quinta-feira, 17 de abril de 2014

(des)ânimo...


© pasquim do sr. serpa


«


O FC Porto foi esta quarta-feira afastado da final da Taça de Portugal, ao perder por 3-1 no terreno do 5lb. O 1-0 trazido do Dragão, num encontro em que os azuis-e-brancos tiveram oportunidade de conseguir uma vantagem muito mais confortável, revelou-se insuficiente. 
A eliminatória chegou a pender claramente a favor dos portistas, quando Varela empatou a partida, aos 52 minutos; mas, depois, os lisboetas concretizaram duas oportunidades - as únicas de que verdadeiramente dispuseram no segundo tempo, sendo que uma delas resulta de um penálti "cavado" por Salvio.

[...]


Luís Castro ainda arriscou tudo no ataque, com a entrada de Quintero e o posicionamento de Mangala na frente de ataque, mas os Dragões - que terminaram também com dez homens, devido à expulsão de Quaresma, por duplo amarelo - não voltaram a criar ocasiões para chegar ao 3-2, que lhes daria o acesso ao Jamor. 
Aliás, pouco se jogou a partir do 3-1, devido a uma prolongada invasão de campo e depois com o recurso dos jogadores do 5lb a constantes perdas de tempo. Resta pensar no futuro e o próximo confronto com 5lb é já a 27 de Abril (18h15), para as meias-finais da Taça da Liga.

»



caríssima(o),

tenho para mim que, pior do que a paupérrima exibição de ontem, é haver portistas que queiram "mascarar" o que de facto aconteceu no "estádio" da agremiação de Carnide. 
assim se justifica a introdução à presente "posta de pescada, pois que aquele é o jogo que alguém, na estrutura do FC Porto, viu e publicou na página oficial do Clube, mas, confesso, eu não pude assistir. até me atrevo a afirmar que mais ninguém o terá visto, sustentando a minha apreciação nas diversas crónicas que já li, nos meus locais de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera.
e, mais grave do que o que foi escrito na página oficial do clube sobre a partida - reforço esta ideia pela sua importância -, é ter sintonizado o Porto Canal e, nos breves instantes que por lá fiquei, ter escutado a sustentação da derrota exclusivamente pelos erros de arbitragem. já agora, e sobre estes últimos, eis o que me pareceu que aconteceu, ontem, no "estádio" esvoaçante onde irá decorrer a final da Champions desta temporada desportiva, onde se pode invadir o terreno de jogo à vontade, perante o olhar atento do juventino Platini: 


(clicar na imagem para ampliar)



assim sendo, não nos iludamos: é tão certo que houve erros de arbitragem que prejudicaram sobretudo o espectáculo - e por parte de alguém que é um «querido» para a UEFA e para a FIFA, mas que, vá-se lá saber porquê, tem uma tendência inata para ser um "diabinho" para connosco... -, como também é correcto corroborar a ideia de que não jogámos um car@**o. e que, no jogo de ontem não houve Atitude. e Garra. e Querer. e Raça. e Ambição em prosseguir na competição, eliminando o eterno arqui-rival em sua própria casa, tal como em 2010/2011. e que o único golo que marcámos não foi da equipa, antes fruto da inspiração individual de Varela.
em defesa desta minha convicção, exemplifico com um exercício ao estilo "football manager": a partir do momento em que o adversário passou a jogar com dez, depois de a eliminatória estar empatada e perante as "incidências" que já se percebiam, se fosse eu o treinador, teria mandado entrar o Ghilas para o lugar do "escondido" Varela e o Quintero para o lugar do inoperante Defour. daria a mensagem de que o FC Porto estava presente em campo e de que estávamos na disposição de discutir a partida até ao último segundo, com todas as pedras disponíveis para tal. tal não viria a acontecer, pelo que a imagem que prevaleceu foi a de uma «caricatura de uma equipa que já fomos e hoje já não somos», como escrevi no início da madrugada de hoje.


portanto e assim finalizo, se eu quisesse "afogar as mágoas" noutra versão que vá para lá do que efectivamente aconteceu, compraria a extremamente lampiónica edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada desta Quinta-feira, e como a sua capa, acima reproduzida, não deixa de o revelar à saciedade. e, nesse exercício de puro masoquismo, "deleitar-me-ia" com a crónica à partida por parte do "belenense" do sr. serpa, do «glorioso» editorial do "excremento" do Delgado, da insuspeita análise ao jogo de santos neves, ou da ironicamente inqualificável opinião dO leonor pinhão.
como não o quero, o meu último desejo é assistir, "de camarote", ao desvirtuar da realidade por parte dos órgãos de comunicação oficiais do meu clube do coração.


"disse!"



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)