quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ainda mexe...


 
© fotos da curva | Miguel Lima (Tomo II)


«

Baixar a guarda


Não vale a pena falar do árbitro do jogo com o 5lb. Já era expectável. Depois de andarem um ano a lamentarem-se de um alegado fora-de-jogo de Maicon, num lance que só viram na televisão, e depois de Pedro Proença ter pedido ridículas desculpas ao 5lb, sabia-se que o árbitro deste jogo ia comportar-se desta maneira.

Os foras-de-jogo mal assinalados, mais a expulsões que não aconteceram já estavam no programa das expectativas para este jogo. O que não estava no programa para muitos foi aquilo que ninguém quer ver nem assimilar: o FC Porto é uma equipa de Champions, é mais forte, mais competente, mais consistente e a melhor do campeonato.

O jogo na Luz foi só mais um exemplo, porque infelizmente é sempre preciso o Futebol Clube do Porto defrontar o
5lb na Luz para dizer que a diferença é grande. Ainda assim, a dificuldade é imensa, pois agora a ideia que passam já não é que o 5lb é a melhor equipa mas sim que foi um jogo entre as duas melhores equipas do campeonato.
Foi, sem dúvida que o foi; só que uma, o FC Porto, como tem demonstrado sempre, é melhor que a outra, o
5lb - que mostra todo o seu poderio frente a equipas mais fracas, e toda a sua fragilidade frente aos mais fortes.
A forma como tentaram mascarar uma evidência foi a mesma que utilizaram quando o Barcelona foi ao Estádio da Luz e fez uma das exibições mais humilhantes de que há memória para um adversário. Essa incapacidade do
5lb que ficou plasmada num jogo absolutamente humilhante foi depois mascarada com a genialidade de Messi e companheiros. Lembro-me bem do tom cândido com que o técnico do 5lb falou e de como a imprensa no dia seguinte se referiu a «extraterrestres», como se não fosse possível perder com o Barcelona de forma mais digna.

Ontem, o FC Porto só não ganhou o jogo, para lá do árbitro, porque não tinha soluções no banco para lançar no campo. As lesões de alguns jogadores condicionaram as opções de Vítor Pereira.
De resto, se fosse ao contrário e perante o que se viu, teríamos toda a imprensa a falar da genialidade de Jorge Jesus e o próprio a enaltecer os seus méritos. Ora, como se viu, o FC Porto dominou, jogou melhor, deu uma banho de bola e humildade ao
5lb e Vítor Pereira, como sempre tem acontecido, revelou ser mais capaz e mais competente, apesar de não ter contado com os mesmos recursos.

Curiosos, de facto, foram os comentários ao jogo. Reconheceram erros grosseiros, mas que não influenciaram o resultado. Reconheceram incapacidade do
5lb em jogar, mas adiantaram que o empate era justo porque o jogo foi equilibrado. Alguns tiraram o chapéu a Jorge Jesus, porque enalteceu o grande jogo a que se assistiu, quando todos viram que o 5lb pouco ou nada fez porque a outra equipa foi mais forte, mesmo estando diminuída nas suas opções.

O que fica do jogo [de Domingo] é que este
5lb e toda a imprensa vão ter de baixar a guarda porque no Porto mora uma equipa mais forte.
»
autor: Júlio Magalhães
fonte: conversas da bola
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


beijinhos e abraços (sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)