ampliar)


para finalizar, o 'crème de la crème', o supra-sumo da brejeirice jornalística nacional, esfuziante com a passagem do seu clube de eleição (de sempre) à segunda final consecutiva da Liga Europa.
para lá do artigo de miguel cardoso pereira ("até já, Turim"), do editorial do "excremento" do Delgado ("em Turim houve aula de mística"), do tal mauzinho artigo de opinião de joão (nada) bonzinho ("heróis"), do nojo de sílvio "o senador pateta" cervan ("plantel de heróis"), destaco a crónica ao jogo em causa, da autoria de nuno paralvas - pois que vale pelo seu todo, sobretudo pelo êxtase do "jornalista", o qual até consegue estabelecer uma conversa com o seu clube do coração (!!!), ao ponto de lhe dedicar um «beijo de felicidade»...


em relação à figura que representa o "tal" gráfico que passou, por mais do que uma vez, na estação de Queluz (não!, obrigado! não fumo!), em vinte e quatro horas não houve quem conseguisse fazer as seguintes contas:

1 Final da Taça das Taças (1984)
1 Final da Taça dos Campeões Europeus (1987)
1 Final da Taça UEFA (2003)
1 Final da Liga dos Campeões (2004)
1 Final da Liga Europa (2011)
4 Finais da Supertaça Europeia (1987, 2003, 2004, 2011)
2 Finais da Taça Intercontinental (1987, 2004)

portanto, o total é igual a: 5+4+2 = 5+6 = 11...

acho que só assim se explica aquele (ridículo) cinco...


"disse!"


4 comentários:

  1. Miguel desde já um grande abraço e parabéns pelo seu trabalho.
    Quanto aos ditos jornalistas, que considero que são só moços de recados, não há paciência para tanto FDP, como já tenho dito e vou repetir, por mim já tinham morrido à fome, ou então tinham que ir trabalhar para o campo, a cavar batatas, que faz bem ao físico, e não gastavam dinheiro em ginásios.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar



  2. @ sr. Manuel Moutinho

    caríssimos,

    muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!

    no fundamental:
    estou a considerar seriamente "despregar-me" desse velho hábito (e nada salutar) de ler o pasquim da Travessa da Queimada. está a causar-me muito "dano" interior, pois que, se já era mau quando vencíamos, esta época está a ser (no mínimo) miserável...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Miguel, e você ir trabalhar para o departamento de comunicação do FCPorto? :) BLOGG 5*****! Grande Abraço!

    ResponderEliminar



  4. @ João Pereira

    caríssimo,

    muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!
    bem, não sabe o bem que faz ler um comentário como esse! tenho o ego, a alma, o espírito, a transbordar de orgulho, porr@:D

    como já o referi, noutro local, não sabe o quão gratificante é para mim perceber que (também) consigo prporcionar bons momentos de leitura a quem aqui me visita por Bm :D
    quanto ao trabalhar no Departamento de Comunicação do nosso clube do coração, é uma ambição que não possuo, de todo. acredite (acredita?) que prefiro esta liberdade, a qual é bem mais salutar.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons