segunda-feira, 10 de setembro de 2012

plenos poderes na hora do adeus




caríssima(o),

antes de tudo o mais, uma espécie de advertência inicial:

como é apanágio neste espaço de discussão pública, o post em causa será tudo menos curtinho, concisozinho, resumidinho, prontinho a ser servido numa embalagenzinha bem bonitinha sem o mínimo de um esforçozinho na sua leiturazinha.

depois, dois pedidos de desculpas que se impõem:

o primeiro, pelo (mais do que suportável) uso excessivo de diminutivozinhos no parágrafo anterior.
tal deve-se ao facto de ainda estar sob influência da ida ao restaurante chinês e a ter visto muitas "miniaturas" à minha frente :D

o segundo, por só hoje ter conseguido publicar este post, o qual se refere a notícias da passada Sexta-feira, dia 07 de Setembro - um dia que terminou de forma muito difícil, com (i) uma reunião de trabalho agendada à boa maneira tuga (na última hora do expediente de trabalho e sem justificação para ausências da dita), (ii) o anúncio de mais medidas de austeridade em prol de um «contributo equitativo» e (iii) o adormecimento ao visionar a segunda parte desse emocionante embate entre as selecções nacionais do Luxemburgo e de Portugal (cujo resultado final só soube na manhã de Sábado).

de seguida, três brevíssimos (mas pertinentes) apontamentos visuais:



© Google



© Google


 
© Google


sim!, todos eles se relacionam com a entrevista de Mourinho, "el único", ao jornal espanhol "AS" (a qual também pode ser vista aqui), nomeadamente quando afirma:
« Sólo cuando veo las fotos de mis inicios en el FC Porto me doy cuenta de que ese niño se ha hecho un hombre que es el entrenador del Real Madrid. Pero sólo en las fotos! Por dentro me siento exactamente igual que hace veinte años. »
(algo como: « Só quando eu vejo as fotos dos meus começos no FC Porto é que percebo que essa criança tornou-se um homem que é o treinador do Real Madrid. Mas só nas fotos! Por dentro, sinto-me exactamente igual ao que era há 20 anos. »)

isto significa:

nem uma referência aos clubes anteriores aos começos no clube onde a «criança que se tornou homem» esteve... nem sequer àquele clube dito «glorioso» e que alega ter vendido os direitos desportivos do "Rallo Tubbs" belga por uma quantia idêntica ao nosso Incrível.
pode parecer uma vitória pírrica o que acabei de escrever; mas sei muito bem que, de entre uns (supostos) «seis milhões» de coisinhos, haverá um ou outro lampião que acusará o "toque", alegrando-me o dia, ficando um pouco mais feliz por o saber  ;)


sem perder o ritmo, o quarto ponto deste post e que lhe dá o título:

da edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada da passada Sexta-feira, destaco, como não poderia deixar de ser, o artigo de opinião do nosso caríssimo Rui Moreira, "o adeus do herói", na sua coluna de opinião PLENOS PODERES, e a propósito da incrível venda dos direitos desportivos do Hulk para o Zenit de S. Petersburgo.
todo ele vale pelo seu conjunto e merece ser (re)lido com atenção.

daquela edição, também realço o artigo de Paulo Teixeira Pinto "continhas", porque ensina aos "manuéis" que gravitaram, ao longo da semana passada, nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera"®, "conspurcando-o" com as suas alarvidades, a fazer as ditas, e em relação às transacções desportivas em causa.
se calhar (muito provavelmente e admito-o!) o defeito estará em mim em acreditar que o comunicado da CMVM relata a fidelidade do negócio. também sei que não estou sozinho na tentativa de perscrutar minuciosamente possíveis "meandros obscuros" do incrível negócio...
é que aqueles lampiões "comem" mesmo tudo o que lhes impingem, a começar nas "notícias" e/ou artigos de opinião publicados no pasquim em causa, terminando nas mais recentes declarações de Maxim Mitrofanov, director-geral do clube russo - esquecendo-se" do essencial e que é o factozinho pertinente (e que só a eles, lampiões doentes, lhes passa despercebido) de a SAD do FC Porto ser cotada em bolsa, logo sujeita aos trâmites legais impostos pelo órgão regulador do mercado bolsista (a CMVM), pelo que não há cá lugar a abébias.

do quotidiano azul-e-branco, registo a notícia divulgada em terceira ou quarta mãos da renovação do contrato de Varela e as declarações de Vítor Pereira à margem da última edição do "Fórum de Treinadores da UEFA", no qual (segundo consta...) também participou 'el único'.
neste fórum também marcou presença o «catedrático» Jorge "Jebus", entretanto "castigado" com uma pena de «quinze dias de suspensão e multa de mil e quinhentos euros»... só que as declarações que proferiu foram de outro calibre (mais consentâneo com a sua "personalidade jurídica"), versando a sua revolta interior pelo "castigo" aplicado.


finalizo este (loooongooo) post de resenha de imprensa desportiva diária com a divulgação à saciedade de dois interessantes artigos; a saber:

1)
o "futebol com causas", da autoria de um tal Luís Freitas Lobo;

2)
a mais recente (e aguardada) mini-entrevista de Moncho López ao jornal desportivo diário OJOGO (com a preciosa disponibilização à saciedade por parte da Ana Ferreira, do muito portista "FC Porto para sempre"), em resposta às alarves declarações de mário saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, ao pasquim da Travessa da Queimada - e que ajudam a explicar "muita coisa" - (com a preciosa disponibilização à saciedade por parte do caríssimo Vila Pouca, no muito portista "dragão até à morte").


beijinhos e abraços (atrasados)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)