sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

das cores dominantes na (abjecta) Comunicação Social...


 
© Google



caríssima(o),

eis que o prometido é devido, e mesmo que um pouco extenso - como já é apanágio.
neste cantinho cibernáutico preza-se muito que "um prometido não seja de vidro"®. portanto, que se deixe cair no esquecimento e se "quebre" tal promessa, que acaba por se tornar vã. e, como já se sabe, o Ilusório, o Fútil, o Frívolo, o Oco e o Vazio, não reinam aqui - tal como a "moina" não reinava na saudosa Curva Sul, no mí(s)tico Estádio das Antas.
mas, chega de saudosismos e vamos ao que (realmente) interessa.

só que e antes de tudo, confesso que tudo tentei mas, à data (2012-12-07), ainda não consegui o artigo publicado na edição impressa do jornal francês L'EQUIPE da passada Terça-feira "Os segredos do eterno FC Porto".
mais uma vez reitero o meu sentido sinal de agradecimento a quem me fizer chegar uma cópia do artigo em causa, que considero merecedor de divulgação junto do nosso Universo azul-e-branco - o qual, há muito que extravasa as fronteiras políticas deste "rectângulo à beira-mar (im)plantado"®.


é por demais sabido que, quem gosta de Futebol, sofre (de uma forma doentiamente saudável e/ou vice-versa) por um clube de futebol.
negá-lo é tornar (mais do que) evidente que também acredita no Pai Natal e/ou no coelhinho da Páscoa e/ou na existência de gambuzinos e/ou na inocência de Vale e Azevedo...

também sou daqueles que acredita que não haja um único jornalista desportivo que não tenha o seu clube do coração, levando-o até a exultar de alegria com a marcação de um golo fulcral no último suspiro da partida, em directo, num programa de televisão onde se supunha que a Isenção era a tónica dominante e numa estação (cada vez menos) pública de televisão.
sonegar este facto é o mesmo que afirmar (ou melhor, blasfemar) que existe imparcialidade na arbitragem, isto é, que até os árbitros que querem ser profissionais não têm um clube que os faça perder o soninho dos anjos quando perde e/ou mostrar regojizo público na obtenção de um golo. convenhamos que exercem um cargo tão desgastante, que têm lá tempo para essas mariquices...

também não sou ingénuo ao ponto de acreditar e/ou acatar que a linha editorial de um órgão de comunicação não se rege por (pre)conceitos economicistas, isto é, de que nunca elegerá notícias de primeira página em função daquele(s) clube(s) que vende(m) mais.
contradizer este facto, é esquecer todas as primeiras páginas do pasquim em causa desde a sua existência até aos dias de hoje. e passar um corrector no que o belenense vítor serpa afirmou, num recente seminário sobre "ética no jornalismo desportivo": «é a ética da sobrevivência, que por vezes obriga a sobrepor os interesses financeiros aos interesses do público».


dou como exemplo, de tudo o que escrevi anteriormente, a actualidade impressa do pasquim da Travessa da Queimada.
todos os que o "consomem" - ora pelo dispêndio de oitenta e cinco cêntimos (quase) diários, seja enquanto piscam o olho aos seus artigos enquanto tomam um cimbalino no café perto do trabalho, ou então pela via da consulta das suas edições impressas em "cantinhos cibernáuticos" como este -, sabem o que aquela casa gasta. e conseguem identificar perfeitamente quem não sofre de arritmias cardíacas sempre que... sei lá... deixa cá ver... olha, assim de repente um jogador de um clube (dito) «glorioso» acerta um petardo no poste, no último minuto de um jogo que está empatado...

(não, não está correcto o que escrevi! quem (a)manda «gloriosos» petardos costumam ser os ilegais que fazem parte daqueles grupos de "bons rapazes" que seguem o 5lb para tudo quanto é túnel. e que, por vezes, até os providenciam em manifestações sociais - com alguns fumos à mistura e tudo... assim é que é mais conforme.)


para quem ainda não sabe, a divulgação dos seus "melhores artigos", que não só referentes ao quotidiano do nosso FC Porto, poderão ajudar a dissipar quaisquer eventuais dúvidas. aliás e como é prática corrente, até os identifico com cores, por forma a facilitar.
esses - mormente nalgumas das suas edições impressas, desde Terça-feira, dia 04 de Dezembro até ao dia de hoje, Sexta-feira, 07 de Dezembro -, seguem logo depois do símbolo do "faceboKas"®, bastando clicar em «ler mais...».

para finalizar esta primeira parte e para quem de vós persiste em não compreender (sequer aceitar!) que haja portistas dos quatro costados que contribuem abnegada e "religiosamente" com oitenta e cinco cêntimos, de forma quase diária, para um pasquim que só nos desprestigia e muitas vezes (inúmeras, até) nos humilha, recomendo a leitura do intróito à minha "posta de pescada"® "dos plenos poderes fora de horas..." - pela actualidade do meu pensamento sobre esta sub-temática, referente ao tema principal da abjecta manipulação da autêntica, da genuína, da real verdade realmente desportiva na Comunicação Social.


beijinhos e abraços (muito portistas de boa leitura)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




 


principio esta (longa) resenha desportiva com o editorial "um bom exemplo português", da autoria do 'excremento' (do) Delgado - e, não!, não se refere ao FC Porto, daí o meu destaque primeiro - e com o editorial do belenense vítor serpa, que pelos vistos também foi seu atleta, "a lenta confirmação de Vítor Pereira".
são um bom exemplo de como (não) prezam e sobretudo honram os centenários pergaminhos desportivos do nosso clube do coração.

depois, recomendo a leitura de:

i)
o dossier dedicado ao FC Porto, em 29/11 - no qual sobressai o artigo "Helton já vê o final da carreira", do sr. carlos-com-apelido-de-substantivo-colectivo-para-o-que-ele-é (mais do que a antevisão ao segundo encontro na pedreira por Vítor Pereira);

ii)
o dossier dedicado ao FC Porto, em 30/11 - todo ele em antevisão ao encontro referente à eliminatória para a Taça de Portugal e pela pena de nelson feiteirona e josé carlos de sousa;

iii)
o dossier dedicado ao FC Porto, em 04/12 - a antevisão ao encontro de Paris, para a Champions - mais o bónus da guerrinha do sr. fernando guerra "FC Porto mais europeu"

iv)
o dossier dedicado ao FC Porto, em 05/12 - o rescaldo do jogo de Paris, para a Champions, por paulo (ele os há aos) montes

v)
o dossier dedicado ao FC Porto, em 06/12 onde se atesta que «Helton não será crucificado», por josé carlos de sousa;

vi)
o dossier dedicado ao FC Porto, em 07/12 em que, para lá das declarações de Vítor Pereira no lançamento da partida ante o Moreirense, surge mais um capítulo da novela "Tottenham quer joão Moutinho abaixo do valor da cláusula de rescisão de 40 M€"

vii)
a notícia do equilíbrio das contas da SAD no primeiro trimestre - a qual inclui a nomeação do sr. "olarápio" para o segundo encontro na pedreira de Braga, aquele a contar para a Taça de Portugal;

viii)
as polémicas afirmações atribuídas a Rolando - com o seu original a poder ser lido aqui.
daquelas retive « Recusaram isso no início de Agosto e depois mandavam-me para o Queens Park Rangers a troco de dois milhões por um empréstimo e uma cláusula de opção de compra de dez. Tenho dificuldade em entender isto... O FC Porto recebeu uma oferta de oito milhões de euros do Roma, não percebo porque a recusou... ».
alguém explique ao Rolando que doze é maior do que oito, sff. obrigado!

ix)
os artigos de Paulo Teixeira Pinto, "'auguri'" (30/11) e "lenços" (07/12)

x)
a última NORTADA, pela pena do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, com o título, "um acidente em Braga", e sobre a qual me recuso a cometar as suas (doutas?) opiniões de adepto profissional de sofá (apesar de muito polémicas, confesso) sobre Danilo e ao que aconteceu na Pederira, para a Taça de Portugal.

xi)
o artigo de António Simões "carta a Jorge "jebus"" (mais um, entre tantos outros, na sua coluna de opinião COM A BOLA, OU TALVEZ NÃO)

xii)
do nosso caríssimo Rui Moreira, na sua coluna de opinião PLENOS PODERES em "Sorte e Mérito do Campeão", onde se destaca:

 
© abola
(clicar na imagem para ampliar)


xiii)
ainda do nosso caríssimo Rui Moreira, o artigo "o frango" (o título foi muito infeliz, confesso. nada que não tivesse previsto...),  onde destaco:

 
© abola
(clicar na imagem para ampliar)




relativamente ao lampiónico quotidiano lá para os lados da Segunda Circular:

a)
os artigos de santos neves "Braga: para quem o fiasco?" e "oportunidade perdida" (06/12), e o editorial "lógica em Paris... e em Barcelona?" (05/12)

b)
o artigo de hugo vasconcelos "ter sorte ou ser feliz..."

c)
dO leonor pinhão "a presunção estava lá toda; só faltou a água benta..." e "pronto!, lá relaxaram outra vez..."

d)
o artigo de sílvio "senador pateta" cervan, "jogar bem e bonito" (30/11), com destaque para a seguinte passagem:


© abola
(clicar na imagem para ampliar)


e)
o artigo de sílvio "senador pateta" cervan, "Barça foi uma lástima" (07/12).
deste último, pergunto-me se ele já leu a resposta catalã ao seu artigozinho "vitória amarga com o Spartak"* de que se retém «O Barcelona mostrou não ser um clube sério em Glasgow» (!!!)

* com o agradecimento especial ao o caríssimo Vila Pouca, por ter disponibilizado tal "pérola" nessa referência desse "maravilhoso mundo da bluegosfera"®, que dá pelo nome de "dragão até à morte".

f)

sobre o filme de Barcelona:

* o artigo que refere o «regresso à fonte inspiradora» de Jorge Jebus", pela inverosimilhança de francisco urbano

* a notícia "ganhar será mesmo glorioso", em que o adjectivo é mesmo um "docinho" se dúvidas houvesse sobre a cor dominante da sua paternidade

* os editoriais do belenense vítor serpa "Paris e Barcelona para fazer história" (04/12) e "anjinhos vermelhos" (06/12)

* o artigozinho "ai Jesus que o Messi joga!"

* a notícia da suspensão do rato rui gomes da selva por onze meses
(sobre este assunto (de um) cobarde, recomendo a leitura desta "posta de pescada"®)

* o dossier do rescaldo ao encontro de Barcelona, onde o Barça apresentou a sua equipa B - mas cujo facto foi sonegado pela esmagadora maioria dos cinco (!!) cronistas de serviço -; Tito Vilanova afirmou que se tratou de «um bom treino», e o bónus do artigo de bagão "papa hóstias" félix "as taças"

* o artigo "um só homem contra tantos diabos vermelhos", a propósito desta imagem deste enorme jogador de futebol, de quem não se conhecem "tristezas" e afins...

* o risível "o Ferguson da Luz", de joão (nada) bonzinho


 


© abola | Ricardo Galvão
(clicar na imagem para ampliar)



atravessando a Segunda Circilar, rumo à calimerolândia no reino de Alvaláxia, recomendo a leitura dos seguintes artigos para se perceber o que não se pretende para o nosso clube do coração:

1)
a notícia da reunião magna do conselho leonino do spórtém 

2)
a notícia de que o zbording tem «investidores em carteira» (!!)

3)
as críticas desse putativo candidato à presidência do zbording, bruno de carvalho, à gestão de go(r)dinho lopes: «é o caos!»

4)
o artigo de eduardo "Cutty Sark" bOrroso "triste realidade", no qual destaco o sub-capítulo "SC Braga vs. FC Porto", pela sua (alcoólica, porque demasiado ébria) pertinência

5)
a notícia de um «protesto mudo mas bem visível»

6)
o editorial da autoria do 'excremento' (do) Delgado "o 'derby' será um dia destes..."





 © abola | Ricardo Galvão
(clicar na imagem para ampliar)



na categoria "diversos com (muito) interesse", recomendo:

i)
e Futre e o seu prognóstico para o 'derby' madrileno

ii)
pese embora a recente reportagem da TVI24, os diferentes capítulos da novela "Mourinho (é demasiado grande) e o Real Madrid (não comporta o ego de 'el único')": desde o «murro na mesa» (04/12), à resposta de Del Bosque (05/12), à afirmação contundente «a Bola de Ouro já esta entregue» (05/12), terminando na resposta às polémicas anteriores (com uma "picagenzinha» a Pep Guardiola) «se sair do Real, não fico um ano de férias».

iii)
a notícia da estreia dos famosos "chips" ne linha de golo, com esse aliciante de o veredicto final da validação de um golo pertencer sempre ao árbitro da partida e mesmo que as imagens confirmem o contrário da sua decisão (!!!)

iv)
a notícia que comprova que efectivamente a FPF procura mercados emergentes para futuras parcerias - no caso em apreço, o Catar (país anfitrião e organizador do Mundial de Futebol de 2022)

v)
a notícia dos tempos difíceis do nosso Incrível no Zenit - clube que mais parece estar a provocar o seu ocaso do que o apogeu que se previa, e apesar do posterior pedido de desculpas de Hulk.

vi)
o artigo de luís freitas lobo "o monte (táctico) dos vendavais"

vii)
o mais recente artigo do sr. com apelido de prato de bacalhau "das receitas televisivas"


viii)
a mensagem subliminar no cartoon que se segue, da autoria de luís afonso:




 © abola | Luís Afonso


beijinhos e abraços (sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)