quarta-feira, 24 de abril de 2013

de uma Nortada 'a capella' (e outras estórias)...



© abola | Luís Afonso
(clicar na imagem para ampliar)



caríssima(o),

o dia, hoje, corre prazenteiro. está um tempinho que faz apetecer, como destino mais imediato, uma qualquer esplanada na Foz, a ver as (muito boas) "vistas", e sempre em boa companhia (de preferência, geladinha).
talvez por isso, as horas estão a custar a passar, pois que o pensamento já se encontra longe. portanto e enquanto espero, não só pelo Verão, mas também pela hora de ir buscar o Guilherme, aproveito a oportunidade para colocar a escrita em dia, e cumprir com o famigerado prometido.

para quem já não se recorda, este pretende divulgar à saciedade uma espécie de execrável pressão antes da partida do passado Sábado, igualmente por parte do pasquim da Travessa da Queimada, e que deve ser denunciada e censurada. 
e porquê? porque a redacção daquele pasquim, na pessoa do seu Director, tem dois pesos e duas medidas, para factos em tudo idênticos e que se podem (cor)relacionar com a adulteração da verdadeira Verdade Desportiva. aliás, o seu escrito "o futebol de estádio e o futebol de televisão" é, todo ele, um «glorioso» hino ao supra-sumo do "esquecimento" (para lá do despudor de o seu critério editorial ultrapassar os limites explanados no Código Deontológico do Jornalista Português).
felizmente que não estou sozinho nesta demanda, que em nada se poderá assemelhar a uma cruzada contra moinhos de vento e/ou «fantasmas», não é João? :D

portanto e sem mais delongas, na segunda parte desta "posta de pescada segue (também) o que de "melhor" se publicou em três edições impressas do pasquim em causa.
a saber: últimos Sábado, Domingo e Terça-feira (dias 20, 21 e 23 de Abril respectivamente).

é que é já a seguir, logo depois do símbolo do "faceboKas, bastando clicar em «'no pare, sigue, sigue»...
não precisas de agradecer; eu sei que sou um querido! ;)


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)





© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


para lá da capa acima, onde lanço o desafio de conseguires encontrar a referência ao nosso clube do coração; do artigo de opinião "equipa 'V'" (de Paulo Teixeira Pinto); do dossier dedicado ao FC Porto (que "vale" pelo seu todo); do último escrito de luís freitas lobo "diabos também têm casa"; dos execráveis artigos "largos dias têm cem anos de solidão" (da autoria de miguel cardoso pereira), "um 'derby' em tempo de crise" (pela pena do "belenense" vítor serpa) e "inocuidades do treinador Vítor Pereira" (editorial do «cretino» fernando guerra)o meu destaque especial vai para a seguinte notícia com o título bombástico: "auxiliar que não viu fora-de-jogo de Maicon chamado para o 'derby'", por pedro figueiredo.
(e depois vem o sr. serpa afirmar «na verdade, o futebol de televisão é o futebol dos 1001 penalties e das discussões absurdas, porque o que se vê em casa nem sempre se pode ver no estádioé bom para alimentar um jogo de hora e meia em dias e dias de conversas e de discussões [...], dos novos tempos em que a discussão maior é a descoberta da intensidade da falta...». já não há mesmo limites para a desfaçatez...)



© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


para lá da capa acima, onde (mais uma vez, e depois de, na véspera, ter realizado uma partida para o campeonato nacional, note-se bem!), lanço o desafio de conseguires encontrar a referência ao nosso clube do coração; do dossier dedicado ao FC Porto (com destaque para a crónica da partida ante o Moreirense, a qual é assinada pelo sr. carlos-com-apelido-de-substantivo-colectivo-para-o-que-ele-é); do editorial "ter ou não ter estofo de campeão(pela pena do "belenense" vítor serpa); da peça (pseudo-)jornalística de fernando urbano "com a verdade me enganas"o meu destaque especial vai para: (i) a última crónica de Paulo Futre "ameaça da ETA: «vamos fazer mal aos portugueses!»" e (ii) "América proibida", da responsabilidade sr. carlos-com-apelido-de-substantivo-colectivo-para-o-que-ele-é (!!!) - artigos dedicados aos incidentes em Boston.



© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


mais uma capa, mais uma oportunidade para (re)lembrar que o "tal" desafio (e já referido anteriormente) se mantém activo.
posto "isto" e para lá da notícia com ela (cor)relacionada ("golo de 'playstation' deu a volta ao Mundo", pela meninice de gonçalo guimarães); da «gloriosa» notícia de nuno reis "jeBus apanha Pedroto no topo da lista de partidas europeias" (com especial incidência para o seu último parágrafo absolutamente "delicioso"); da notícia que dá conta da «revolta» em Alvalade pelo desfecho do derby, e apesar de o sr. presidente da APAF afirmar «joão capela está de consciência tranquila», abraçado a joaquim evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores...); da contundente opinião do (in)suspeito cruz dos santos sobre a arbitragem do sr. capela no ex-estádio da Lucy (à qual também se junta a do sr. jorge coroado):


© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



da mais recente NORTADA, do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, sob o título"agora já não são roubos de catedral; são de Capela"; do dossier dedicado ao FC Porto (que "vale" pelo seu todo); da notícia sobre o doping de Walter Casagrande Jr. (cujas incidências já as escalpelizei em devido tempo); do último artigo de opinião de António Simões ("o que é melhor?"), na sua rubrica habitual COM A BOLA, OU TALVEZ NÃO; da última guerrinha do «cretino» do sr. fernando guerra "jeBus em dívida" (onde a última alfinetada é apelidar o Futebol Clube do Porto de «grande clube regional»), o meu destaque vai para a notícia da contratação do ponta-direita Miguel Sarmento (num futuro próximo, ex-ABC de Braga), para o andebol sénior portista - a qual não foi publicada na edição impressa do pasquim em causa.


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




2 comentários:

  1. Miguel, não sejas assim. O pobre do Serpa, de tanto querer mostrar que é imparcial e que consegue distanciar-se do seu Belém amado, até parece benfiquista...

    ResponderEliminar

  2. caríssimo João,

    obrigado! pela visita e pelas palavras!

    eu não tenho dúvidas de que o homem é, de facto... belenense. tanto quanto acredito que sou boavisteiro desde pequenito (apesar do meu coração só ter uma cor: o azul-e-branco) :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons