terça-feira, 30 de julho de 2013

agora, é de vez!


© Google


caríssima(o),

como já o referi, aproveito para te informar que os habituais testament... as usuai"postas de pescada (com o estilo próprio que me é inerente e bastante característico) estarão (presumivelmente) de volta com o arranque oficial da nova época desportiva, mormente da primeira jornada da ("muito competitiva") Liga Portuguesa.



post scriptum pertinente:


"doctor J.", a ver se é desta! :D


e pronto! é só! :)



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




quinta-feira, 25 de julho de 2013

dessas 'coisitas' de somenos que, não chateando, aborrecem um pouco...


© Google | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

tinha prometido a mim mesmo regressar ao teu conBíBio «apenas e só» (presumivelmente) com o arranque oficial da nova época desportiva, mormente da primeira jornada da ("muito competitiva") Liga Portuguesa. confesso-te que está difícil de cumprir com o estipulado, como se constata. :D
mesmo assim e porque não sou indelicado, quero, desde já, agradecer os gentis votos de "Boas Férias!" que a caríssima Ana Andrade e alguns de vós me desejaram, desconhecendo das minhas actuais intenções. a vós, o meu "Muito Obrigado!", na esperança de que eles se concretizem dentro de alguns dias.


folgo em saber que o meu escrito anterior foi indirectamente citado nalguns dos locais que tenho por referência nesse "maravilhoso mundo que é abluegosfera.
é um bom sinal para este vosso emissor, no sentido em que sente que há receptores das mensagens que transmite quase diariamente - os quais são em número superior aos "bitaites" que amiúde se publicam na caixa de comentários, invariavelmente pelos seus seguidores mais leais e que não se importam de perder uns minutitos do seu (muito) agitado dia para dar retorno do que acabaram de ler.
(a vós, sem excepção, e que já o fizeram até à presente data e mesmo que só por uma vez, igualmente o meu "Muito Obrigado!")

infeliz e invariavelmente, nem todos os que despendem algum do seu tempo em ler os meus considerandos vêm por Bem, sequer são da nossa cor, porventura "professam" um Amor incondicional pelo Futebol Clube do Porto.
assim sendo e como é comum em quem administra locais de discussão pública (excepto para os teimosos dos lampiões, que persistem em gravitar onde não são desejados) -, é regular o consumo de um curto período de tempo a enviar, para o "arquivo geral", breves notas e/ou apontamentos daqueles e que serviriam para aclarar as prosas em causa, mas que eu considero que nem para forrar gaiolas de piriquitos têm utilidade.
ontem, Quarta-feira, dia 24 de Julho, não foi excepção.
uma daquelas breves e despretensiosas observações, foi remetida via e-mail. infelizmente dele não te poderei dar conhecimento, sequer do seu teor, pois sei que és uma pessoa séria, culta, educada, bem formada, com princípios, que se rege pela sã convivência com o Outro, que respeita (e se faz respeitar) a diversidade de opiniões (quando estas são formuladas por Bem), e que, tal como eu, certamente que ficarias incomodada(o). poupo-te a esse inconveniente constrangimento, portanto.

o que me leva a quebrar o meu (forçado) "voto de silêncio", e mais uma vez, é o facto de ter sido acusado de ser um «seguidista, uma caixa de ressonância, um carneiro amestrado em prol de um clube corrupto».
trata-se de uma acusação grave! para lá da sua (restante) "boa educação", «apenas e só» irei contestar a forma leviana, precipitada, imprudente e (sobretudo) frívola com que foram tecidos aqueles pensamentos.
"dou de barato" o «seguidista» e o «carneiro amestrado». quem me lê desde os idos tempos (entretanto desaparecidos) do TOMO I certamente saberá que pugno por pensar por mim e que só me deixo influenciar pelo que acredito que é Verdadeiro. nunca fui, não sou, nem serei, uma «caixa de ressonância» em prol seja de quem for; deixo essa tarefa para outros "papagaios de serviço" (ditos) «gloriosos». tal também se aplica ao meu clube do coração, no sentido em que, mesmo sendo seu indefectível adepto, tal não faz de mim uma pessoa acrítica, antes pelo contrário.

o que já não consigo tolerar é essa "verdade goebbeliana que persiste em classificar o nosso FC Porto como «clube corrupto». esta inverdade é a mais pura mentira, invariável, geral e mormente arremessada por coisinhos adeptos ilegais afectos ao "clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto", mais conhecidos por"lampiões"! por vezes também aparece um visconde de vasquinho calimero (redundância propositada), mas é um caso raro.
porque a prosa já vai extensa não pretendo demorar-me neste (não-) assunto.
para lá do que vai sendo actualizado na página "frutinha, calabotes & afins", recomendo vivamente a leitura deste documento sobre o spórtém, elaborado pela massa crítica do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa acerca do processo do "impoluto" paulo pereira cristóvão.
são dezanove páginas de um "filme" que dava uma "novela" e pêras, com a agravante de ter sido protagonizado por «bananas» bem reais.

e pronto! é só! :)



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




segunda-feira, 22 de julho de 2013

dessas (in)vulgares questões de superioridade (e vice-versa)...


© Google

«
Vou dar-vos uma notícia em primeira mão: o Papa Francisco quer incluir, na sua visita a Portugal, uma ida ao Estádio do Dragão para ver onde Jesus se ajoelhou.  
Pinto da Costa, Presidente do FC Porto 

« Há ganhar, saber ganhar e ser apenas vulgar... » 
Ficou-me na memória esta frase de Vítor Pereira, ex-treinador do FC Porto, que disse que foi mais comedido nos festejos da vitória sobre o Benfica por respeito à desilusão de Jorge Jesus. Contrasta com a vulgaridade do presidente do FC Porto que, na Venezuela, decidiu achincalhar quem derrotou. Surpresa? Não! Pinto da Costa foi igual a si mesmo. E está tudo dito. 
»
autor: josé manuel "el excremento" delgado
fonte: um coiso lampião (2013-07-22)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


caríssima(o),

interrompo (prematuramente) a minha "pausa forçada" para desabafar, libertar o que me vai no Espírito e, assim, desta forma (quase) intimista, regressar ao teu convívio - mesmo que por breves instantes.

principio pela adenda acima transcrita, da autoria de alguém que nunca passou de terceiro guarda-redes de um clube (dito) «glorioso», e que mais não é do que o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto.
insurge-se a abécula em questão contra as mais recentes declarações do nosso querido líder, sobretudo da piadola sobre o (já mítico) ajoelhar doutrora «catedrático» jorge "jebus", actualmente jorge jejum.
bem sei que se tratou de uma graçola, proferida por alguém que, tal como qualquer um de nós, sofre, não só e antes de tudo o mais, pelo FC Porto, mas também pelo que de muito pouco «glorioso» fez o clube de Carnide antes da nossa hegemonia no Futebol luso, vai para (mais de) trinta anos.
acontece, porém, que, na minha opinião, a dita graçola também "caiu mal", pelo que tendo a concordar com o zote acima, principalmente na questão da «vulgaridade» - já que o «achincalhar» é comum aos dois clubes. entendo que o nosso grande presidente deveria ter-se abstido de tecer considerandos como aquele, mormente quando o clima (ainda é) de paz (mesmo que "podre", mas de absoluta tranquilidade). tal como na questão dos cânticos, considero que, não havendo "molesta" por parte do clube afecto a um (para alguns) saudoso Regime, não há necessidade de se referir a sua presença. no meu entendimento, trata-se de uma questão de menoridade e de darmos (de barato, é certo, mas mesmo assim, mais) um argumento forte a quem tanto criticamos - desde a sua lisura, passando pelo seu comportamento e terminando no seu (anti-)desportivismo -, o fazer relativamente a nós.
no caso em apreço e mesmo sabendo que se estava num clima de festa e de amena cavaqueira entre portistas emigrados e o líder máximo do nosso clube do coração, considero que haveria outras formas de Pinto da Costa ser mordaz com quem é tricampeão do segundo lugar e, por tal, considera que está «próximo de conquistar a hegemonia do futebol nacional». por exemplo, poderia correlacionar esta pérola com o facto de, há um ano, ter proferido que «quem alcança o topo não pode ambicionar descer», para, em Maio último, ter-se ajoelhado - que é bem mais chique. optou pela via da graçola religiosa... é uma outra forma de "ver" uma mesma questão por um outro lado - para mim, menos polido, por que mais conflituoso. é que não havia mesmo necessidade de tal...

depois, confesso que estou "em pulgas" para saber como será a recepção ao maior orgulho desportivo luso na Colômbia, mormente na sua capital. e como decorrerá o encontro ante um dos clubes "clássicos" do futebol sul-americano: o Millionarios FC.
penso que as minhas opiniões em relação a esta digressão ficaram bem explanadas nas "postas de pescada a propósito da questão colombiana. em suma, sempre fui a favor da sua realização, sobretudo para se perceber o "pulsar" de uma parte do globo que, ao que consta, também torce pela nossa cor e, quem sabe, firmarem-se acordos comerciais que possam beneficiar a expansão da marca "FC Porto" num mercado cuja receptividade é evidente.
é por o saber, que não compreendo (sequer aceito!) este tipo de crítica intelectualmente desonesta. é que contesta-se tudo: um «atraso de 5 horas» na partida (como se fosse algo do outro mundo... só quem nunca andou de avião e esteve num aeroporto, principalmente naquela parte do Mundo, é que o pode estranhar...), passando pelo «luxo» da viagem (como que a sugerir que talvez fosse melhor sujeitar a nossa equipa profissional de futebol ao desgaste de um voo intercontinental, numa qualquer companhia low cost, e em classe turística), deixando a "bicada" nos «custos da brincadeirinha» (e se se confirmar que foi tudo suportado por quem organizou a competição "Taça euro-Americana"?), resolvendo insurgir-se contra as condições climatéricas (como se os nossos responsáveis fossem... irresponsáveis ao ponto de desconhecerem o clima agreste daquelas paragens), alvitrando sobre os «cartéis de droga na Colômbia» e «a democracia 'à Chávez'» (recuso-me a tecer considerandos...), e terminando com esta brilhante correlação:
« evidentemente o que queremos é pilim...de venda de camisolas...contratos televisivos, bla,bla,bla... mas quando a FPF faz isso, é um escândalo e andam atrás do dinheiro à custa dos jogadores... » 

pois... mas convém salientar o porquê da contestação azul-e-branca, por exemplo em relação ao encontro "amigável" contra a congénere do Gabão: para lá da questão do calendário (o jogo antecedeu uma visita do FC Porto, à pérola do Atlântico, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, para defrontar o sempre difícil Nacional da Madeira, noventa e seis horas depois de uma viagem de mais de treze mil e setecentos kilómetros da InBicta) e de se ter praticado futebol num batatal e ante um adversário que só distribuiu "cacete", a principal razão da discórdia residiu no tempo de utilização concedido pelo risKinhas a João Moutinho, se comparável com outros "reais" seleccionáveis.
afirmar, em tom sobranceiro:
« Os rebanhos amestrados que na altura vieram apoiar como sempre estas patéticas afirmações [sic], agora dão o pino...pois...fica para memória futura...de uma coerência desarmante »

é de uma atroz estupidez. e de uma falaciosa argumentação (no sentido em que é desprovida de toda e de qualquer Razão, que não o achincalhamento).
e considera-se o autor deste enorme dislate um «portista com muito orgulho»pode até ser um tipo orgulhoso, mas portista é que não o é. de todo!, pois que o disfarça muito mal.


termino esta já looooongaaa"posta de pescada com uma questão que, pelos vistos, passou ao lado de "muito boa gente" (que prefere o Silêncio e o Esquecimento) e também a esmagadora maioria dos meus locais de referência desse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera.
a estória conta-se em duas penadas:

1)

no jogo que opôs as equipas B e/ou C da Segunda Circular, para disputa da meia-final da Taça de Honra da Associação de Futebol da Capital do Império - "projecto desportivo" promovido com empenho pelo actual presidente da dita, o qual é Lobo mas não é só de apelido - e que, como não poderia deixar de ser, "deu molho", o jogador Sílvio, afecto ao 5lb, viu cartão vermelho directo por uma entrada (nada) amigável às canelas de um(a) Viola que vai permanecer por Alvalade.

2)

o mesmo jogador Sílvio, afecto ao 5lb, que viu cartão vermelho directo por uma entrada (nada) amigável às canelas de um(a) Viola que vai permanecer por Alvalade, deveria falhar, no máximo, os dois primeiros jogos oficiais da próxima época; no mínimo, o jogador poderia estar ausente da primeira jornada da Liga, dado que a competição acima referida é um torneio oficial.
acontece, porém, que, segundo os regulamentos da competição, qualquer suspensão tem de ser cumprida na mesma prova (!!!).
ou seja: o jogador Sílvio, afecto ao 5lb, que viu cartão vermelho directo por uma entrada (nada) amigável às canelas de um(a) Viola que vai permanecer por Alvalade, cumpriu o castigo mínimo frente ao Belenenses, no jogo do terceiro e quarto lugares, e entra nas contas de Jorge Jesus para a deslocação ao terreno do Marítimo, na ronda inaugural do campeonato...

e já se começa a «fazer isto por outro lado», ainda o campeonato não principiou...



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




sábado, 20 de julho de 2013

é tempo para um "até já!"


© Google


caríssima(o),

uma (muito desagradável) série de desenvolvimentos recentes, de cariz pessoal mas que se tornaram num obstáculo difícil de transpor (mas que será levado avante e a bom porto, com certeza!), leva-me a ter que fazer uma pausa forçada no meu/nosso relacionamento quase diário.
infelizmente o meu estado de espírito está em contra-ciclo com o recente clima de euforia em torno do nosso clube do coração (e muito compreensível, excepto para os nossos detractores, e que são bastantes - na ordem do mito urbano dos seis milhões deles). como que amorfo, com tudo o que está a acontecer...

porque tenho férias marcadas (e, desde há algumas semanas, bastante ansiadas...) para a primeira quinzena de Agosto, aproveito para te informar que estaremos (presumivelmente) de volta com o arranque oficial da nova época desportiva, mormente da primeira jornada da ("muito competitiva") Liga Portuguesa.


para finalizar e não menos importante, os meus sinceros "Parabéns!" a um de vós que, este Sábado, dia 20 de Julho e pela primeira vez, está a vivenciar a (excelente) experiência de se ser papá pela primeira vez! :D

«ambos os três», sem excepção - pais babadíssimos e à mais recente rainha lá de casa -, votos sinceros de "muitas felicidades!para esta nova etapa nas vossas vidas! :D


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




quarta-feira, 17 de julho de 2013

desses leoninos «entalamentos»...


© Google


caríssima(o),

infelizmente, à vezes não é quando se quer, é quando se pode. e, mesmo assim, sabe Deus com que sacrifícios.
vem este brevíssimo lamento a propósito de não ter conseguido cumprir com a promessa matinal de ontem, por motivos laborais que se repetem, ano lectivo após ano lectivo, período de inscrições após período de inscrições e/ou de renovações de matrículas - vai dar ao mesmo, pois que o pensamento tuga intrínseco à esmagadora maioria do seu poBo, inclusive à franja mais jovem da sua população, é o de deixar tudo para Amanhã, se possível pela tardinha, e sobretudo para o último milionésimo de segundo, do último minuto, do último dia.
a hora a que acabei de redigir estas linhas também não é a mais recomendável para ser publicitada, pelo que o agendamento da presente "posta de pescada"® foi inevitável. e, já se sabe, Amanhã «o corpo é que paga»...
adiante que já se faz tarde...

como já o referi, esta "posta de pescada"® incidirá mormente no que de melhor se publicou, na edição impressa de ontem, do pasquim da Travessa da Queimada, a respeito das mais recentes novidades sobre caso "circo Cardinal" e a sua (co-)relação com o spórtém - para mal dos pecados e dos pecadilhos do sr. bruninho...
salvo outra opinião, desde já informo que foi o pasquim dirigido pel"belenense" do sr. vítor serpa o único* a dar à estampa a devida atenção a um caso que (ainda) promete muitos mais desenvolvimentos, fazer correr muita tinta, trazer imensos cabelos brancos ao sr. bruninho, desesperar a massa adepta calimera e "promover" esse silêncio ensurdecedor que se (pres)sente na esmagadora maioria dos blogues afectos à causa dos vasquinhos e igualmente na (quase) totalidade da abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacionale sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão - agora sem o prestimoso contributo de hélder conduto...

(* só assim se justifica que tenha quebrado momentaneamente e uma vez maisum compromisso para ser levado a sério)


partantos...
temos que toda a edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada de ontem, Terça-feira, dia 16 de Julho, toda ela foi como que dedicada ao clube docalimeros, adeptos viscondes do clube dos vasquinhos, também são conhecidos por "lagartos", a começar pelo editorial de santos neves "de paulo pereira cristóvão aos árbitros", passando pela última NORTADA (!!!) do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, com o título "onde está o Bruma?", e terminado no tema de capa "paulo pereira cristóvão 'entala' o spórtém".

de todo aquele manancial de (recomendável, porque instrutiva e muito informativa) leitura, eis o meu principal destaque:

« 
O Conselho de Disciplina (CD) tinha decidido arquivar o processo, mas o pedido de recurso do Marítimo ao Conselho de Justiça (CJ), veio, não só dar continuidade ao caso, como incluir a SAD leonina como arguida:  
« Quanto à segunda questão - saber se há indícios de essa responsabilidade disciplinar ser extensível, como pretende o recorrente [n.d.r.: a Marítimo, SAD], à Sporting, SAD -, a resposta encontra-se no art.º 61.º, n.º 2, no Regulamento Disciplinar da FPF, onde se estabelece que, no âmbito das afirmações lesivas da reputação de entidades da estrutura desportiva, "O Clube é responsável pela actuação dos seus dirigentes, representantes, sócios, funcionários e colaboradores, e pelas mensagens veiculadas pelos seus órgãos e espaços de comunicação social privativos" », pode ler-se no acórdão do CJ deliberado a 21 de Junho.  

Isto significa que, uma vez que paulo pereira cristóvão, à altura dos acontecimentos, era dirigente do spórtém, e os acontecimentos estiveram directamente relacionados com um jogo dos leões, o clube não poderá ficar de fora das acusações que são imputadas ao, até agora, único arguido.

go(r)dinho foi ilibado mas o spórtém não

O Conselho de Justiça da FPF alargou a acusação no caso Cardinal à SAD do spórtém, ao concluir pela existência de um vínculo entre essa sociedade desportiva e paulo pereira cristóvão. Decidiram os Conselheiros que, se paulo pereira cristóvão tinha sido punido disciplinarmente em jogos em que estava credenciado pela spórtém SAD, logo as suas acções deveriam ser entendidas como de alguém que também representava a SAD leonina. 
A fundamentação do CJ é a que segue, num caso que, na barra dos tribunais pode ter desenvolvimentos com repercussões desportivas: 
« Manter o acórdão recorrido do Conselho de Disciplina, Secção não Profissional, na parte em que decidiu instaurar processo disciplinar a paulo pereira cristóvão  à data Vice-Presidente do spórtém, por existirem fortes indícios de, com tal conduta, ter violado normas legais e disciplinares que regem a actividade desportiva, designadamente as previstas e punidas nos artigos 92° e 61° ex vi do artigo 98°, n° 1 (todos do Regulamento Disciplinar da FPF), enquanto referida à actuação do referido arguido, atentando contra a ética desportiva e visando prejudicar o árbitro José Silva Cardinal. 
- Que o processo disciplinar referido, também por existiram fortes indícios de conduta violadora de normas legais e disciplinares que regem a atividade desportiva, designadamente as previstas e punidas nos artigos 92° e 61º, ex vi do artigo 98º, nº 1 (todos do Regulamento Disciplinar da FPF), mas referidas à actuação como integradoras da infracção disciplinar grave de «lesão da honra da Marít'mo SAD e seus dirigentes», prossiga quanto a esta eventual infracção indiciariamente provada. 
- Que o processo disciplinar siga também contra a spórtém SAD pelas infracções imputadas ao referido arguido, por este ser dirigente ou, ao menos, colaborador da referida sociedade;
- Negar provimento ao recurso na parte em que se pretendia o prosseguimento do processo disciplinar também contra o, àquela data, Presidente da spórtém SAD,  Luís Godinho Lopes, por não existirem indícios suficientes da prática de qualquer das infracções referidas. » 

 »


não irei perder muito mais tempo com este imbróglio, pois que não me pretendo repetir e sempre tendo em linha de conta que a minha opinião não mudou desde a última vez que me dignei escrever umas linhas sobre tão incómodo assunto lá para os lados de Alvaláxia: 
por muito menos desceu o Boavista FC de divisão e nos sonegaram seis pontos...


para finalizar, e como não poderia deixar de ser, recomendo a leitura atenta do artigo de António Simões "das hipocrisias (no ciclismo)", e do dossier dedicado ao FC Porto - o qual deve ser comparado com o "tratamento jornalístico" dado a algumas "notícias" na secção dedicada ao clube de Carnide.


ps:


um (mais de que) justo público reconhecimento a um de vós, com quem aprendo diariamente sobre como praticar convenientemente o portismo, numa edição cuja capa promete mais do que o que vem no seu interior:



© ojogo | revista J
(clicar na imagem para ampliar)



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




terça-feira, 16 de julho de 2013

dos proscritos...


© Google


caríssima(o),

ainda falta muito tempo para 02 de Setembro - o dia "normal" de fecho de transferências da esmagadora maioria das ligas de futebol profissional europeias - e uma imensidão de tempo (quase uma Eternidade) para o dia 06 de Setembro - data-limite para qualquer transferência para os rublos da Liga Russa.

portanto e até àquela altura do mês de Setembro, muitas unhas serão roídas na esperança: (i) de que os nossos craques permaneçam gratos à fidelidade e ao carinho dos seus indefectíveis adeptos (e nunca ao vil dinheiro que lhes é "oferecido"  por quem tem maior poder de compra do que nós), e/ou (ii) de que a direcção do nosso clube do coração consiga o "ar" suficiente para adquirir os direitos económicos daquela vedeta que nos fará sonhar acordados muitas vezes (e por muito que os entendidos nos assegurem que já temos um número suficiente de jogadores para a posição em causa), e/ou (iii) de que alguém se interesse pelos "matrecos" que envergaram a nossa cor (e, algumas vezes, nos envergonharam por isso mesmo) e se possível com algum lucro pelo meio dessas ansiosas transferências.

se este que vos escreve não consegue controlar os dois primeiros factores anteriormente descritos - pois que não possui qualquer ligação especial, sequer contacto privilegiado, com quem quer que seja da SAD portista (apesar de recentemente ter privado com o dr. Angelino Ferreira) -, pelo que confia plenamente nas escolhas de quem gere os destinos desportivos do seu clube de Sempre há mais de trinta anos e com os resultados que se (re)conhecem e pelos quais está (muito) grato, já sobre o terceiro ponto não deixará de tecer uns brevíssimos considerandos (mas sempre fiel ao seu estilo: o de testamenteiro, está bom de se perceber).  
será sobre os desterrados (vulgo banidos), vulgo exilados (vulgo degredados), vulgo expulsos (vulgo excluídos) do actual plantel principal do nosso clube do coração que me irei debruçar nas próximas linhas, pois então. será sobre os proscritos da equipa A do FC Porto, por consequência.

Atsu, Bracalli, Djalma, Kléber, Rolando, Sereno, Ukra, Walter: nomes que fazem parte dos quadros do FC Porto
à data (2013-07-16), apenas o guarda-redes tem a sua situação definida, tendo sido emprestado ao Estoril, no âmbito da vinda de Licá para o reino do dragão. todos os outros encontram-se fora dos planos de Paulo Fonseca e revelam-se como "berbicachos" para a SAD resolver, preferencialmente até Setembro.
Atsu resolveu "virar o bico ao prego", "cuspindo num prato que lhe deu muito de comer" e, não tendo chegado a acordo para renovar com o clube, está dependente dos "humores" portistas para poder partir para outras paragens - i.e., está dependente da aceitação da SAD por um negócio próximo do valor da sua cláusula de rescisão (10M€).
Djalma esteve pela Turquia, emprestado a um clube que terminou no sexto lugar da liga nacional daquele país. aventa-se a possibilidade de poder rumar à Capital do Móvel, mas são só rumores, para já.
Kléber é um (sério) caso de estudo: foi o goleador pretendido pela SAD para rivalizar com el pesetero; chegou à InBicta com um ano de atraso, devido a uma birra que saiu cara ao sr. do «clube do guardanapo da pérola do Atlântico»; afirmou ter chegado para aprender com Radamel, mas viu-se a braços com uma inesperada titularidade e com o (na altura) gordito do Walter como rival pelo lugar de ponta-de-lança; acusou a pressão de tamanha responsabilidade e "apagou", tendo a SAD portista que investir, em pleno mercado de Inverno, num austríaco (um pouco "manKo") para rivalizar com o (àquela data) gordo do Walter. o muito verdinho do Kléber nunca mais foi o mesmo e em Janeiro último foi emprestado ao verdão do Palmeiras. consta que não vai ficar por S. Paulo, mas que pretende permanecer em terras de Vera Cruz.
Rolando é sinónimo de um jogador que, desde Julho de 2011, espera que o seu telefone toque e do outro lado da linha esteja André £ibras-Boas. ainda não aconteceu e, devido à sua imensa desilusão e a uma atitude que... enfim..., permanece por cá. em Janeiro último fez parte de um plantel que contou com Cavani. não convenceu. aqui também já escreveu o seu epílogo. veremos quanto teremos que subtrair à sua milhionária cláusula de 30M...
Sereno é um assunto tranquilo. recentemente aventou-se o interesse do spórtém, mas é quase certo que regressará uma qualquer outra liga dess"imenso país que é o Estrangeiro"®.
Ukra é igualmente uma matéria que revela quietação para a SAD portista. só que, ao contrário de Sereno, o seu futuro deverá passar por um (novo) empréstimo a um clube luso, em situação tremendamente aflitiva... por preencher os seus quadros, assim é que é.
Walter é sobretudo (e literalmente) uma questão de peso. e um enorme engo(r)do.
(o que sobressai de todas estas situações e de uma forma quase (in)directa, são as diferentes expectativas criadas pelos intervenientes e o seu "descalabro" final...)


agora, para algo completamente diferente, atente-se na imagem que se segue e que faz parte integrante do "Relatório & Contas Consolidado do Terceiro Trimestre do Exercício 2012/2013" da SAD azul-e-branca:

© fcporto
(clicar na imagem para ampliar)


o que dela ressalta, no meu entender, é o facto de a nossa SAD ainda ter um encargo semestral na ordem dos 2.66M com jogadores que não vingaram (de todo!) com o nosso manto sagrado.


o que pretendi com toda esta prosápia?

chegar à conclusão de que, para lá do cliché do futebolês, que reza que "os jogadores são como os melões", em tempos presentes de severa austeridade, não nos podemos dar ao "lucho" de persistir num desinvestimento de (pelo menos) mais de 2.5M semestrais.
no meu entendimento, para lá das legítimas expectativas (sobretudo financeiras) que um jogador possa ter, e da preservação dos interesses económicos do nosso clube, há que ser coerente nas decisões a tomar, i.e., se o jogador já não serve os interesses do clube, há que intentar a venda dos seus direitos desportivos na totalidade da percentagem detida por aquele - evitado-se, desta forma, o custo referido anteriormente.

serve de exemplo Futuro o que foi inédito no clube e na presente temporada: a reintegração de um jogador que, num passado recente, de tanto "fucilitar", tornou-se persona non grata no seio do plantel e dos seus máximos responsáveis. desconheço de quem terá partido o gesto de "boa vontade" - se do Presidente, se da Direcção, se da actual equipa técnica, se do representante do jogador, se deste último, se de todas as partes envolvidas. mas, também não interessa para nada. o que se retém é que é um modelo de uma lição que deverá estar sempre presente, de ora em diante, mormente pelas vantagens que trouxe - reintegração, motivação e valorização de um activo do clube, a todos os níveis (desportivos, emocionais, financeiros).
estejam os actuais craques do nosso FC Porto dispostos a conceder "sacrifícios", manter uma postura de humildade e de gratidão pelo clube, e evitar chatices como as descritas anteriormente, por forma a terem sempre abertas as portas deste última - sobretudo a do diálogo.

não sei porquê, mas assim de repente lembrei-me de um nome - para além do do Fernando Reges - que faço votos sinceros para que persista em manter uma imagem de low profile na presente temporada. 
a quem me refiro é ao puto dos dois momentos sublimes que se seguem e que desejo se possam repetir muitas mais vezes, a começar já nos encontros oficiais em que o clube estará envolvido (e não tão-somente nos de carácter particular):



© Google



© Google



ps:


ainda no decurso do dia de hoje, Terça-feira e mal seja possível, "tudo" sobre o que veio publicado na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada sobre o caso "circo Cardinal" e a sua (co-)relação com o spórtém - para mal dos pecados e dos pecadilhos do sr. bruninho.



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)