segunda-feira, 4 de novembro de 2013

o "grande manobrador" ataca outra vez...


© Google Miguel Lima (Tomo II)


«

"Apito Oculto 

Se Rui Pedro Soares, actual homem-forte do Belenenses, antigo menino de ouro de José Sócrates na Portugal Telecom [PT], fosse eleito presidente da Liga de Clubes, teríamos todas as condições para se desencadear uma tempestade perfeita. Na mesma pessoa cruzam-se fortes laços ao "Apito Dourado" e ao "Face Oculta" - dois processos que deixam corado de vergonha qualquer sentido de Justiça que ainda exista em Portugal. 
Se a Liga de Clubes não está de boa saúde, com um desmedido presidente sempre em luta contra "moinhos de vento" ou televisões por cabo, pior ainda ficaria com um regresso à ética do major Valentim Loureiro, mas servida por muito menos habilidade e nenhum sentido de medida. 
De autor desconhecido, aqui fica uma imagem bem apropriada para o que escrevo:
"
Se por acaso vir um cágado em cima de uma árvore, não pense que foi ele que subiu - alguém o lá pôs. " 
Rui Pedro Soares é um destes "cágados" que chega do Nada e, sem qualquer currículo relevante, aparece no cimo das "árvores" pela mão de alguém. Assim foi durante o pesadelo do socratismo; assim parece voltar a ser neste mundo do futebol indígena que sempre parece negar um Futuro melhor.
Rui Pedro Soares sempre foi próximo de Joaquim Oliveira. Quem visse a sua postura face à figura de Joaquim Oliveira, facilmente o passaria por um seu empregado devoto.
Se Rui Pedro Soares chegasse a presidente da Liga seria o longo braço de Oliveira, regressado ao centro das decisões do futebol profissional. Fortaleceria o poder de Oliveira contra o 5lb ou contra qualquer clube que se pretenda libertar do actual abraço de jiboia que estrangula as finanças dos clubes, por via de uma péssima redistribuição das receitas televisivas.
Rui Pedro Soares não é um homem de projectos ou de convicções. O menino de ouro de Sócrates limita-se a ter ambições. E a escolher a mão certa para chegar ao cimo da árvore. De qualquer árvore, nem que seja a das patacas.
Que nos líderes dos clubes, mesmo os mais próximos do FC Porto, ainda haja uma ponta de bom senso e que os homens de Bem, que os há no futebol, encontrem uma solução que não empurre a Liga para uma terrífica era de "Apito Oculto"...

»

autor: octávio "el grande manobrador" ribeiro
fonte: um coiso lampião (2013-11-02)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


caríssima(o),

mantenho a minha firme convicção sobre tudo o que escrevi a 13 de Junho último, a propósito do "canalha" que gere os destinos da manhosa estação de televisão do tóxico grupo cofina.

também quero recordar a estrouta entrevista que concedeu ao pasquim da Travessa da Queimada, em Fevereiro último.
e confirmar que, bastou um brevissimo googlar para conhecer melhor: o seu curriculum (inclusive comparado com outros cv's do grupo Portugal Telecom);  uma outra entrevista, concedida à Antena1, em Novembro de 2012 um esboço da sua mais recente entrevista ao lixo tóxico do grupo cofina, no dia... 01 de Novembro de 2013 (!!!), onde afirmou, para muito incómodo do "grande manobrador":

«

Não digo que vou ser candidato nem o contrário. Estamos a seis meses da realização de eleições, e num quadro em que o actual presidente já assumiu que não volta a ser candidato». 
É preciso credibilizar a Liga Portuguesa de Futebol, as suas competições; aumentar  as receitas - nomeadamente com patrocínios, que têm vindo a diminuir -, e reduzir custos. 
Tenho uma excelente relação com os presidentes dos três grandes. Só com Luís Filipe Vieira mantenho uma relação pessoal. Com Pinto da Costa são boas, e quanto a Bruno de Carvalho não o reencontrei, pois fomos da mesma faculdade e temos amigos comuns.

»



tudo somado, dá para perceber o incómodo do grande manobrador e que é tão-somente o seguinte:
que este (apelidado) "boy" do Partido Socialista, com passagem pelos altos cargos do grupo Portugal Telecom, que (como tantos outros) foi "escutado" no âmbito do processo "Face Oculta" (e sem resultados práticos das mesmas...), que evitou o Clube de Futebol "Os Belenenses" de desaparecer do mapa desportivo nacional, e que sofre pelo nosso Futebol Clube do Porto, possa incomodar o "projecto" do Dumbo de Carnide para o fenómeno televisivo nacional.

se não defendo o monopólio do "quim oliveirinha" no Desporto Nacional - com nefastas influências, por exemplo, no horário de realização das partidas de futebol luso (muitas vezes reagendadas para horários ridículos para não se sobreporem a outras, de outros campeonatos mais mediáticos) -, também não posso deixar de considerar, a todos os títulos, lamentável que um ser abjecto como "o grande manobrador", se refira a Rui Pedro Soares nos termos em que o faz - precisamente um dia depois e no mesmo local em que este último concedeu (mais) uma entrevista.
é que eu não esqueço as "cobras e lagartos" que se escreveram, em Dezembro de 2011, aquando da eleição de Fernando Gomes para presidente da FPF - e tudo porque tem um passado ligado ao FC Porto, clube do seu coração, tal como nós.



[ peço-te desculpa por mais um (im)pertinente aparte no quotidiano azul-e-branco deste espaço de opinião pública (excepto para os teimosos dos lampiões que persistem em gravitar onde não são minimamente desejados), mas como reza o adágio popular, "quem não se sente não é filho de boa gente".
aquele conjunto das acções de escrita tão características deste que vos escreve - vulgo testamentos -, nem sempre praticadas todos os dias, e que constituem uma salutar rotina, (espera-se) inclusive para quem o visita por Bem, segue dentro de momentos... ]


sugestão musical:
The Smiths, «bigmouth strikes again»



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)