terça-feira, 2 de julho de 2013

da «encarnação de todos os males»...


© Google
(clicar na imagem para ampliar)


«
João Vale e Azevedo foi condenado, nesta Terça-feira, a dez anos de prisão efectiva pela apropriação indevida de mais de quatro milhões de euros dos cofres do 5lb, resultantes da transferência de futebolistas, entre 1998 e 2000. 

No acórdão lido na 3.ª Vara Criminal de Lisboa, o colectivo de juízes, presidido por José Barata, considerou João Vale e Azevedo, presidente do 5lb, entre Novembro de 1997 e Outubro de 2000, culpado dos crimes de branqueamento de capitais, falsificação de documento, abuso de confiança e peculato.

Toda a prova documental ficou provada nas audiências de julgamento, consideraram os juízes, para quem Vale e Azevedo agiu «com dolo» e beneficiou da falta de «controlo e vigilância no clube para apropriar-se ilegitimamente de verbas para seu proveito próprio»

Neste processo estavam em causa as transferências dos futebolistas britânicos Gary Charles e Scott Minto, do brasileiro Amaral e do marroquino Tahar El Khalej para o clube da Luz. O acórdão determina ainda que o antigo dirigente lampião restitua na totalidade as verbas de que se apropriou nestes negócios, juros incluídos, o que perfaz um montante total de cerca de sete milhões de euros. 

A advogada de Vale e Azevedo, Luísa Cruz, anunciou, à saída da sala de audiências, que vai recorrer desta decisão para os tribunais portugueses e instâncias internacionais.
Extraditado para Portugal a 13 de Novembro de 2012, Vale e Azevedo está a cumprir pena no Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra, depois de lhe ter sido fixado o cúmulo jurídico de 11 anos e meio de prisão no âmbito dos processos Ovchinnikov/Euroárea, Dantas da Cunha e Ribafria.
»
fonte: público.pt (2013-07-02)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

trata-se de uma notícia sobre alguém que, em Junho de 1999, ao lixo tóxico do grupo Cofina, afirmou desejar «limpar uma série de ervas daninhas que têm vindo a prejudicar o futebol português» e teceu o seguinte comentário sobre Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa:

«
Talvez seja injusto dizer que ele representa tudo o que existe de mau. Digo, apenas, que encarna todo o clima de suspeição.
»

somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)