terça-feira, 13 de março de 2012

dos Kompensan®, aspirina® e afins


© google

«
Tal como o [5lb] argumentou que perdeu com o FC Porto por "factores estranhos", também agora digo o mesmo.
» 
autor: Henrique Calisto (actual treinador do FC Paços de Ferreira)

fonte:
tvi.pt
ps: os negritos e as hiperligações são da minha responsabilidade.

caríssima(o),

pela altura em que lerás estas linhas, já a citação acima (pelo que indicia) bem como o conteúdo deste post estarão (porventura) desactualizados. tudo porque os dois últimos dias foram "de cão" e não houve oportunidade de divulgar algumas das minhas (melhores?) divagações e/ou (sequer!) o que de "melhor" se publicou no pasquim com o qual perco algum do meu precioso tempo.
mesmo assim, porque à data e hora a que redijo estas linhas ainda não o vi divulgado nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, e porque tu (pela tua fidelidade, regularidade e constância em visitar este espaço) mereces o melhor da minha dedicação, resolvi "arriscar".
faço votos para que seja do teu agrado! ;)

à partida, o título deste post pode indiciar uma certa indisposição (que não só física) deste que vos escreve pelo sucedido no passado Sábado. tal suposição não anda longe da verdade, mas não é (só) por tal. explico.
é certo que estou com uma certa azia pelo empate que foi concedido no Dragão - sobretudo pela forma como consentimos a perda de (mais) dois pontos para os nossos directos adversários na tabela classificativa - SC Braga e 5lb respectivamente. e não fiquei (muito) melhor quando li a crónica ao jogo, da autoria de hugo do carmo, no pasquim da Travessa da Queimada, nem as declarações de Vítor Pereira; nem ter tido conhecimento das notas atribuídas aos jogadores portistas; nem que houve necessidade de o nosso grande presidente ter descido ao balneário (mais uma vez e ante um encontro em que defrontámos a Académica); nem da estatística da partida em causa (em que houve brio dos academistas no seu índice de eficácia).
sem querer desculpar o desaire de Sábado à noite com os casos de arbitragem da partida, a bem da Verdade estes existiram e em prejuízo do nosso FC Porto. aliás, é o próprio jornalista augusto bernardino quem o afirma, na edição de Domingo do pasquim da Travessa da Queimada (!). só o seu editor-chefe, Vítor Serpa, é que o sonega no seu editorial "que campeonato, meus senhores!" - em cuja página aparece uma notícia referente aos coisinhos cuja azia é igualmente indisfarçável. portanto e pelo exposto, é óbvio que a minha acidez estomacal agudizou...

quem também terá (ainda estará?) com uma certa indisposição física (que não pode ser confundida com lesão) é o "nosso" Rolando. o jogador de origem cabo-verdiana, para além de provavelmente ainda não ter consigo superar o trauma de André £ibras-Boas não lhe ter ligado pevide no defeso de Verão - ao ponto de fazer exibições condizentes com o estado da equipa azul-e-branca -, teve uma atitude deplorável aquando da sua substituição. no mínimo, exige-se (i) um pedido de desculpas formal ao Clube - massa associativa, adeptos, companheiros de equipa, corpo técnico e dirigentes -, (ii) uma condenação pecuniária relevante - por a conduta indisciplinada que revelou não se coadunar com os pergaminhos do FC Porto - e (iii) uns tempos como efectivo... na bancada - para arrefecer os amuos.
ao saber do episódio a posteriori e ciente da sua mais do que provável) gravidade no seio do grupo de trabalho - num claro sinal de que reina uma certa falta de Disciplina e de Ordem -, a minha azia aumentou um pouco mais. e a notícia de que Ricardo Carvalho poderá regressar ao clube não me sossegou, bem pelo contrário...

com todo este cenário montado - conjugado com (a) o facto de o SC Braga ter sido "bafejado" por «factores estranhos» e pela Fortuna da nomeação de um oficial do apito caseirinho e (b) a forma (maldosa) como o 5lb conseguiu alcançar uma vitória com «factores estranhos» na Capital do Móvel -, não fiquei melhor.
e por me referir à (dita) «gloriosa» agremiação de Carnide, também Fernando Seara - em "positivo e negativo: das vitórias e dos receios" - e Fernando Guerra - em "treinadores e... avarentos" - já tiveram melhores dias... (pres)sente-se no que não escreveram nos textos em causa - quanto mais não seja, que não há segurança na encomenda das tão desejadas faixas (porventura já reserBadas, como certas rotundas há dois anos atrás).
 
mas nem só em Portugal se sofre com este tipo de indisposições; analise-se o exemplo de José "el especial" Mourinho, que há muito que já não disfarça o que sente por Pep Guardiola e pelo futebol que indicia se praticar na Catalunha. é claro que o treinador catalão sentiu-se e porque não sofre de azia, deu uma resposta à altura de tão reais provocações - e sabendo de antemão como os madridistas também têm sido "bafejados com «factores estranhos»" esta época...

para finalizar e por forma a compreenderes melhor a razão de ser do título deste post (e de parte do seu teor), recomendo a leitura (atenta) do último escrito de rogério azevedo, na sua coluna de opinião habitual MEIO ANJO, MEIO DIABO, com o título (original, sem dúvida!, mas muito enganador) "venha lá, sff, a aspirina de Messi!".
em tempos idos e que deixam saudades, por esta altura o sr. em causa já teria tido uma resposta (in)conveniente por parte de quem de direito; porém e como a tradição já não é o que era e costumava ser, parece(-me) que o silêncio é a voz de ordem no plano comunicacional do nosso clube do coração, pelo que o dito fica sem aquela. mas que era merecida, disso não tenho dúvidas!

em contra-ciclo com esta complacência, só mesmo os artigos de Paulo Teixeira Pinto "lições da semana" (Sábado) e "mais notas da semana" (Domingo) e o cartoon abaixo - isto enquanto não divulgo (oportunamente) a última diatribe do nosso enfant térrible, Miguel Sousa Tavares.



© abola | Luís Afonso


beijinhos e abraços (complacentes)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)