sexta-feira, 25 de maio de 2012

plenos poderes no basquetebol




caríssima(o),

no dia do sexto aniversário, desse espaço de referência do "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, e no rescaldo do que (lamentavelmente) aconteceu no dragãozinho, a edição impressa de hoje, do pasquim da Travessa da Queimada foi um fartote. 
atente-se bem.


 
© abola


obviamente e sem ser necessário me justificar por tal escolha, principio pelo artigo de opinião do caríssimo Rui Moreira, sob o título "no cair do pano", publicado na sua coluna habitual naquele pasquim (PLENOS PODERES).

de acordo com o teor do excerto, aquele deveria ser o espírito dominador e sempre presente em todo aquele degradante espectáculo que nos foi dado presenciar e ao qual os atletas e adeptos do FC Porto são alheios no seu início - no sentido em que não foram os instigadores - mas cúmplices com o seu final - dado que responderam às provocações a que foram sujeitos.
mesmo sabendo que, enquanto seres humanos, não somos feitos de ferro e, pelo sangue que nos corre nas veias, "quem não se sente não é filho de boa gente", tenho para mim que, como portistas dos quatro costados e indefectíveis adeptos do nosso clube do coração, temos que ser superiores a indivíduos que não têm qualquer classe, dignidade, respeito, civilidade, civismo e sentido de responsabilidade. temos que marcar a diferença pela positiva! - e como o refere o comunicado da Associação de Basquetebol do Porto.

infelizmente tal não aconteceu. e, tal como o Alex F. o referiu, no muito seu "azul ao Sul", parabenizo «o Nuno Marçal pela compostura e pela coragem de ir sozinho falar com um tipo destes, ainda para mais, estando ele rodeado pela sua pandilha. Foi uma pena ter-se portado como o Senhor que é, e não lhe ter aviado, ali logo, um valente paposeco.
(e, "doctor J.": fica desde já prometido que, quando puder, haverá um artigo sobre o nosso Campeão, entretanto retirado - e tal como solicitado).


 



«[lamentável foi] o comportamento dos mais altos responsáveis do FC Porto, do mais impulsivo, alterado e agressivo presidente até ao mais fleumático, sereno e calmo administrador», é o que (também) se pode ler no lampiónico artigo "do 'fair-play'", da autoria de joão (nada) bonzinho - onde curiosamente não dedica uma única palavra ao comportamento indigno (mas «glorioso»?) do abjecto treinador coisinho da agremiação de Carnide.

«carlos lisboa é [...] o maior ídolo do universo benfiquista extra-futebol e, por isso, deveria ser poupado às críticas do quotidiano», escreve sílvio cervan, o lampionicamente doentio senador pateta, em "campeões olé! campeões ali!".
homessa! então ele instiga mais de duas mil e duzentas pessoas, dando largas ao seu ódio de estimação visceral, e ainda deve ser «poupado»? é preciso ter um bidão de latosa para o afirmar à saciedade...

como cita Paulo Teixeira Pinto, no seu artigo "Hegel, Engels, o cão e a bola":
« tudo o que é racional é real, e tudo o que é real é racional ».



mudando de ampulheta, siga para o quotidiano azul-e-branco
(e outros afins).

«Hulk está por um fio no FC Porto», afirma josé carlos de sousa e logo no início da sua (pseudo-)notícia. acabei a leitura do dito na mesma altura e mudei de página.
é que corroboro da opinião do caríssimo Vila Pouca: 
« deixa-te de conversa para boi dormir. Há muitos interessados? OK! Que se apresentem e se cheguem à frente. Essa conversa só serve para entreter e, no FC Porto, não é com conversa para entreter que consegues alguma coisa. »

gostei particularmente de três outros artigos; a saber:
i) da primeira (mas curta) entrevista (oficial) de Fabiano, enquanto jogador dos quadros da nossa SAD, a joão josé pedro;

ii) da (curiosa) entrevista de Nuno André Coelho a pascoal sousa;

iii) da notícia (filha de pai incógnito) de que «o Conselho de Disciplina, da Federação Portuguesa de Futebol, decidiu abrir um inquérito ao Sporting CP, na sequência das participações efectuadas contra o clube de Alvalade por Nacional da Madeira e o [Marít'mo, o "clube do guardanapo"]».


beijinhos e abraços (ainda ultrajados)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)