terça-feira, 17 de abril de 2012

era uma vez um miúdo...



era uma vez um miúdo que, nos seus tenrinhos oito anitos, guiado pelas mão do seu pai e do seu avô paterno, entrou pela primeira vez no (saudoso) Estádio das Antas.
não se recorda do dia, do jogo de futebol em causa e da época desportiva em questão. mas esse miúdo lembrar-se-á, para todo o Sempre, do (ensurdecedor) "bruáá´" que já se fazia ouvir desde as (actuais) bombas de gasolina a Av. Fernão de Magalhães; da forma abrupta como chegou às imediações do portão principal da Superior Norte (em que os encontrões, empurrões e caneladas foram o menos...); da sensação de ver, pela primeira vez, e junto ao gradeamento, um enorme manto verde à sua frente; da pista de atletismo, que também servia para os senhores polícias passearem os seus pastores alemães; dos comentários, na bancada, dos jogadores de então e de que não me esqueço - a saber: "Bife", Mike Walsh e Zé Beto, por serem os que primeiro fixei -, e sobretudo da importância da entrada em cena de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa - à data, um novel desconhecido, que causava estranheza na massa adepta que me circundava.

a verdade é que, passados trinta anos (menos seis do que a minha idade!), este é um nome que não mais esquecerei e a quem também tudo devo sobre o que é "ser portista" e algumas (felizmente muitas) das nossas alegrias desportivas. sobre este tópico e nas suas (doutas) palavras:

«

Para lá de todas as vitórias, de todos os títulos conquistados, de todas as taças em todas as modalidades, de todos os triunfos obtidos, quando nos pedem para nomear a vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam

o orgulho de ser portista!

»





por ora, fica o registo de mais um ano ao comando dos destinos da nau azul-e-branca.
trinta anos recheados de títulos - nacionais e internacionais - e em todas as modalidades, que não só (mas também e sobretudo) no futebol.
também são trinta anos de tentativas torpes de adulterar um facto que é indesmentível:
de que Pinto da Costa, símbolo vivo de um clube identificador de uma região portuguesa, é o presidente mais ganhador de sempre, não só no futebol nacional mas a nível internacional.

antes de ir "fazer coisas úteis e inúteis para a Sociedade", informo-te que:

estou certo que, ao revisitares algumas daquelas hiperligações, sentirás a alegria contagiante do menino portista que habita em cada um de nós - e também no nosso grande presidente, como é visível de cada vez que o nosso FC Porto conquista um troféu. ;)


beijinhos e abraços (muito presidenciais)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)