sábado, 12 de maio de 2012

material de leitura para um Sábado bem passado

Incrível artigo sobre o nosso super-herói Givanildo à revista SÁBADO
fonte: FC Porto para sempre
ps: os sublinhados são da minha responsabilidade.

Pediu publicamente para sair no final da última época.
Como contornou essa situação?
Todos os jogadores trabalham para conseguir sempre mais para as suas carreiras, tal como acontece em todas as profissões. No final da última época, não estava a atravessar um bom período a nível pessoal e, naquele momento, disse que queria sair, algo que não devia ter feito. Aconteceu, não posso fazer nada...
Depois disso, no início desta temporada, ainda passei por um momento confuso - um momento de desequilíbrio -, mas consegui voltar a ganhar a mentalidade habitual. Ou seja, voltei a concentrar-me naquilo que realmente é importante, e acredito que acabei por fazer uma excelente época.
Não vou repetir declarações daquele género porque tenho é de me concentrar no meu trabalho. Tenho mais dois anos de contrato e passei a dar ainda mais valor ao clube que me dá trabalho.

Sendo assim, os adeptos podem contar com o Fernando para a próxima época?
Claro que sim! Podem, claro! Enquanto tiver contrato com o clube podem contar sempre comigo, porque vou estar sempre a lutar pelo FC Porto e a dar o máximo todos os dias.
Não vão ouvir mais pedidos para sair, nem este ano, nem nunca mais - seja no FC Porto ou noutro clube qualquer. Vou respeitar sempre a instituição que me dá trabalho. Foi um erro que não se repetirá. Não deveria ter falado com a Imprensa sobre esse assunto; deveria, antes, ter conversado calmamente com as pessoas do clube.
Mas é mesmo assim: ainda sou novo e vou continuar a aprender com a Vida...

Foi muito difícil gerir as vitórias do ano passado?
E acredita que Vítor Pereira sofreu com isso?
Reconheço que foi muito complicado para ele.
Não é fácil gerir jogadores que, no ano anterior, tinham ganho tudo o que havia para ganhar. Por vezes, os jogadores deixam a humildade um pouco de lado e cada um começa a olhar para o seu umbigo... Para o Vítor Pereira foi muito complicado...
Mas a verdade é que ele conseguiu dar a volta à situação da melhor forma: conseguiu manter o grupo unido e ainda conquistámos o campeonato.
Considero que o principal mérito é dos jogadores, mas muito desse mérito também é do treinador, porque conseguiu voltar a focar os jogadores no Essencial, que são as vitórias.

fonte: ojogo.pt | +FC Porto
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

© Getty Images | uefa

Qual é a sensação de conquistar o campeonato logo no primeiro ano em Portugal?Não podia ser melhor. Sinto-me bem, muito feliz e muito orgulhoso por ter conseguido um título importante na minha carreira. Quando cheguei, sabia que o FC Porto era uma grande equipa, mas vim encontrar algo ainda maior. O FC Porto é uma máquina de vitórias, é um clube vencedor por natureza e onde só se pode pensar em ganhar todos os dias e cada vez mais.

Quando chegou, o que mais o surpreendeu no clube?
O nível de profissionalismo; tudo é pensado ao pormenor.
Sabia que estava a chegar a um grande clube, mas nunca pensei que fosse assim tão grande nos pormenores. Tudo está organizado como nas melhores equipas do mundo.

Como disse, os adeptos do FC Porto são exigentes e, por vezes, até fica a sensação de que ganhar o campeonato não é suficiente…E não é! Aqui não chega!
Na próxima época quero voltar a ganhar o campeonato, mas também quero vencer a Taça de Portugal, a Taça da Liga e até na Europa. Se possível, quero ganhar tudo!
Estamos num grande clube e, apesar de os adeptos terem ficado muito contentes com a vitória no campeonato, sentimos que eles querem sempre mais. Aqui temos que vencer mais alguma coisa - seja uma Taça de Portugal, uma Liga Europa ou até uma Champions.
Os adeptos do FC Porto querem ganhar, ganhar e ganhar ainda mais. E isso é bom!

fonte: ojogo.pt | +FC Porto
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

Vítor Pereira respondeu à pergunta que remete para "aquilo" que muita gente diz - que ser campeão no FC Porto é um feito ao alcance de qualquer treinador -, o que, no fundo, só serve para retirar o mérito do técnico campeão nacional, como há uns anos já servia para retirar mérito a Jesualdo Ferreira, por exemplo. Perante tal pergunta, o treinador não perdeu a compostura e reagiu com uma evidência, pois claro:
« Nós aqui podemos ser treinadores porque nos transmitem confiança para sermos treinadores. Pergunta-me se qualquer treinador é campeão neste clube? Basta ir à história e ver que não é assim.
« A Vida é feita de desafios! Temos de mostrar sempre que temos competência e muita dedicação. Este clube tem uma estrutura muito forte. Mas a minha vida tem sido isto, tem sido sempre mostrar que ultrapasso desconfianças. Vou continuar a ganhar títulos e a ter conquistas na minha vida. »

Pelo caminho, o treinador revelou os momentos mais complicados da temporada:
« A eliminação da Liga do Campeões e a derrota em Coimbra que nos afastou da Taça e Portugal. Mas essa derrota trouxe também o momento em que todos percebemos que tínhamos de arrepiar caminho.
« A partir de Coimbra, percebemos que deveríamos focar-nos nos nossos objectivos. Às vezes nas derrotas - e essa derrota foi dolorosa! -, aprendemos certas lições. Essa derrota foi o momento de viragem, num campeonato bem discutido, decidido jogo a jogo. »

O mais difícil, acrescentou, foi gerir as expectativas de um grupo de jogadores que no ano anterior tinha ganho tudo:
« Depois de tanta vitória, de tantas conquistas, é natural que os jogadores elevem as suas expectativas de vida. O ponto de viragem foi o tomar de consciência disso mesmo.
« Acredito que a grande dificuldade para mim, ou para qualquer outro treinador que cá estivesse este ano, seria ultrapassar e gerir essas expectativas - legítimas de quem ganhou tanto no ano anterior. Se sentia que os jogadores queriam dar o salto para um clube maior? Estamos num grande clube!
« Sinto um orgulho enorme de toda a gente que aqui trabalha. As expectativas são coisas legítimas do ser humano. Mas não acredito, sinceramente, que se consigam ganhar campeonatos quando não há uma comunhão forte de objectivos entre equipa técnica, jogadores, estrutura e administração. »

Vítor Pereira reagiu Quinta-feira às declarações de Jorge JeBus, à entrevista do director de comunicação do sport lisboa e batata frita e do guarda-redes Artur Moares, que apontaram os árbitros como principal razão da perda do título. O treinador do F.C. Porto garantiu não ter ficado nada surpreendido com o tom:
« Ficava admirado se nos fosse reconhecido mérito por parte deles. Estávamos à espera exactamente disto. Neste clube está-se preocupado em melhorar já no próximo ano, em vez de se discutir coisas que não existem.
« Aqui não nos lamentamos. Quem quiser compra esse discurso, compra; quem não quiser, não compra. Nós não o comprámos!
« Acreditamos no valor do Trabalho e é assim que temos ganho. Neste clube acredita-se no espírito de conquista, de união e é assim que vamos conquistando títulos. »

fonte: maisfutebol | diário do dragão
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

beijinhos e abraços (nada lampionicamente lamentosos)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

1. Caro amigo, seu blog é um poema ao FCP.

Costumo sempre dar uma vista de olhos por aqui porque tem sempre material super interessante, para além do texto sempre impecável.

Este Bruno Sousa é realmente espetacular, um talento raro.

Sou brasileiro, vivo cá na Invicta desde 1994 e o FCP é meu clube de adoção, pois o Fluminense de Deco é o meu clube do coração, mas não há como não ter o coração dividido, pois como num post no Reflexão Portista tempos atrás, o Porto é a minha pátria, também eu sinto o mesmo.

E tendo como ponto comum o Mágico Deco, ídolo nos meus 2 clubes, volto ao Bruno Sousa pelo seguinte motivo:há também no Fluminense um "Bruno Sousa", em outro estilo, mas com o mesmo bom gosto e qualidade.

Quando puderes, vá a artflu.blogspot.com, veja e se delicie com as muitas e muitas homenagens ao Flu.

Hulk, pela humildade de quem teve infancia pobre e difícil, manteve a simplicidade e a humildade depois do sucesso, merece tudo o que conseguiu até agora, e se sair, que seja muito feliz, menos contra o FCP, é claro:-)

Já os Mr Burns e delgados e lambe-botas e freteiros, gosto deles assim.É sinal que há festa na Invicta e azia a sul:-)

Abraço.

2. Bom dia amigo,

Ontem por motivos pessoais, não comentei a antevisão à partida, não vi o jogo, não pude ir aos Aliados, enfim apenas fiquei diante da TV a assistir à linda festa de saudação aos nossos bicampeões, na sala de visitas da cidade Invicta.

Fim de campeonato, é tempo de balanço.

Muitas vezes ao longo da época desanimei, o coração fazia-me acreditar que seriamos campeões, mas a razão por vezes apontava em sentido contrário. Dizia mesmo que se fossemos campeões esta equipa seria alvo de estudo por parte dos estudiosos do fenómeno desportivo, tal era a inconsistência exibicional. Parecia uma equipa bipolar.

A SAD cometeu o erro de não assegurar um goleador aquando da saída de Falcao. Foi apanhada desprevenida, e isso reflectiu-se competitivamente mais nas competições europeias do que nas nacionais.

Também a SAD teve dificuldades no gerir das expectativas de alguns jogadores, que não estavam de alma e coração no FC Porto, e assim esses elementos foram contaminando outros no seio do grupo.

Vítor Pereira, treinador com pouca experiência teve dificuldades evidentes em gerir aquelas emoções que por lá pairavam e poluíam o balneário.

Mas eis que surge o nosso grande Presidente Pinto da Costa, que em Janeiro contrata Lucho, um grande profissional e homem de balneário, sobe Paulinho Santos a adjunto, desfaz-se de Guarin, um atleta que me desilude declaração após declaração ... oh meu se não fosse o FC Porto ainda rompias banco em França, e não passavas de um jogador esquecido ... empresta os descontentes Belluschi e Walter, e notoriamente com este simples acto de gestão, Pinto da Costa coloca o barco no rumo certo, com a malta toda a remar para o mesmo destino, o Bicampeonato.
    Ao longo destes anos Pinto da Costa sempre defendeu os seus treinadores, fê-lo com Fernando Santos, Penta Campeão, quando o engenheiro saiu sob escolta da GNR de Paços de Ferreira.
    Vítor Pereira não foi despedido, porque o presidente sabia que o problema não seria somente dele.
    Vítor Pereira complicou o seu trabalho ao querer introduzir o seu cunho pessoal na equipa, não aproveitando o trabalho de AVB, e esse foi um erro típico de um treinador com pouca experiência.

Fomos uns justos e merecidos campeões. Somos melhores, não somos fanfarrões, somos humildes, lutadores ... SOMOS PORTO!

Os Serpas, Delgados, Cervans, Gomes da Silva sob o guião de Leonor Pinhão têm dado palha aos burros, que se vão entretendo criando fábulas para justificar a sua impotência para vencer o campeonato.
    Basta ouvir um comum benfiquista falar connosco, para verificar que o orelhas para gerir o clube não vale um caralho, mas para dar palha a burros é fenomenal.

Somos Bicampeões, o clube português mais titulado, é um orgulho e uma bênção ser portista.

Nota final para Hulk que na flash interview, mais uma vez demonstrou que além de um jogador de eleição, é um grande homem. Sempre humilde, e respeitando o nosso clube e colegas de equipa, foi sensato na abordagem ao seu futuro. Se Hulk sair merece um clube grandioso como o nosso.
    «Temos sempre motivação, queríamos ganhar para fechar de forma mais bonita. Nunca pensei em jogar e fazer golos, mais importante é a equipa.
    Claro que gosto de jogar sempre, mas respeito o mister. Há no plantel jogadores que mereciam ganhar e ser campeões.
    Agora, vou comemorar com adeptos e depois descansar. A seguir pensarei na seleção. Futuro? Tenho mais quatro anos com o F.C. Porto, está nas mãos do clube e do meu empresário. Só sei que vou fazer sempre o melhor, esteja onde estiver».

Findo o futebol, vamos agora apoiar o Basquetebol e o Hóquei que precisam de nós para conquistar os títulos em disputa.

Abraço e um bom domingo

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt

3. @ Paulo

bem-vindo ao clube dos que não puderam conseguiram acompanhar o encontro de ontem...
    o trabalho falou mais alto, mas sempre deu para ir sabendo da evolução do resultado - o que já não é mau...

~sobre a tua análise:
    nada a apontar, antes pelo contrário. concordo na íntegra.

abr@ço
    Miguel | Tomo II

4. @ rbn

antes de tudo, bem-vindo! a este espaço :)

depois, dê-me uns trinta minutos para o meu ego desinchar dos seus elogios, sff :D

como já o "conheço" de outras paragens, para lá do "reflexão portista", só lhe posso agradecer as suas gentis palavras (porque sinceras).
    a si, o meu obrigado! e, sem falsas modéstias, sabe tão bem quanto eu que (felizmente) há outros espaços na bluegosfera que merecem tão ou mais elogios, como os que me dirigiu. ;)

no fundo e como não me canso de o afirmar, todos somos poucos nesta luta desigual!
    (de defesa intransigente dos interesses de um Amor comum: o Futebol clube do Porto).

também me apraz saber que adoptou o FC Porto como clube do coração e a InBicta como sua cidade.
    sabe: tenho um Amigo (também?) carioca mas que não teve sorte igual relativamente aos clubes em causa ;)
    é 'Mengo' fervoroso e lampião por natureza secundária ;)

ps:
    visitei o artflu e gostei.

abr@ço (e apareça mais vezes. tenho muito gosto!)
    Miguel | Tomo II

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)