quinta-feira, 6 de março de 2014

«o FC Porto com menos 'chama' dos últimos dez anos» *



© google


caríssima(o),

ao longos destes últimos dois meses, tem sido recorrente ouvir-se e/ou ler-se, inclusive nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera, que estamos perante «o pior FC Porto dos últimos dez anos»...

eu não acredito nessa premissa. e a minha opinião baseia-se no facto de, à data (2014-03-06), "apenas" Carlos Eduardo, Diego Reyes, Ghilas, Herrera, Licá, Quintero e Ricardo, serem caras novas no clube; todos os outros elementos que fazem parte do plantel 2013/2014 são, no mínimo, campeões nacionais. e não devem ter desaprendido de jogar à bola em menos de um ano, caramba!

então, num brevíssimo exercício de "flash back" e/ou regresso ao Passado - em concreto e no limite, à época 2003/2004 -, e tendo como fonte primeira o zerozero, reuni os elementos ali em baixo para um grupo de trabalho "ao mais alto níBel", num total de 24 jogadores, para o fazerem em 1-4-3-3 e com (pelo menos) uma alternativa "válida" para cada posição. atente-se que todos eles chegaram a envergar o nosso manto sagrado pelo menos uma vez e por mais do que um minuto, com os eventuais "titulares" assinalados a negrito:

» guarda-redes

. Paweł Kieszek (2010/2011)
. Hugo Ventura (2008/2009)
. Paulo Ribeiro (2005/2006)

» defesas

. Areias (2004/2005)
. Ezequias (2008/2009)

. Fatih Sonkaya (2005/2006)
. Benítez (2008/2009)

. Milan Stepanov (2007/2008)
. Sereno (2010/2011)
. Lucas Mareque (2006/2007)
. João Paulo (2006/2007)


» médios

. Pelé (2008/2009)
. Prediger (2009/2010)
. Diego Valeri (2009/2010)
. Tomás Costa (2008/2009)
. Léo Lima (2004/2005)
. Leandro Lima (2007/2008)


» avançados

. Marco Ferreira (2003/2004)
. Maciel (2003/2004)
. Wason Rentería (2006/2007)
. Cláudio Pitbull (2004/2005)
. Ivanildo (2004/2005)
. Orlando Sá (2009/2010)
. Tomo Šokota (2005
/2006)



* título e "posta de pescada inspirada neste "comentário" e que em nada tem que ver com a imagem que a "embeleza"...




4 comentários:

  1. Cada um entende as coisas como quer e o "dj do play-pause" já nos habituou às palas que tem nos olhinhos que não lhe permitem compreender que quando se fala de "pior equipa" é o grupo global de jogadores numa época! Não os mais fracos em posições específicas dos últimos dez anos... --'

    Já sei que o meu comentário não vai ser aceite porque na sua visão ideológica "democrática" (como é apanágio do clube que idolatra) só cabem opiniões da sua cor clubística embora goste de opinar em espaços que não são os do seu clube...

    Apraz-me imenso ver que detesta tanto o jornal "A Bola" mas lê-o mais afincadamente que qualquer outro Benfiquista que eu conheça de fio a pavio só para poder apontar o dedo a um jornal que, de forma escandalosa prefere o Benfica ao resto dos clubes (sim!sou benfiquista e digo isto sem ironias). Mas só para o lembrar que o jornal que tanto gosta e que para si é uma bíblia, "O Jogo" gosta tanto do seu clube como A Bola do meu portanto não seja tão cabeça dura...

    Já sei que a sua "boa" educação que lhe permite por si só odiar alguém (sabendo apenas a cor clubística e achar que sou um ser acefálo) só lhe dá substância para me saudar com um fraterno abraço de me mandar para um sítio que a gente sabe mas é só para que saiba que é recíproco ;)

    ResponderEliminar
  2. @ pickles

    começo pelo fim: o meu abraço, para si, é redobrado. e bastante apertado.

    i)
    confesso que tenho problemas oftalmológicos: em termos de futebol, as lentes que (não) uso são demasiado azuis.
    agora, há que saber interpretar Português, nomeadamente a premissa que refiro no segundo parágrafo e que desencadeia todo o post em causa...
    (e já nem me refiro a esse facto de todos os comentadores considerarem este Porto como «a pior equipa dos últimos dez anos» também por não estarem a jogar, como equipa e nas suas posições específicas)

    ii)
    adoro estas questões de "força": "ah! e tal! já sei que não vais publicar"...
    é igual aos bailaricos da Madeira, na época transacta: nunca aconteceram, mas forma captados pelas câmaras. esta é a prova provada e os seus "cinco minutos de fama" neste espaço. e que é mesmo democrático, ao contrário de outros, inclusive na bluegosfera. só não é uma porta aberta a todo o lampião e/ou calimero que por aqui gravita e/ou mia, pois que as linguagens são muito diferentes e há mais produtividade em discutir com uma parede do que com a "malta" afecta às agremiações da Segunda Circular.
    (e sim!, opino em locais rivais, todos eles afectos à cor verde, porque mo permitem e sempre identificando-me pelo nome próprio; a saber: "porta10A" e "a Norte de Alvalade". muito esporadicamente também o faço no "4-4-2". não me refugio no anonimato, nem em 'nicks', nem no insulto gratuito - como todos os lampiões que me visitam o fazem. infelizmente e ao contrário desse grande Sportinguista que é o Marcelo, ainda não fui visitado por benfiquistas...)

    iii)
    sim!, leio "religiosamente" pasquim da Travessa da Queimada.
    já referi os motivos principais por que o faço e por mais do que uma vez. repisá-los seria fastidioso. e faço-o porque, acima de tudo, há que desmentir toda a propaganda que por lá se publica.
    (intentar comparar esse pasquim com o do 'quim oliveirinha é tão ridículo como tentar comparar o que aconteceu a Miguel Rosa, no passado Domingo, com o que aconteceu a Abdoulaye, em Novembro último)

    iv)
    não o considero um «ser acéfalo». nem sequer sei o seu nome, quanto mais! portanto, quem sou eu para o julgar.
    agora, o seu comentário revela algum do seu carácter.
    sabe: dar lições de moral, na primeira vez que aqui comenta e tomando-me "de ponta" por referências menos próprias que faço a quem por cá passa a desejar-me "felicidades", tenha lá a santa paciência, mas é um péssimo cartão de visita.
    como dizia o meu Avô, "há muitas maneiras de se perguntar as horas". o sr. perguntou da maneira errada, i.e., a sua apresentação não foi a melhor nem a mais favorável, nem me causou a melhor impressão. e até começou com uma referência jocosa a uma actividade que tenho para complemento salarial, aos finais-de-semana, e da qual muito me orgulho. já são oito anos de actividade no "play" e onde felizmente não prevejo uma "pause" para tão cedo...
    mas, como sei que será para o lado que dormirá melhor...

    entretanto, acabaram os seus cinco minutos de "fama".

    até sempre!
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Preferia o Tomás Costa que, ainda assim, bem me enganou ;)

    PS: Tens cá uma paciência para esses pimentos vermelhos avinagrados que "bou-te" dizer.

    ResponderEliminar


  4. @ Loureiro

    gostos não se discutem :D

    post scriptum:
    tenho paciência, mas não sou nenhum santo. nem santinho. muito menos coitadinho :D
    e este "pickles" até foi dos comentários mais suaves que recebi nos últimos tempos... desde que estamos a nove pontos que tem sido cá um fartote... o que me vale é que, para me "animar", recordo-me sempre destas figurinhas aqui e do momento que se seguiu, uns dias depois.
    são dois episódios que já estão gravados na História e por muito que lhes doa - e em que, para mim, nesse aspecto, mais nunca será demais, antes pelo contrário.
    (estás a ver como resulta? já estou bem mais animado :D)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons