quarta-feira, 16 de maio de 2012

«Gabriel, o pensador»



«

Gabriel, o pensador

« Não odeies o teu inimigo porque, se o fazes, és de algum modo o seu escravo. »

Lembrei-me desta frase do escritor argentino Jorge Luís Borges quando, há dias, li a entrevista do Director de Comunicação do [5lb], João Gabriel, ao [pasquim da Travessa da Queimada].
O fel que acompanha cada sentença de João Gabriel não é novo - e não faz jus ao anjo que leva o mesmo nome, portador de boas notícias, segundo a tradição.

João não é um anjo, nem um anjinho; é apenas umas daquelas figuras cujo ódio se deve combater com o riso, por ser esse o melhor antídoto contra a mais maliciosa verrina.Na dita entrevista, João Gabriel repete os argumentos antes usados por Jorge Jesus e António Carraça, para justificar a derrota do [«sport lisboa e batata frita»] no campeonato: os árbitros estão "comprados"; a classificação está "aldrabada"; o [5lb] é perseguido pelas "forças obscuras" que tomaram de assalto o Futebol Português; a contestação à estratégia [lampiónica] é manipulada - e por aí fora, num conjunto de afirmações que têm como alvo o FC Porto e o seu presidente, pois claro!

Nada disto seria relevante, porque repetitivo, não se desse o caso de João Gabriel ter decidido tocar na honorabilidade de pessoas com Passado e Presente incólumes, ao mesmo tempo que lança "lama" sobre a Justiça - tratando juízes e magistrados como meros instrumentos de uma monstruosa estratégia que, na sua cabecinha pensadora, pretende, tão-só, prejudicar o [«sport lisboa e batata frita»]. Uma instituição prestigiada, centenária, responsável e de bem como é o o [5lb] não pode dar-se ao luxo de passar por esta vergonha, acho eu...

Como pode alguém, com uma tão baixa posição na escala de responsabilidades [da coisinha agremiação de Carnide], dizer que homens como Miguel Sousa Tavares e Rui Moreira são intimidados e coartados na sua liberdade, por discordarem, nos artigos que escrevem, das opções do presidente ou do treinador do FC Porto?
Como pode o "pensador Gabriel" dizer que a verdadeira culpada, pelo FC Porto ter ganho oito campeonatos nos últimos dez anos, é a Justiça - a mesma que não lhe colocou na cadeia Pinto da Costa, o malfeitor dos malfeitores que acabou com a hegemonia [encOrnada]?

Atenção: 
João Gabriel podia muito bem estar a expender apenas as suas doutas opiniões. Mas não está!
A entrevista foi concedida na qualidade de Director de Comunicação do [«sport lisboa e batata frita»] - o que significa que, até prova em contrário, o presidente do clube "assina de cruz" tudo o que João Gabriel ali proferiu. A instituição [outrora (dita de) «gloriosa» da agremiação de Carnide] não merece que manchas destas se abatam sobre si.

O ódio tapa as vistas à Razão e, como lembrou Borges, transforma quem odeia em escravo do odiado.
Mais do que o maior ou menor profissionalismo, desta ou daquela gestão; mais do que a sorte ou o azar neste ou naquele jogo, nesta ou naquela época - talvez isso explique por que razão anda o 5lb, há tantos anos, literalmente atrás do FC Porto.

»

autor:  Paulo Ferreira

fonte:
jn.pt
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade





em suma:

«

Você é medíocre e ainda sim orgulhosa
É mole?
Não 'tá com nada e 'tá prosa!
E o seu jeito forçado de falar... é deprimente!
Já entendi seu problema:
Vocês tão muito carentes.
Mas eu só vou te usar,
Você não é nada p'ra mim
Hmm meu amor
Foi bom p'ra você?
...Ah deixa eu dormir...
P'ra quê dar atenção p'ra quem não sabe conversar?
P'ra falar sobre o tempo ou sobre como estava o mar?
Não! Eu prefiro dormir!
Sai daqui!
Eu já fui bem, claro mas vou repetir.
E p'ra você me entender, vou ser até mais directo:
Lôrabúrra, 'cê não passa de mulher-objeto!

»


sugestão musical: Gabriel, o Pensador, «lôraburra»

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)