segunda-feira, 17 de setembro de 2012

dos plenos poderes da (in)Disciplina

© abola



caríssima(o),

devido a intensíssimos afazeres profissionais, não me foi possível estabelecer o tão salutar contacto contigo desde a passada Quinta-feira - o dia em que foi publicado um dos textos mais lidos neste blogue, o qual resultou de uma partilha do seu original (descoberto ocasionalmente via "faceboKas"®). 
porque não fiz in situ e porque não sou usurpador do Intelecto alheio, reafirmo que todo o mérito do escrito em causa pertence em exclusivo à Ângela Crespo, que não conheço, mas a quem estou grato pela forma como conseguiu exprimir o sentimento de toda uma população que se sente (literalmente) esmagada com o absurdo em que se tornou este clima de austeridade - pelo que a manifestação do passado Sábado, a nível nacional, só terá surpreendido quem por cá não vive há (pelo menos) trinta e seis anos...
tendo presente os noticiários de Domingo, às 22h, tomei a liberdade de sublinhar cuidadosamente a expressão «a nível nacional» por a totalidade da nossa (abjecta) Comunicação Social se ter pronunciado, em exclusivo, ao que decorreu nas imediações do Parlamento, ignorando todos os outros focos de protesto que se fizeram sentir num território que ainda considero ser (de) Portugal. 
a única excepção foi o Porto Canal, pelo que honra lhe seja feita. por muitas vozes discordantes que por aí subsistem, eu acredito neste projecto de Comunicação em que o clube se vê envolvido; daí estar em expectativa pelas surpresas que ocorrerão a partir de 29 de Setembro próximo*.

é que, como se pode depreender por tudo o que grassa neste País, quer se queira quer não - e eu não o quero, nem desejo, de todo! - é (n)a Capital do Império que mais (se) ordena...
desta ideia que se (pres)sente e se experimenta no nosso dia-a-dia no território que alguns (ainda serão muitos?) consideram ser «um deserto», parto, de imediato, para o título subjacente a este post, e que se refere ao tristemente célebre «episódio caricato» que «uniu ainda mais a equipa» lampiónica, nas palavras do seu «catedrático» treinador.


a capa acima é da edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada de Sexta-feira, dia 14 de Setembro. pela fresquinha das suas 8h matinais, este que te escreve adquiriu a dita e ficou atónito com as seguintes palavras, na notícia "Luisão só deve voltar em Novembro", da autoria de nuno paralvas:


 © abola
(clicar na imagem para ampliar) 



incrível! 
o pasquim da Travessa da Queimada soube com uma antecedência de (pelo menos) doze horas qual o castigo a aplicar ao sr. "Luís-(-não-muito-)-grande"® - e que não é grande "coisa", não! - e acertou na mouche em tudo! e de nada valeu a tentativa de atenuar o tal "castigo", numa notícia filha de pai (não muito) incógnito, na última página da edição de Quinta-feira passada, no mesmo pasquim!
eu bem sei que já não me deveria espantar com este tipo de notícias, mas ainda fico estupefacto quando as leio. e indignado. e revoltado. e com o triplo da vontade de as divulgar à saciedade, mormente azul-e-branca, para que se perceba bem a "força" que está por detrás do andor que já vigora esta época e que em muito nos irá dificultar a conquista de mais um tricampeonato. e são por todas estas razões que, enquanto puder, irei comprar edições impressas do pasquim em causa para desmistificar a mensagem de imprensa «isenta» que (in)tentam passar mas que não o são, de todo!
e, já agora, se sílvio "o senador pateta" cervan considera o "castigo" aplicado a «um golo em fora-de-jogo, na Luz, que valeu um campeonato», estou curioso para perceber o que lhe irá na alma sobre esta "pena" aplicada ao sr. "Luís-(-não-muito-)-grande"®. deverá ser para aí um Túnel da Luz. ou então, um Estorilgate, no mínimo!

são, de facto, "tempos muito amargos" para todos nós...
daí que Paulo Teixeira Pinto, no último Sábado, na sua coluna de opinião PONTAPÉ DE SAÍDA, em "memórias da Justiça"*, não tenha calado a sua indignação, tal como o caríssimo Rui Moreira, em "o 'Juary' de Paulo Bento", na sua coluna de opinião PLENOS PODERES, já o havia feito mas a propósito da «(in)justiça de Herculano Lima».
ou seja: não me canso de pensar para comigo que, tivessem estes mesmos acontecimentos ocorrido com protagonistas afectos ás cores do meu clube do coração, e certamente que, não só os castigos e as penas (sem aspas) teriam sido aplicados no imediato, como o seriam (mais uma vez) exemplares.
como aqueles aconteceram com figuras emblemáticas de um clube (dito) «glorioso», "aqui d'el rei!" que não pode ser assim e há que fazer tudo por tudo para salvar o Regime. 


é tudo uma v-e-r-g-o-n-h-a, é o que é!!

(mas e a bem do "andor encOrnado", 'no pasa nada'...) 



e é ainda mais vergonhoso perceber que, no outro lado da Segunda Circular, os climas de impunidade e de (muito) pouca austeridade disciplinar também estão na moda...
não o desejo para o meu clube, de todo!, mas se algum dia tivesse que ler as seguintes declarações do actual presidente do Sporting, seguidas das do seu vice-presidente para a área financeira, pela voz de responsáveis do meu clube do coração, confesso que ficaria muito baralhado (no mínimo). mas, parece que nada das incongruências que são apontadas nas declarações acima incomodam os adeptos de um clube (dito) «grande»... talvez acordem para a (dura) Realidade quando já for tarde demais. ainda por cima, voltaram a perder pontos para o campeonato e já estão a cinco pontos dos líderes do campeonato e à terceira jornada, note-se bem!

a minha revolta com todas estas discrepâncias, dualidades, injustiças, divergências, diversidades negativas, incongruências, subiu de tom depois da leitura das mais recentes declarações de mário saldanha, actual  presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol e propósito da «suspensão» da modalidade pela actual direcção do meu clube do coração.
as ditas são um nojo, uma g'anda filha da putice® descarada, e o indivíduo que as proferiu só me consegue causar asco, repulsa, aversão e fustigá-lo com um taco de basebol até à exaustão.

antes de partir, quatro brevíssimas notas finais:

1) o nosso mágico Deco está «maravilhado» com James; luís freitas lobo, em "o hábito (des)faz o craque" nem por isso...

2) o sr. carlos-com-apelido-de-substantivo-colectivo-para-o-que-ele-é já está com uma tremenda azia pelo facto de o FC Porto ir disputar mais uma edição da Champions...

3) o sr. antónio casanova, numa peça (muito pouco) jornalística sobre João Moutinho, preferiu destacar, em título, um elogio deste a André £ibras-Boas ao invés de relevar a parte final das declarações do ainda médio do FC Porto, em que refere «o FC Porto oferece-me o máximo de estabilidade para me exibir ao melhor nível»...

4) depois de ter lido o artigo de capa central sobre o FC Barcelona, expressões como «factor diferencial», «clube emblemático de uma região», «símbolo que ajuda a agregar tudo», «uma região empreendedora e industrializada», «também culturalmente tem marcas próprias muito definidas», entre outras, dei por mim a pensar quando é que o sr. miguel cardoso pereira também escreverá um artigo como aquele sobre o FC Porto...


beijinhos e abraços (muito injustiçados)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)


* textos surripiados ao caríssimo Vila Pouca, nessa referência incontornável desse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, que é o "dragão até à morte".


Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)