terça-feira, 18 de junho de 2013

de um sonho difícil de concretizar...


© Google | Miguel Lima (Tomo II)


caríssima(o),

no final da semana passada, correram rumores incessantes de que os (outrora) "nossos" Licha e Anderson talvez pudessem fazer parte do novel plantel do nosso coração, para abordar convenientemente a conquista do nosso terceiro tetra da nossa centenária história.

confesso que, para mim, tal seria a concretização de um sonho - sobretudo do argentino, que nunca esqueci o que fez no e em prol do FC Porto, e por quem nutro um carinho especial. e deles não me esqueci, no "II Encontro da Bluegosfera Portista", no passado Sábado, em Espinho, quando foi abordado o tema do que poderá ser um "jogador à Porto".
porém, o meu clube de e para Sempre, tem os "pés bem assentes na Terra", está consciente das suas limitações (sobretudo financeiras), compreende que há limites (particularmente em termos salariais), apercebe-se de que os "poços de petróleo" jorram (quase que em exclusivo) noutras paragens (um tanto ou quanto mais para Sul, lá para os lados de Carnide). assim sendo, não estranhei, nem fui sobressaltado com um espanto espontâneo, com a seguinte declaração do nosso querido líder:

« Não há fundo de verdade sobre a entrada de André Leão, nem sobre o regresso de Lisandro López. »

a fonte daquela notícia não o refere, mas acredito que o que obsta o(s) seu(s) regresso(s) seja(m) o(s) alto(s) vencimento(s) que aufere(m) mensalmente e livres de impostos.
de facto, nem todos podem ser um Lucho, que preferiu prescindir de parte do que o Olympique de Marseille lhe pagava e regressar a um sítio onde continua a ser (muito) feliz...
mas há "algo" em que eu acredito piamente e que tenho quase a certeza que pesará na decisão de um  qualquer jogador ponderar regressar à nossa casa: a "promessa" da (re)conquista de títulos. certamente que Lisandro e Anderson não serão a excepção à regra.

atente-se bem nos seguintes dados e/ou factos comprovados, à data (2013-06-17):

» percurso de Lisandro


no FC Porto, em 4 épocas, realizou 145 jogos, tendo concretizado 63 golos.
connosco foi tetracampeão nacional e ainda venceu: 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira.
também foi o melhor goleador da época 2007/2008, com 24 golos. 
no Olympique Lyonnais, igualmente em 4 épocas, realizou 165 jogos e marcou 82 golos.
venceu 1 Taça de França.
foi considerado o melhor jogador da Ligue1, em 2009/2010, tendo sido incluído no melhor onze dessa mesma época.

» percurso de Anderson


no FC Porto, em 2 épocas, realizou 23 jogos e marcou 3 golos.
foi bicampeão nacional e ainda venceu 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira. 
n«mónster unáite», em 6 épocas, fez 171 jogos e marcou 9 golos.
foi 4 vezes campeão nacional e venceu: 2 Taças da Liga Inglesa, 4 Supertaças inglesas, 1 Champions, 1 Campeonato do Mundo de Clubes.


ou seja, mais uma vez se comprova e que grosso modo, saídos para outros destinos mais proveito$o$, o que deveria ser a recompensa moral e o objectivo final numa carreira - a conquista de títulos -, como que se eclipsa.
e, se numa primeira análise, tal parece uma incongruência no percurso do promissor génio da bola brasuca, recordo que a sua participação naquelas conquistas (como que) foi "residual", com quase 10900 minutos de utilização num total de 15390.


para finalizar, não posso deixar de registar (com agrado) a presença do nosso clube do coração em merecido destaque no jornal com maior tiragem no país vizinho.
tal aconteceu, por duas vezes, e no espaço de dez dias. a fazer ver aos pasquins que por cá se publicam, nest"rectângulo à beira-mar (im)plantado"®.

no "reflexão portista", a 04 de Junho de 2013:



(clicar na imagem para ampliar)


no "sou portista com muito orgulho", a 13 de Junho de 2013:




(clicar na imagem para ampliar)



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




1 comentário:

  1. Caro Miguel,
    Também gostava de ver regressar Lisandro. penso que seria muito útil no plantel que o nosso clube está a construir. Contudo, parece-me algo complicado de acontecer...

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com


    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons