quinta-feira, 24 de novembro de 2011

convidado especial

 
© free-photos.biz | calle Ricardo Buesa (Vitoria-Gasteiz)


nire maitea,
que é como quem escreve em Basco "caríssima(o)",

hoje, na rubrica "binte perguntas a...", convido-te à revisitação da entrevista a um visitante regular do (falecido) TOMO I: o Xavier, mais conhecido na blogosfera (e alguma bluegosfera®, também) por "DUX_XXI".
ao reler as linhas que se seguem, fascino-me com o facto de, nem um ano passou desde a publicação da dita e as nossas vidas mudaram (como que) radicalmente: por exemplo, soube pelo próprio que, devido a afazeres profissionais e passionais, já não é um imigrante basco a residir em Coimbra, tendo regressado à sua terra natal - dificultando-me a tarefa de lhe oferecer um (prometido) cimbalino, pelo que teremos que ficar pelo vizinho café solo. ;)

o Xavier não é portista desde pequenito, antes um fervoroso adepto do Athletic Club (de Bilbau).
pese embora a cor do seu emblema do coração, enquanto esteve por terras lusitanas defendeu ser um brioso academista puro e por muito que tenha lido (inúmeros) comentários seus em sítios onde a cor verde predomina. ;)
porém, nas suas visitas ao meu blogue cobardemente pirateado, o Xavier foi de uma lisura no trato e opinou sempre dentro das regras da boa educação e com uma atitude que muito apreciei (e ainda o faço): em todas as matérias em que bitaitou e que não só sobre Futebol, teve uma atitude positiva e/ou de espírito crítico construtivo.
assim sendo e mesmo integrando uma rubrica «feita por portistas, sobre portismo e dedicada a todos os portistas», a entrevista que se segue pretendeu ser o meu modesto prémio por tal atitude.

espero que a leitura seja do teu agrado, tanto como o foi para nós.

mais uma vez: eskerri kasko, Xavier!





hogei galde tu… DUX_XXI
[binte perguntas a... DUX_XXI]

[2011-01-19]
 
introdução
caríssima(o),
hoje é dia de jogo da Taça da Liga, no Dragão, pelas 20h45m, frente ao Beira-Mar. «yeah! fantástico! que estimulante!» ...
foi exacta e precisamente o que pensei, mesmo considerando que também estarei no Estádio, daqui a umas horitas.
por outro lado, as Quartas-feiras, cá no burgo, também são dia da novel categoria "20 (vinte) perguntas a..." - em Basco: hogei galde tu... - uma rubrica de regularidade (que se pretende que seja) mensal e onde dou a conhecer um pouco mais do pensamento de algumas figuras emblemáticas (pelo menos para mim) desse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera®".
e por "figuras emblemáticas" entenda-se não só administradores de blogues de referência, mas também comentadores habituais nos ditos. assim, no dia de hoje, resolvi preparar uma surpresa - não só para ti, como o também  foi para entrevistado que se segue.

trata-se do Xavier, mais conhecido por assinar bitaites (que não só no TOMO I) como "DUX_XXI". ele é igualmente o responsável pela gestão de um espaço de opinião pública deveras interessante - logo de paragem obrigatória para mim, desde finais de Outubro - e que dá pelo nome de "Bancada de Imprensa".
é um blogue muito bem conseguido e que, para além de questões de Futebol (sem incidir preferencialmente num único clube dito «grande»), aborda outras temáticas que ele considera pertinentes - e que vão desde um simples desabafo, passando por questões humanitárias e ambientais, e desembocando em recortes de artigos de imprensa muito pertinentes ou em situações do dia-a-dia. é que (e como não o canso de escrever) «nem só de Futebol vive o Homem».
modéstia à parte, a entrevista que se segue está muito bem conseguida, graças (sobretudo) à disponibilidade do entrevistado em enfrentar de frente as questões que lhe foram colocadas e como é seu apanágio: não esteve com rodriguinhos, com dribles inconsequentes, nem lateralizou o seu jogo, não senhor! na hora das decisões, partiu directo para o adversário e, por mais do que uma vez, logrou marcar golo com muita classe e muita categoria.
o exemplo máximo dessa maneira de ser e de estar em Sociedade (re)vê-se nas sugestões que deixa para que o nosso futebolzinho seja mais crescido num futuro (que se deseja) próximo.
também foi agradável poder ter uma visão do meu (nosso) clube do coração e ler algumas considerações sobre questões do seu quotidiano, por parte de uma pessoa totalmente isenta, isto é, que não padece de clubite aguda - dado que os seus olhos não vêm uma cor predominantemente "grande", pois não é lampião (graças a Deus!), nem lagarto (talvez...) e muito menos tripeiro (com muita lástima).
espero que a leitura seja do teu agrado, como foi para os intervenientes na sua realização.
por último e antes da dita, esta é a minha sugestão musical para ele. a mensagem é subliminar, mas ele chegará lá, com certeza! ;)

I. dados biográficos (gerais)


nome:
Xavier | DUX_XXI

data de nascimento
(mês, ano): Julho de 1975

signo do Zodíaco:
Caranguejo

naturalidade
(Cidade, Província, Comunidade Autónoma): Vitoria-Gasteiz, Álava, País Basco

residência
actual (Freguesia, Concelho e Distrito):
Sé Nova
, Coimbra (Coimbra)

área de actividade profissional:
Saúde (medicina cirúrgica)

estado civil:
(ainda) Solteiro

II. entrevista


1. "penta1975" é o meu nick/alcunha e com o qual assino os meus bitaites na «bluegosfera®». “penta” porque não esquecerei esse momento ímpar do meu clube do coração no Futebol Nacional (e quando ia com frequência ao Estádio das Antas - fui sócio cativo e tudo; e muito antes dos Dragon Seats); “1975” porque é o ano da nossa colheita. podes partilhar connosco o significado do teu nick/alcunha [DUX_XXI]?
Na verdade, foi muito fácil para mim escolher este nickname. São várias as razões e nenhuma delas é objectivamente a responsável pela escolha: "Dux" significa «guia, condutor ou líder», mas também me remete para "Dux Veteranorum", que por sua vez me transporta para Coimbra [para a sua Academia].
Por outro lado tem três vezes a letra “xis” que é uma letra que me agrada bastante; e "XXI" de século vinte e um.
E por fim, se repararmos bem, a mesma pode ser lida como "XXX "- sim, com essa conotação :)
Mas na altura que escolhi este nick só demorei um minuto a pensar no assunto.

2. pelo teor de alguns dos posts no teu blogue deduzo que gostas de Futebol. qual é o clube do teu coração? e se este não for português, em Portugal torces por quem?
Eu adoro futebol! Mas aquele que se joga dentro das quatro linhas. Quando se joga mais fora destas sinto-me enfastiado e perco todo o interesse.
Como normalmente acontece apoiamos o clube da nossa terra, e eu não sou diferente. O meu clube do coração é o Athletic Club (de Bilbao) - o melhor clube do mundo, naturalmente!
Em Portugal sinto uma paixão enorme, mas a outro nível, pela Associação Académica de Coimbra, que incorpora no seu seio a chamada “Académica” no seu organismo autónomo de futebol (OAF). Quem já foi estudante de Coimbra, ou por cá tenha vivido, sabe muito bem do que eu escrevo e da dificuldade que sentimos em explicar este nobre sentimento.
É a própria cidade que tem um pulsar diferente de qualquer outra cidade que já tenha visitado. É uma alma que nos acompanha, que nos faz vibrar, que se entranha na pele e nos protege. E quando vestimos o traje académico? É o êxtase! A Capa e a Batina pode ser usada em qualquer lado e em qualquer circunstância, mas logo no primeiro momento em que a usamos há uma sensação de orgulho que nos invade e que jamais nos abandonará...

3. ainda te lembras da primeira vez que entraste num estádio de futebol? se sim, o que sentiste? e recordas-te desse momento? se sim, qual foi o estádio, quando foi (basta o ano), que equipas jogaram e qual o resultado final?
Sim, lembro-me perfeitamente! Foi no San Mamés [conhecido por "La Catedral"], naturalmente, num jogo a contar para La Liga. Mas não sei a certo quem foi o adversário, que não era muito forte. Ganhámos por 3 ou 4 - ou qualquer coisa que o valha.
Olha, afinal não me lembro assim tão bem. Como teria uns seis anos acho que é natural. :)
Mas o que não esqueço mesmo é da companhia, levado pelo meu pai e de sentir uma atmosfera que me marcou para sempre. O orgulho Basco ultrapassa qualquer descrição...

4. primeira pergunta directa: o que te sugerem os processos “Apito Dourado” e “Apito Final”? quais são as tuas primeiras impressões (porque, para mim, são sempre as mais verdadeiras) sempre que ouves/lês/escutas algo sobre eles?
Miguel, como o referi anteriormente, o que se passa fora das quatro linhas pouco ou nada me interessa. No entanto é impossível ter passado ao lado destes casos.
Para mim foram vãs tentativas de tirar o mérito inquestionável alcançado pelo FC Porto. Seja aqui, seja na China, haverá sempre mentes pequenas que nunca conseguiram - nem conseguirão - admitir que na época X o clube Y foi melhor do que o nosso.
O problema destas mentalidades tacanhas é que elas depois viram-se contra quem tanto critica. Veja-se, por exemplo, o campeonato do ano passado: poderia ter sido de contornos épicos para o campeão, mas que, perdido numa expiral de críticas ao adversário, nem conseguiu saborear convenientemente o feito. No fundo, [em Portugal] ainda não se percebeu que quanto mais forte e honrado for o adversário maiores seremos nós na vitória e até na derrota.
Não quero dizer com isto que não existe - ou existiu - corrupção no futebol; não sou assim tão naïf. Mas aquilo que se pretendeu com estes casos foi, repito, uma vã tentativa de denegrir tão grandes méritos alcançados pelo FC Porto, que qualquer adepto de futebol tem de admitir que foram épicos. Eu, que não sou Portista, vibrei com tão grandes vitórias!

5. a segunda pergunta directa segue pronta. quem é, para ti, Jorge Nuno Pinto da Costa: uma “besta de um dirigente
ou um presidente bestial” (por assim dizer e em sentido figurativo, pois claro!)? é que não há meio-termo, quando se trata do Presidente do FC Porto, como deverás saber. fundamenta a tua resposta, por favor.
Esta pergunta é fácil: é um "Presidente bestial".
Não vou aqui mencionar todos os títulos conseguidos pelo FC Porto ao longo de tantos mandatos. Mas vale a pena relembrar - e esta é para ti, Vítor Baia! - que o FC Porto era um clube muito forte a nível regional e com alguns títulos nacionais, mas que Pinto da Costa conseguiu transformar numa grande potência internacional.
Como sabes, faço muitas viagens ao estrangeiro e sempre que se fala de Futebol em Portugal o FC Porto é sempre mencionado. Todos o conhecem. O SL Benfica também é conhecido, o Sporting CP menos. Mas [o SL Benfica é visto] como um clube do Passado, que ocasionalmente aparece nos grandes palcos.
Já o FC Porto é temido; os clubes que visitam a Invicta sabem que vão passar um mau bocado e muitas equipas até se dão por satisfeitas de "não levar para contar". É desta forma, também, que se vê a grandeza de um clube. E o FC Porto é inquestionavelmente o melhor clube português dos últimos 20/25 anos. E, por este andar, não vejo que as coisas mudem.
Estes são os méritos de Pinto da Costa, não se esqueçam disso. Se os rivais tivessem só meio Pinto da Costa já estariam satisfeitíssimos...
Mas naturalmente que há coisas que me desagradam em Pinto da Costa. Só que essas são do foro privado e são opções de vida que eu não faria, mas naturalmente respeito. Não confundo as coisas.

6. a terceira pergunta directa é já a seguir: a que consideras que se devem os êxitos desportivos na última vintena de anos, por parte do meu clube do coração – e não me refiro só e em exclusivo, aos granjeados na modalidade preferida dos portugueses?
Já respondi a este tema na pergunta anterior.
Mas aproveito para fazer referência ao trabalho desenvolvido nas modalidades [ditas] amadoras, que tantas vezes são esquecidas.
Embora não possa quantificar, certamente não estarei errado em dizer que nesse capitulo Pinto da Costa efectuou, também, um grande trabalho. Não são raras as vezes que vocês vêm a Coimbra dar-nos um amargo de boca...

7. como alguém que tem opinião sobre o fenómeno futebolístico luso, aponta três sugestões para o incrementar, i.e., para o tornar mais “apetecível”, principalmente para potenciais investidores estrangeiros – seja ao nível financeiro, de marketing, de número de espectadores, ou outros.
A minha resposta aqui entronca no que tenho vindo a dizer. Mas posso facilmente identificar três situações a serem melhoradas no futebol luso:
A primeira é a mais difícil: mudar a mentalidade do espectador português.
Enquanto não houver cultura de fair-play e valorização do adversário nunca sairemos deste marasmo. Um Cádiz-Valladolid, em Espanha, arrasta mais espectadores e é mais emotivo, do que um Benfica-Paços de Ferreira ou do que um FC Porto-Naval. E isto não acontece somente pela falta de qualidade dos espectáculos. Não se pense que em Espanha todos os jogos têm a qualidade do Barça ou do Madrid, porque não têm!
A razão está mais no lado cultural dos espectadores: em Espanha, em primeiro lugar, somos do clube mais próximo de casa; é óbvio que há quem nutra simpatia pelo Barça ou pelo Madrid, mas, quando estes jogam contra a nossa equipa, apoiamos sempre os nossos e mesmo que, no final da partida, se faça uma fila de 1km só para ver o Cristiano Ronaldo ou o Messi a passar.
Neste aspecto estou como o Santiago Segurola: o espectador português é o reflexo da sociedade vigente, i.e., amorfo, conformado, desmotivado e, acima de tudo, sem iniciativa.
A segunda medida passa por alterar o preço dos bilhetes.
É absolutamente escandaloso o preço que se paga para ver jogos de futebol em Portugal. Mas tal não acontece só no futebol: é no Teatro, no Cinema, nos concertos, na Literatura, etc...
Estou em crer que se o preço for alterado teremos mais gente nos estádios e os jogos terão, só por isso, mais emotividade...
A terceira medida diz respeito à promoção dos jogos.
Já reparaste que na antevisão dos jogos as imagens que se mostram são as das declarações dos treinadores e/ou dos casos de jogos recentes? Para mim, isso desmotiva qualquer espectador que queira "relaxar" um pouco porque e logo à partida, há uma desmotivação intrínseca a todos os casos que são escalpelizados.
Lembro-me particularmente de um caso em que a SportTv, na promoção a um jogo, mostrava jogos anteriores de um clube. Até aqui nada de anormal; só que, em vez de evidenciar golos e grandes jogadas, não! Mostrava duas ou três valentes sarrafadas que os jogadores, ora sofriam ou davam. Isto,  meu amigo, não é promover um jogo de futebol! Aliás, isto deveria ser alvo de revisão pelas televisões, urgentemente. Só que os jornais e as rádios fazem o mesmo...
No fundo a cultura de mediocridade está instalada e não vejo modos de desaparecer...

8. como analisas os recentes resultados financeiros da SAD do FC Porto? consideras que a gestão da SAD é de risco? explica as razões da tua resposta.

Ora aqui está uma pergunta difícil. Posso passar à frente? ;)
O lucro de 10,7 milhões de euros [M€] parece-me deveras importante. Pelo pouco que o tema me interessa parece-me que os rivais neste capítulo estão bem piores.
Fiquei no entanto intrigado com: «Direitos televisivos: 6,3 M€ (menos 0,2 M€ do que em 2008/09)». Terá isto somente a ver com a participação (ou não) na Liga dos Campeões?
O que objectivamente posso dizer é que o FC Porto, sem petrodólares (ou dólares de Luanda) consegue comprar passes de jogadores que eu considerava "impossíveis" - como é o caso de Falcao, por exemplo.

9. na tua opinião, o percurso desportivo do meu clube do coração, no presente campeonato, está intimamente relacionado com que factor(es)? explica sucintamente.
Em primeiro lugar há muito mérito do treinador. Num parêntesis aproveito para dizer que fui dos primeiros a evidenciar esse facto, até porque falo por conhecimento de causa. Não sendo amigo de André Vilas-Boas, sei muito bem no nível de exigência que ele imprime - como fez na Briosa, onde se trabalhava como num clube grande.
Depois há mérito da Administração por "tê-los no sítio" e apostar em malta nova - se fizéssemos isso noutros sectores da Sociedade Portuguesa possivelmente não estaríamos neste lamaçal onde infelizmente nos encontramos.
Por fim, há muito mérito dos jogadores. Ainda há dias, Helton - que eu sempre achei um guarda-redes de grande nível (vocês portistas nem tanto, o que para mim é um mistério...) -, dizia que se sente novamente motivado para treinar e para jogar. Isso nota-se em todos os jogadores, mas mais eloquentemente nos suplentes, que entram ávidos por merecerem a honra de jogar na primeira equipa. É este o parâmetro que invariavelmente eu coloco para saber se um clube vai ter (ou não) sucesso na época desportiva. E raramente falho...

10. os recentes 5-0 ao 5L Benfica ainda estão fresquinhos na minha memória e igualmente na de quem se considera portista, «penso eu de que». Na tua douta opinião, foi mais demérito do 5L Benfica do que mérito nosso no alcance de tão retumbante vitória? Explica as tuas razões.
Repara, Miguel: quando se obtém sucesso na nossa carreira profissional, pensamos que foi só porque os nossos colegas de trabalho são umas nabiças? Ou quando conquistas uma mulher vais pensar que é porque os tipos que a cortejaram falavam como o Jorge Jesus e/ou tinham o aspecto do Coentrão? Não, pois não? Aqui o princípio é o mesmo.
Esse resultado foi o reflexo da diferença de qualidade das duas equipas, naquele momento da temporada. Só pode ser mérito do FC Porto, evidentemente. E olha que o SL Benfica não estava - nem está! - assim tão mal para usar esse argumento como desculpa porque, salvo erro, só têm menos três pontos em relação à época passada. Ou seja, este ano temos muito mais FC Porto do que propriamente Benfica a menos - em comparação com a última época, que foi atípica.

11. já sabes uma definição para «goleada mínima»?
Eu sempre soube o que significa uma «goleada mínima»: é, nem mais nem menos, do que o prestar vassalagem a quem efectivamente tem o Poder.
No caso em apreço, houve necessidade de agradar ao leitor; ou seja: não se relataram os factos como eles efectivamente aconteceram, mas sim como acharam [a Comunicação Social] que o leitor gostaria que fosse. Isto é jornalismo?! Não, não é!
Salvo raras excepções, neste momento os jornais servem somente para vender papel, nada mais.
Eu tenho um grande cuidado na escolha do que leio porque o meu tempo é precioso; mas também porque estas coisas me irritam solenemente.

12. consideras André Villas-Boas um «clone» de José Mourinho? porquê?
Não, não considero.
Mourinho é único, embora eu também ache que é um bocado cagão. :)
André Villas-Boas jamais terá o sucesso de Mourinho, simplesmente porque é impossível para ele ou para qualquer outro mortal, conseguir alcançar o que Mourinho já consegiu.
André Villas-Boas será um dos melhores treinadores portugueses de sempre, vencerá muitas competições - algumas já este ano -, mas está longe de ser um novo Mourinho. Até a nível de relações pessoais encontro diferenças abissais entre ambos - e, nesse aspecto, agrada-me mais ver e ouvir Villas-Boas, que eu penso que será um treinador de nível mundial nos próximos 4/5anos.

13. o que te apraz dissertar sobre a recente eleição de José Mourinho, pela FIFA, como Melhor Treinador do ano de 2010?
É inteiramente merecido. É o "number one", sem dúvida! E não o afirmo por ele ser português - até porque agrada-me muito mais Pep Guardiola, por exemplo. Mas é inegável que Mourinho é mesmo o melhor. Repara no que ele fez com o Inter e o que [(não) fez] Rafa Benítez, que não é um treinador qualquer.
É um orgulho ver um português - e ainda jovem, lá está! - a ter tanto sucesso. E Mourinho ainda vai ganhar muito mais! E nós cá o esperamos para ele tomar conta da Selecção Portuguesa.

14. primeira série de “cinco rapidinhas”:

i) sinónimos para «fruta», «jantar» e «rebuçado»:
«gajas», «uma noite de sexo», «uma gaja mais delicada»

ii) antónimo para «lampião»:
um tipo honrado (futebolísticamente falando)

iii) sinónimo de «lagarto»:

um tipo eternamente sofredor, mas com estilo :)

iv) sinónimo de «Verdade Desportiva»:

Todas as vitórias alcançadas com Honra

v) antónimo para CR7:

Franco Jara

15. segunda série de “cinco rapidinhas”, em que te solicito a identificação de uma doença (crónica ou não) que melhor caracterize as personalidade/entidades que se seguem:

i) Federação Portuguesa de Futebol:
Catalepsia patológica

ii) Liga Portuguesa de Futebol Profissional:

Raquitismo

iii) Michel Platini:

Raquialgia

iv) árbitros do futebol nacional:

Síndrome de Tourette

v) José Sócrates:

Normose

16. esta pergunta é recorrente, mas foi adaptada por puro “desconhecimento futebolístico preferencial” a priori. das seguintes opções, descreve o teu sentimento mais profundo (se possível) após uma derrota do teu clube do coração:
[
só pode ser uma opção. selecciona-a a negrito, por favor]

a. – não durmo direito nessa noite
b. – que ninguém me fale durante as próximas vinte e quatro horas, pelo menos – TM incluída
c. – apetece-me mandar tudo para um sítio (ou dois) que eu cá sei – e preferencialmente em Basco ;)
d. – extravaso o meu sentimento no “Bancada de Imprensa” e/ou em sítios afectos a esse clube
e. – visito sítios do clube rival directo e/ou secção de comentários das edições on-line de jornais desportivos e insulto tudo e todos

17. qual foi o desafio de futebol que, à data
[Janeiro de 2011]
, mais te marcou – i.e., aquele que não mais esquecerás porque está sempre presente (nem que seja no teu sub-consciente)? porquê?
[podes considerar competições nacionais e/ou internacionais de clubes, bem como de selecções]

Felizmente já vi muitos jogos, ao vivo, que foram excepcionais, mas destaco um em particular: o Portugal vs. Holanda, do Euro 2004.
Como sabes, parte da minha família é Basca e outra parte, já um pouco mais distante, é Holandesa.
Esse jogo foi uma boa oportunidade de rever - e também de conhecer - uma parte da minha família [de ascendência Holandesa]. O "programa" incluiu uma ida ao Estádio [José de Alvalade] para ver o jogo.
Neste turbilhão de emoções conseguimos alcançar a vitória e a tão desejada final!!!
Ainda hoje, às vezes, penso nesse jogo!!! Que maravilha!!!

18. à data
[Janeiro de 2011], qual o melhor onze de jogadores lusos e qual o melhor banco (22 jogadores no total, portanto) que já viste jogar, «ao vivo e a cores».

19. à data [Janeiro de 2011], qual o melhor onze de jogadores lusos e/ou internacionais e qual o melhor banco (22 jogadores no total, portanto) que já viste jogar, «ao vivo e a cores».

20. como visitante regular do
TOMO I, pedia-te o favor de indicares um aspecto positivo e um aspecto (ou mais do que um) que gostasses de ver corrigido.

aspecto positivo:

Quando visito o TOMO I nunca me preocupo em confirmar as fontes. Está tudo muitíssimo bem documentado e elaborado - melhor do que num jornal, muito melhor.
A escrita é óptima e sempre escorreita e o aspecto gráfico do blogue é muito bom.

aspecto negativo:

Paradoxalmente ao que disse atrás, a forma sempre muito bem organizada faz com que estejamos perante um bloqueio mental nos comentários.
Acho que deverias promover uma pouco a “desordem” nos artigos: falar porque ouviste dizer ou simplesmente porque o sentes. Penso que isso que tornará as coisas mais "leves" e ajudará a quebrar o gelo na altura de comentar.
Como sabes, eu leio sempre os teus posts - às vezes com dias de atraso, mas leio! - só que acho que, por vezes, são um pouco longos. E tu também já sabes disso.

21) não há. chegamos ao
FIM! ;)

Quem disse que não há?!
Aqui fica a minha sugestão musical para ti! ;)
»


musuak eta besarkadak!
eta eskerrik asko! zure bisita egiteko ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)