quinta-feira, 26 de abril de 2012

das desistências...


  © abola | Ricardo Galvão


caríssima(o),

já o tinha referido na passada Terça-feira, mas a notícia de hoje, sob o título "UD Leiria desistirá do campeonato se jogadores avançarem com greve", publicada na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada, clubismos à parte e para quem gosta de Futebol,  é deveras preocupante, tal como igualmente graves são as seguintes constatações de Joaquim Evangelista, e com as quais (lamentavelmente) não posso deixar de estar mais de acordo:

  
© abola

espero bem que o pior cenário para o clube em causa não venha a acontecer, e a bem da Verdade Desportiva - que não aquela que certos "sofistas" acerrimamente defendem com muito afinco, e sem desistir de nela investirem amiúde.
contudo, é claro que torna-se demasiado óbvio (pelo menos para mim) de que o pressuposto exposto pelo caríssimo José Correia, em "o evangelho segundo Joaquim", no "Reflexão Portista", cada vez mais prepara-se para ser uma realidade... e dificilmente desistirei dessa convicção, «penso eu de que»...

mudemos a ampulheta para o quotidiano azul-e-branco.
quem não desiste de nos surpreender, mesmo que (e sobretudo) pela negativa, são os empresários de alguns futebolistas que envergam a camisola (para mim, sagrada) do nosso clube do coração. é certo e sabido que, desde que os primeiros chegaram ao universo futebolístico, não mais este foi o mesmo. e é minha convicção de que quem ficou mesmo a perder foram os clubes, até então detentores dos direitos desportivos dos atletas, e por muito que os números das nossas contratações o possam desmentir.
na edição impressa do pasquim em causa, o destaque vai, por inteiro, para Teodoro Fonseca, incrível empresário do direitos desportivos de Hulk, que confirma «conversações e abordagens concretas de clubes de países como Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, Rússia e até da China». penso que, daquele rol e ao que da Europa do futebol diz respeito, só falta mesmo a França; será que é por estar envolvida em eleições presidenciais? o que eu não admito é que, com o campeonato em curso e nas vésperas de um encontro demasiado importante para os destinos de todos os profissionais do clube do meu coração, o empresário em causa desista do bom senso que se impõe e venha "vender o seu peixe" em completo contra-ciclo com um imperioso recato noticioso...
também é óbvio que desisto de aguardar por uma resposta à altura de quem de direito...

quem também não desiste de criar instabilidade no seio do plantel portista (mormente desde que retomámos a liderança do campeonato em curso) é a redacção do pasquim da Travessa da Queimada. na edição de hoje, a (in)grata tarefa coube a nuno vieira, no recorte jornalístico com o título "o primeiro título" - e, porque hoje é Quinta-feira, nem sequer me pronuncio na mais recente alfinetada dO Leonor Pinhão ao nosso querido líder, no seu (abjecto porque lampiónico) post scriptum, em "a eterna questão das cadeiras".
como já aqui alertei, será de todo conveniente que os atletas profissionais do nosso clube não se deixem embalar neste "canto de sereia", pois e como não desistirei de o referir à saciedade:
nós não "reserBamos" rotundas a considerar hipóteses de festejos e depois não aparecemos.
nós invadimos Avenidas para comemorar feitos desportivos efectivamente alcançados.

para finalizar a análise ao que a redacção do pasquim em causa dedica ao nosso FC Porto, também bruno leite, em "dragões 'caem' da Taça", não desiste de tecer lampiónicas loas em todas as suas crónicas, e mesmo que de forma sub-reptícia...




à liça do que aconteceu na noite passada, em Madrid, e apesar de ter "apostado" na passagem do Real Madrid à final da Champions, na sua décima conquista e em nova debandada de 'el especial' no termo da época em curso, a verdade é que haverá uma "final improvável em Munique" e José Mourinho reafirma a sua continuidade no comando dos 'blancos'.
para mim, que assisti aos dois encontros desta empolgante meia-final, só houve "castigo máximo" na mente de Pereira Ramos. foi por demais evidente e numa "verdade la palissada", que em ambos os encontros, os visitantes jogaram o que os anfitriões deixaram - cada qual à sua vez. acontece que, no encontro de todas as decisões, o FC Bayern München foi "mouristicamente pragmático"® a partir do momento em que levou o encontro para um prolongamento, não desistindo da lotaria das grandes penalidades - e aí, houve aquela bojarda do Sérgio Ramos que... enfim... só quem por lá anda é que sabe quanto custa(rá).




antes de ir almoçar, não posso deixar de me referir àquela que, para muitos (de vós também), é apelidada da melhor de Sempre.
não serão três derrotas seguidas, nem a (mais do que provável) perda de duas competições onde tudo se apostou, que mancharão o percurso de Pep Guardiola nos destinos do emblema catalão, de há quatro épocas até à presente data; ou será que não será bem assim?
para lá da «obrigação moral em renovar» - proclamada por Joan Gaspart -, recomendo a leitura do último artigo de opinião de hugo vasconcelos, com o título "o campeão dos 'meiinhos'": também eu não desisto de considerar que a dita «equipa maravilha» anda sobrevalorizada...

ps:
uma palavra para o Sporting CP e a propósito do encontro que marcará toda uma época:
num território adverso e onde, à data, ainda não lograram vencer uma partida que fosse, que o dia de hoje assinale, que não desistam da ideia de que tal será possível se o lema leonino estiver sempre presente durante os noventa minutos que vos separam da Glória.
estes são os meus votos sinceros, sobretudo para três leões: Danny, JL Martins e Marcelo Silva.


beijinhos e abraços (nunca desistentes)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)