sábado, 26 de janeiro de 2013

dos plenos poderes da inversão dos princípios...



 © Google | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

antes  de tudo, desde já aviso que este irá ser (mais) uma longa "posta de pescada"®, no seguimento de uma tradição (quase) milenar neste espaço de discussão pública - excepto para lampiões.
está feito o aviso, em pleno final-de-semana, em que o estado do meteorológico convida a ficar por casinha e em que o nosso clube do coração só joga na próxima Segunda-feira.
ou seja: não te faltará tempo para ler o que a seguir se divulgará.

principio pela notícia do dia de ontem, e que só terá sido boa para quem não Ama o FC Porto como nós o fazemos. refiro-me, como não poderia deixar de o ser, há (mais do que) provável exclusão do nosso clube de mais uma competição, desta feita por via da secretaria: em concreto, das meias-finais da ex-taça da bjeKa. curiosamente (ou talvez não), uma notícia aventada pelo pasquim da Travessa da Queimada e em cujo editorial assinado por josé manuel 'el excremento' delgado se percebe do desnorte que por lá divaga...
é certo que a taça s. lucílio baptista nunca foi uma aposta firme do FC Porto. aliás, não me esqueço do cenário que antecedeu a nossa comparência no "estádio" dos calimeros, para disputar a meia-final da época 2008/2009, em que uma comitiva de segunda linha viajou de comboio rumo à Capital do Império.
é igualmente correcta a pretensão do FC Porto recorrer de uma decisão (que é quase certo que lhe será desfavorável) pelos famigerados quinze minutos, tendo por base de sustentação da sua defesa a premissa do horário do jogo marcado pela estação de televisão que o transmitiu.
mas, no meu entendimento, e por muito que até se alegue que uma (mais do que) eventual desclassificação do nosso clube da competição em causa possa ser benéfica - pois o calendário do jogo em causa «estão entre a deslocação a Alvalade e os jogos com o Málaga para a Champions» -, não deixa de ser humilhante e desprestigiante para o clube a sua forma como abandona(rá) a competição. e num clube altamente profissional como é o FC Porto, em que nenhum pormenor é descurado, neste caso estamos a passar uma imagem de incompetência e, pior!, algum amadorismo.
e se refiro que é muito provável que sejamos excluídos é pela analogia ao que aconteceu com Emídio Rafael, no SC Braga, mas para o campeonato da Segunda Liga, e pela decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
será muito seguramente um caso para memória futura, por forma a que não se repita.
e fosse tudo tão simples, como (bem) exemplifica Paulo Teixeira Pinto em "da simplicidade...".

esta situação da (mais do que) provável exclusão do nosso clube das meias-finais da ex-taça da bjeKa aparentemente irá beneficiar o Vitória de Setúbal - clube que sofreu uma pesada derrota na passada Quarta-feira, para total descontentamento das lampiónicas hostes que gravitam pela redacção do pasquim da Travessa da Queimada, e como se poderá ler no dossier dedicado ao FC Porto, datado de 24 de Janeiro - o qual também inclui as crónicas às vitórias da equipa B (ante o Portimonense) e do hóquei em patins (ante o Candelária), e um (delicioso) "bónus traque".


 
© abola | Luís Afonso
(clicar na imagem para ampliar)


contudo, o que sobressai desta semana é a chegada do "leBezinho" ao reino do Dragão.
não!, não me vou pronunciar outra vez sobre esta questão. penso que terei dito tudo o que me vai na alma na "posta de pescada"® de ontem, à qual não retiro uma vírgula que seja.
mesmo assim e sobre esta temática, recomendo a leitura do mais recente artigo de opinião do nosso caríssimo Rui Moreira (na sua coluna de opinião habitual "PLENOS PODERES"), sob o título "a par", bem como do dossier do dia 25 de Janeiro, o qual também inclui a notícia do provável regresso de Fucile ao plantel.
já agora e porque me referi ao uruguaio, confesso que seria benéfico em termos de plantel contarmos com a sua presença (carente de soluções de raíz para as laterais da nossa defesa); o mesmo já não poderei afirmar em termos de balneário (sabendo-se dos desentendimentos que teve com Vítor Pereira) - pelo que certamente será mais um jogador em livre trânsito neste mercado de Inverno.


(clicar na imagem para ampliar)


e já que me referi ao mercado de Inverno, eis o que me apraz dissertar sobre a notícia vinculada pelo órgão de comunicação (mais do que) oficioso do 5lb, no interesse do clube de Carnide em Vítor Silva (promissor médio do Paços de Ferreira): estamos perante mais um caso em tudo idêntico à contratação de Jardel ao Olhanense, ou de Djaniny, ao União de Leiria (entretanto, a jogar no... Olhanense), ou de João Silva (triatleta olímpico). 
e porquê? porque a 30 de Janeiro o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto defrontará o Paços de Ferreira, na Mata Real, para a primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal. e é este o clube paladino da «verdade desportiva»...
talvez seja por esta razão que o empresário do jogador holandês Leroy Fer afirma que este «merece uma equipa com maior dimensão e um palco mais mediático do que o campeonato português»...

entretanto, também recomendo a leitura dos artigos "do que Vítor Pereira gostava era de ter o Matić" (da autoria dO leonor pinhão) e "prato forte em Braga..." (escrito por santos neves), pela pertinência do que (não) referem (in)directamente.
contudo e no que aos colunáveis lampiões diz respeito, o meu destaque vai para as seguintes linhas:


 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


talvez seja mais um "aviso" para afixar no balneário portista, «penso eu de que».
confesso que hesitei entre aquelas afirmações de rui gomes da selva e o abjecto editorial "que a vergonha não seja esquecida", da autoria do belenense vítor serpa.
estive quase, quase para considerar este último meritório de destaque; porém, penso que a minha escolha final foi a mais acertada. cá estarei/estaremos para o fazer engolir aquelas palavras (nem que seja no seu sentido literal).



 
© abola | Ricardo Galvão
(clicar na imagem para ampliar)


para finalizar, assim vai o spórtém....



beijinhos e abraços (sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)