sexta-feira, 1 de novembro de 2013

money talks


© Google Miguel Lima (Tomo II)


«
Desconheço e ainda não tive oportunidade de analisar o pedido [de convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária da LPFP, subscrito por catorze clubes, FC Porto incluído].
Mas lembro que faz hoje um ano e meio que fui eleito, e que uma das grandes ideias deste mandato passava por aumentar as receitas dos clubes. Passado um ano, apresentámos uma queixa à autoridade da concorrência contra o facto de os clubes estarem a ser expropriados do dinheiro que é deles.
O grande objectivo no qual estou determinado é em desmontar o monopólio e abuso de posição dominante que, ao que parece, tem incomodado muita gente. Na sequência desta posição já houve um clube que se descolou do monopólio que existe.
Mantemo-nos fiéis às ideias do mandato e por isso a Liga tem sido alvo de constantes ataques, com o objectivo de enfraquecer e criar dificuldades neste trabalho de "David contra Golias".
»
autor: mário figueiredo
fonte: pasquim da Travessa da Queimada (2013-10-31)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


caríssima(o),

não é que a notícia em si me surpreenda; já não é de hoje que se aventa a possibilidade daquela Assembleia Geral Extraordinária, com o fito único de retirar de cena um indivíduo que prometeu "mundos e fundos" aos clubes (ditos) "piquenos".

daquelas promessas vãs está a célebre «liguilha», por forma a fazer cumprir o tão desejado (mas sempre chumbado) alargamento da principal liga de futebol (muito pouco) profissional, e a "tal" questão dos direitos de transmissão dos jogos da primeira divisão.
estas "conversas" foram o suficiente para vencer umas eleições onde surpreendentemente derrotou um opositor que contava com o apoio dos três clubes (ditos) "grandes" e inclusive, do spórtém. e também para os fiúsas do nosso futebol comezinho virem a terreiro afirmar, de peito (bem) feito, que «nada mais será igual!»,.


porque ainda não conseguiu cumprir com o prometido acima indicado, não deixa de ser irónico que o genro do presidente do «clube do guardanapo» esteja a ser "vítima", agora sim!, de uma autêntica revolta daqueles mesmos clubes (ditos) "piquenos". e não me surpreenderia que a assinatura do sr. Fiúsa constasse no tal pedido de convocação da tão desejada Assembleia Geral Extraordinária - ele que esteve na primeira fila dos apoiantes de quem já demonstra não perceber nada da matéria para o qual foi eleito (por exemplo, da conveniente promoção dos espectáculos desportivos, com horários e preços dos bilhetes, condizentes com a realidade nacional). e o que dizer sobre a recente polémica da publicidade estática nos estádios? um autêntico disparate...

mas, para lá de toda esta ironia, o que mais me revolta e enquanto adepto, é perceber que são sobretudo os três clubes (ditos) "grandes", zbording incluído, que praticamente sustentam a maminha que é a Liga Portuguesa de Futebol (muito pouco) Profissional.
atente-se no seguinte quadro dos castigos aplicados pelo Conselho de Disciplina da FPF, referentes à última jornada dos campeonatos organizados pela LPFP, a páginas 6:



© FPF
(clicar na imagem para ampliar)



é assaz curioso perceber que a «reincidência» dos adeptos e, por inerência, a aplicação de sanções conforme o disposto no art. 187º ("comportamento incorrecto do público"), do Regulamento Disciplinar da LPFP, apenas e só se aplica aos daqueles clubes. tal acontece jornada após jornada, e mesmo quando não nos apercebemos de algo que o justifique. 

poder-me-ás ripostar alegando que o clássico disputado no nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos, no passado Domingo, não serve de exemplo para ninguém, e em termos do que deveria ser o comportamento correcto do público.
ok!, anuo nessa concordância. e porque não sei o que se terá passado no ex-estádio da Lucy, superior a três mil euros - bem mais do que o que efectivamente se passou no Clássico... -, refiro outro exemplo prático: a 01 de Outubro, o FC Porto foi multado em mais de dois mil e duzentos euros (vide pág. 5), pela aplicação daquela mesma sanção, a propósito do encontro ante o Vitória Sport Club. pois eu, que estive lá nessa noite, para lá do paupérrimo espectáculo de futebol, não vislumbrei qualquer comportamento indecoroso que justificasse a aplicação daquela sanção...

numa altura de aperto financeiro, até pode parecer o contrário, mas são estes "piquenos" detalhes que fazem toda a diferença: uma média de dois mil euros de multa, por jornada, por comportamento incorrecto da sua massa adepta, perfazem a módica quantia de sessenta mil euros ao final de uma época desportiva.

é que, para mim, esta prática tão corrente e inversamente despropositada ao anunciado «aumento de receitas dos clubes», mais não é do que um nada encapotado (logo, evidente) «abuso de posição dominante», ou não será assim?




[ peço-te desculpa por mais um (im)pertinente aparte no quotidiano azul-e-branco deste espaço de opinião pública  (excepto para os teimosos dos lampiões que persistem em gravitar onde não são minimamente desejados), mas como reza o adágio popular, "quem não se sente não é filho de boa gente".
aquele conjunto das acções de escrita tão características deste que vos escreve - vulgo testamentos -, nem sempre praticadas todos os dias, e que constituem uma salutar rotina, (espera-se) inclusive para quem o visita por Bem, segue dentro de momentos... ]


sugestão musical:
AC / DC, «money talks»



3 comentários:

  1. Miguel, tirando a sugestão musical - quem gosta de Lou Reed...-, subscrevo a tua prosa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É pá, fiz confusão com um duo que andava por aí a meter nojo...

    Boa música, abraço

    ResponderEliminar

  3. @ dragão Vila Pouca

    ainda bem que foi só confusão :D
    (é que são uns "senhores" do rock :D)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons