terça-feira, 9 de outubro de 2012

dos escritos lampiónicos e calimeros em atraso (e não só...)

 


caríssima(o),

o meu mais sentido pedido de desculpas por este post não ter sido publicado atempadamente, mas o dia de hoje foi caótico e não tive oportunidade de o redigir com a calma e o cuidado que me merece(s) e que prezo em ser uma imagem de marca deste espaço de discussão pública.
tenho consciência de que o que nele é divulgado à saciedade já está "fora de prazo de validade", mas mesmo assim pretendo correr esse risco - quanto mais não seja, para memória futura.
pelos (eventuais) transtornos causados, reitero (reforçadamente) o meu pedido de desculpas inicial, que faço votos para que seja aceite ;)


à hora em que estas linhas ganham vida, ainda é Terça-feira - dia específico de NORTADA na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada, e sempre pela pena do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares.
sob o título "como de costume...", o cronista discorre sobre o último clássico no Estádio do Dragão, como não poderia deixar de ser. e sobre as habituais incidências calimeras obviamente. e como «gostosamente dá a mão à palmatória» e elogia João Moutinho e Jackson Martínez (pese embora algumas diatribes futebolísticas profissionais de treinador de bancada nada consensuais e bastante polémicas - com uma crítica acérrima a Silvestre Varela à cabeça).
tendo em conta um passado (bastante) recente, até que o escrito em causa não está mau e recomenda-se a sua atenta leitura.

ainda sobre o quotidiano cronista azul-e-branco, divulgo o último artigo de opinião do nosso caríssimo Rui Moreira, na sua coluna de opinião habitual e que dá pelo nome de PLENOS PODERES, mas publicada na edição impressa do pasquim em causa na última Sexta-feira, com o título de "ora David, ora Golias". deste, que incidiu sobre o encontro para a Champions, ante os qataris árabes do PSG, retive o seu apontamento final com o título "a experiência", no sentido em considero que fica sempre bem informar os nossos adversários de que há Vida para além do que é (mal) difundido pela totalidade da nossa (abjecta) Comunicação Social.
num outro registo de escrita, divulgo o artigo "as palavras dos outros e a bola" (parte I e parte II).
quem não me desilude é António Simões e as suas pérolas literárias publicadas na sua coluna de opinião habitual COM A BOLA, OU TALVEZ NÃO. a desta Terça-feira dá pelo nome de "a ilusão e o logro" - em cuja página também se pode ler um elogio de fernando guerra (!!) ao golaço de Jackson MArtínez (em "Messi, Ronaldo e... Martínez").
por último, não posso deixar de me congratular pela merecida publicidade ao blogue (muito azul) "BiTri", na secção site da semana, na última edição da revista J (difundida com a edição impressa domingueira do jornal diário OJOGO).

já no que ao plano do quotidiano meramente desportivo azul-e-branco diz respeito, mais uma vez a edição impressa do pasquim em causa dedica-lhe duas singelas páginas - talvez porque o campeonato está em novo interregno para compromissos da "equipa nacional (que decididamente não é) de todos nós"® e não há assuntos dignos de interesse jornalístico para além da Segunda Circular...
de facto, o dossier a propósito do nosso FC Porto é todo ele dedicado à Colômbia, com um artigo sobre o "Jackson 5" e outro (bastante risível), da autoria de antónio casanova, sobre uma hipotética troca de chicharrito Hernández por el bandido Rodríguez. só mesmo na imaginação daquele sr. é que tal poderia ser concebido (porque é de todo impossível).

num quotidiano Zenit, não posso deixar de me pronunciar sobre a (dura?) realidade que o (para Sempre) nosso Incrível está a viver.
consumada a sua transferência, realizadas as primeiras exibições, perdidos os primeiros jogos após o seu ingresso e divulgadas as primeiras cisões na milhionária equipa, eis que ele já se viu compelido a vir a público garantir que «há mesmo bom ambiente no balneário russo» - opinião posteriormente secundada por Spalletti, quando afirmou que «não há grupos no Zenit».
eu é que não vou "em grupos", principalmente quando li que os «russos falam no regresso de Bruno Alves ao Dragão». com que dinheiro? para suprir a ausência de quem na nossa defesa?
é só cromada no pasquim da Travessa da Queimada...

mas, ainda não é tudo!
reservo, para o final do nosso quotidiano, a minha enorme surpresa quando fui confrontado com uma micro-reportagem com Fernando Madureira, para a revista J, sob o título "'macaco' trocou de clube e é quase doutor".
sim!, é mesmo sobre "ele" e se o título surpreende, o conteúdo vai-te deixar "de boca à banda"! ;)



 
© abola | Ricardo Galvão



respeitando a ordem do título deste post e a cronologia inerente, darei continuidade ao que de "melhor" se publicou com imensos salpicos de tiques lampiónicos, pois não podemos descurar (sobre) o que disserta o "inimigo" mesmo quando não nos ataca declaradamente.

começo pelo escrito de fernando seara "verdade e ignorância", a propósito do que se passou na última assembleia-geral dos coisinhos.
sobre esta temática, também vítor serpa discorreu umas linhas em "o país está de pernas para o ar".

depois, o escrito dO leonor pinhão "e eis-nos no topo da tabela..." - só para contrariar (e arreliar) ;)

prossigo com o escrito (sobretudo) de homenagem ao encontro no Estádio dos Arcos "três golos quase perfeitos", da autoria de hugo vasconcelos e como que termino com a desculpabilização de santos neves ao banho de bola catalão que se verificou no  ex-estádio da Lucy, em "razões de um Barça extraterrestre".

finalizo com a análise de Jorge Costa (o nosso "bicho"), em OJOGO, à partida que opôs a lampiónica agremiação de Carnide aos "ovos moles" do Beira-Mar, no passado Sábado, em "uma vitória complicada". não deixa de ser muito assaz curioso o que escreve (e afirma categoricamente) em "a intranquilidade". a posteriori e por alguém que viu o jogo no recato do seu sofá, garantem-me que foi mesmo assim que aconteceu no nosso actual salão de festas predilecto...



 
© abola | Luís Afonso



num plano secundário (porque calimera) e para quem estiver interessado, divulgo à saciedade:

1) 

as últimas queixinhas de marcos rojo («noutro estádio não marcavam os 'penalties'»)

2)

o que pensam josé manuel delgado ("Sá Pinto 'forever'") e fernando guerra (presidente falou e 'matou' Sá Pinto) da sucessão na cadeira de sonho calimera

3)

a opinião "isenta" de cruz dos santos ao que se passou no Estádio do Dragão (e não só, e não só...), em "a mais ou a menos?"

4)

a visão mazinha de joão (nada) bonzinho sobre a realidade (factual) calimera, num escrito com o título "o eucalipto"

5)

o alerta desinteressado de Jorge Costa (o nosso "bicho"), em OJOGO, na análise ao clássico do passado Domingo, em "entrar a matar o leão ferido" - com especial incidência para o seu ponto 3.
antes de ir descansar as minhas pálpebras, recomendo-te (i) a leitura descontraída da mais recente entrevista de um ícone vivo da Fórmula 1 ao pasquim da Travessa da Queimada - Emerson Fittipaldi de seu nome - e (ii) uma séria reflexão sobre o teor da notícia "direitos de tv centralizados na LPFP podem render o triplo".


beijinhos e abraços (sempre muito portistas)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)