quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

desses (infundados?) receios... [parte I / II]




© Google | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


«

« Tem lugar a aplicação do processo sumaríssimo quando, com recurso à reprodução de imagem televisiva e às declarações escritas da equipa de arbitragem, se verifique que esta não sancionou conduta que constitua risco grave para a integridade física dos agentes ou grave atentado à ética desportiva exigida aos intervenientes no jogo, e desde que se demonstre que a equipa de arbitragem não tenha observado e avaliado essa conduta, e desde que a sanção aplicável não determine a suspensão da actividade por período superior a um mês. »

Este é o artigo 263º do Regulamento Disciplinar das Competições Profissionais. Se começo um texto por o incomodar com isto é porque acho que sim, que isto deve incomodar-nos.
Estamos a um mês de começar o campeonato e agora é evidente que 15 jogos serão transmitidos pela televisão de um clube. Esta é uma situação nova, em Portugal e num mundo civilizado do futebol. Esperava que a Liga, a Federação, os árbitros e os treinadores tivessem uma opinião sobre isto. Aparentemente não têm. 
Até agora, este regulamento tinha duas perversões, a meu ver graves: nem todos os jogos passavam na televisão e nem todos os lances passíveis de punição passavam na televisão. Tudo somado, sempre se acho que era melhor apanhar alguns do que deixar escapar todos. É discutível, mas assim andamos há anos.
A partir de agora, continuaremos a ter jogos que não passam na televisão. E continuaremos a ter lances que não passam na televisão. Pergunta: teremos também lances que não passam na televisão porque são potencialmente prejudiciais ao clube que assegura a transmissão?
Para os leitores de indignação fácil, aconselho a releitura da frase anterior. Sim, é uma pergunta. Não estou a afirmar que será assim; simplesmente não sei. E não sei porque ainda não ouvi nenhum responsável da 5lb tv falar sobre o assunto, a garantir equilíbrio e a equidistância. Como eu não o ouvi, admito que os responsáveis do futebol português também não tenham ouvido. 
Vamos imaginar este exemplo. Num canto, um jogador do 5lb cospe de forma ostensiva num adversário. O árbitro não vê, os auxiliares não vêem, o quarto árbitro não vê. Se o 5lb estiver a jogar fora e as câmaras tiverem captado o momento, ele será emitido, e possivelmente levará a um sumaríssimo; se acontecer no ex-estádio da Lucy, 5lb tv passá-lo-á?
O leitor não sei, mas eu gostava de ter resposta a isto. Não estou a colocar em causa a integridade de quem assegurará as transmissões, o relato, os comentários ou a reportagem. O que existia até agora era mau, muito mau, numa rasteira mais sobre a interpretação do que é ser de um clube, sem sombra de grandeza
; tudo se passava numa esquina pouco frequentada, era relativamente indolor, quase folclórico. Agora a responsabilidade aumenta.
 
Como o prazo para mudar os regulamentos passou, em 2013/14 este regulamento manter-se-á. Nova pergunta: acreditamos nós que ele será aplicado a partir de todo o material disponível? E todo, mesmo? Que garantias de equilíbrio pode dar a direcção d5lb?
Já não falo nas grandes penalidades, nas faltas, nos foras-de-jogo. Também isso mereceria uma exposição dos responsáveis d5lb tv. A questão que levantei é mais profunda e poderá ter influência na verdade desportiva. E isso, como sabemos, não pode ser deixado nas mãos dos clubes. Nunca foi a sua prioridade, de resto.
Lamento que mais uma vez as pessoas do futebol português sejam incapazes de discutir, em tempo útil, as questões que podem afectar o produto que têm à venda.

»

autor: luís sobral
fonte: menos futebol (2013-07-17)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.



caríssima(o),

sem querer desviar as merecidas atenções para com a pertinente "posta de pescada"® que antecede a presente, desde já informo que a minha resposta às evidências acima referidas, entre outras que (ainda) permanecem em silêncio, serão deslindadas amanhã.

também é da mais elementar justiça informar-te que tomei conhecimento do lampiónico escrito do lampião sobral num "alerta" no portogal.




[ ainda não me apetece escrever a habitual despedida formal. os motivos guardo-os só para mim, por ora. ]



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)