segunda-feira, 17 de setembro de 2012

de um novo excremento (do) Delgado...


 © Google | Miguel Lima (Tomo II)


«

cartas na mesa:

de Ricardo santos a Herculano Lima


finalmente, muitos meses depois do tempo certo, o árbitro assistente Ricardo Santos - um dos melhores do Mundo - falou (porque deve ter sido autorizado...) sobre o lance do terceiro golo do FC Porto, na Luz, que valeu a vitória dos dragões por 2-3.
disse simplesmente que, naquele instante fatídico, se «desconcentrou», falhando a avaliação de um lance sem grande dificuldade. disse, está dito, «desconcentrou-se», acontece.

[...]

mas, não se soube - e este é um pecado capital - que sanções sofreu Ricardo Santos por uma desconcentração que teve influência directa no desfecho do jogo do título de 2011/2012.
para a opinião pública, o que passa é um sentimento de impunidade dos árbitros (que, amiúde, não corresponde à Realidade), que só concorre para o descrédito destes.

enquanto esta situação não for alterada, a ideia de estarmos perante "vacas sagradas", que vivem para lá da crítica e da autocrítica, só potencia a contestação aos árbitros.
é uma falta de transparência que acaba por prejudicar a imagem dos juízes de campo e aumenta exponencialmente a suspeição no Futebol.

[...]

e, se todos erramos e temos o direito de errar, desde que de boa-fé, há consequências a extrair dos erros. [...]
a graduação dos erros tem que ser diferenciada. "mas os árbitros também são punidos!", podem alegar os responsáveis do sector. pois... só que esse castigo não é tornado público, o que aproxima a arbitragem de uma sociedade secreta. e secreta porquê? o que têm os árbitros a esconder? não acordem, não...

»

autor: josé manuel "el excremento" delgado
fonte:
edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada (2012-09-17)
ps: os negritos, os sublinhados, os itálicos e as "aspas" são da minha responsabilidade.


caríssima(o),

não discuto a publicação dos castigos aplicados aos árbitros que «erram por boa-fé» - vulgo "ida para a jarra" e até se encontrarem com eles próprios e com quem lhes elucide as decisões a tomar no futuro imediato -  e com a qual estou de acordo, pois não considero que a arbitragem seja a "tal" «sociedade secreta» que se (in)tenta pintar no escrito acima reproduzido.

agora, o que não posso deixar passar em claro é solicitar o especial favor de alguém informar a abécula que o redigiu que, tal como houve um lance que prejudicou o 5lb no jogo em causa, também o FC Porto tem razões de queixa sobre a arbitragem no dito.
e, já agora, que o jogo em causa só foi «o jogo do título» porque o 5lb esbanjou cinco pontos que teve de adianto, à entrada para a 19ª jornada de 2011/2012...

fico-vos grato se o fizerdes, pois não possuo o contacto do excremento em causa!


beijinhos e abraços (extenuados)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)