terça-feira, 27 de setembro de 2011

portismo: Bruno Alves


© um sítio rasca Google

«
pergunta [P]: Com o jogo contra o FC Porto no horizonte, o que sente um portista que está castigado e não pode jogar?
Bruno Alves [BA]: É muito difícil ter de ficar de fora. Queria muito participar neste jogo. Achei que seria uma experiência de vida muito importante. Não é todos os dias que se joga na Liga dos Campeões contra a equipa que me deu tudo. Espero que isso fique guardado para o Dragão.
P: Espera uma grande ovação, presumo...
BA
: Será ainda mais especial, mas não vou à espera de nada. Dei o melhor de mim no FC Porto e acho que deixei boa impressão. Quanto à reacção dos adeptos, gostava que fosse boa, mas espero para ver.
P: Já se imaginou a fazer um golo ao FC Porto?
BA
: Não... Não sei bem o que sentiria, mas acho que não festejava. Marquei ao AEK no ano passado e, pelo respeito que lhes guardo, também não festejei.
P: Não fica com um amargo de boca por ter deixado o clube na época em que este conquistou praticamente tudo, Liga Europa incluída?BA: Nos anos em que joguei no FC Porto, fui sempre à Liga dos Campeões, e isso é diferente da Liga Europa. É na Champions que estão as grandes equipas europeias. Levo comigo sempre aquilo onde participo e não participo em provas imaginárias.
P: O Bruno não fez, afinal, tanta falta como se previa. Surpreendido?BA: Não! Resolveram muito bem a minha ausência. Além de Rolando, que já jogava, tinham estado um ano a "preparar" o Maicon. Depois contrataram o Otamendi, que é excelente. E também havia o Sereno...
O FC Porto é a equipa que mais se renova e o sucesso está aí: sabem que quem chega tem sempre mais qualidade do que quem sai.
P: Este ano renovou pouco... Mesmo assim, é o principal favorito no grupo da Liga dos Campeões?BA: O grupo é muito equilibrado. O FC Porto, pelo que fez no ano passado, é o favorito teórico, mas terá que o provar em campo. O Zenit tem uma grande maioria de internacionais de muita qualidade. E até o Apoel é difícil. Se o Shakhtar e o Zenit ganharem nesta jornada, ficam todas as equipas empatadas e tudo pode acontecer.
P: Em quem apostaria para o jogo de Quarta-feira?
BA: Aposto no Zenit. O FC Porto é especial, provoca-me sempre sentimentos muito bons, mas sou profissional.
P: E no campeonato português, aposta no FC Porto?
BA: Colocava dinheiro nisso. A organização da equipa e [a estrutura do clube são muito grandes], e a escolha do treinador foi acertadíssima: conhece a equipa, chegou com a "bagagem" do ano passado e pressupõe continuidade.
Acho que vai ser campeão, e os adeptos devem apoiá-lo.

Os elogios constantes ao FC Porto não enganam: as saudades são muitas.
Bruno Alves não o esconde nem tem medo de ratificar aquilo que um dia Deco já disse: «Sou feliz por natureza e em todo o lado. Mas como fui no FC Porto dificilmente voltarei a ser».
O tom embargado da voz e a pausa que coloca entre cada palavra salientam novamente o sentimento e puxam à emoção: «Tenho muitas saudades. Saudades do clube, da cidade, dos amigos, das rotinas.... Cresci lá, foi lá que tive oportunidades, que cheguei à Selecção e onde me estreei na Liga dos Campeões. Foi lá que me consideraram o melhor jogador do campeonato e foi lá que ganhei títulos. Nunca me irei esquecer de tanto», frisa.
Também espera que os adeptos não o esqueçam nem o odeiem: «Não me devem criticar por ter saído, mas antes agradecer pelo que ajudei a fazer pelo FC Porto. Até na hora de sair ajudei financeiramente para que o clube possa continuar no topo», sintetizou, sem querer antecipar o cenário de um hipotético regresso no futuro.
»
fonte: ojogo.pt
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade


« Não me devem criticar por ter saído, mas antes agradecer pelo que ajudei a fazer pelo FC Porto. Até na hora de sair ajudei financeiramente para que o clube possa continuar no topo. »


caríssima(o),
a entrevista estava a correr tão bem que eu até já me tinha esquecido das declarações do papá Washington, em Maio de 2010. mas depois li aquela frase...
é que não foi o clube que forçou a saída do jogador! e como ele bem reconheceu, o Clube também lhe deu a ganhar. e muito! quanto mais não seja, projecção internacional. é por esta razão - e só esta - que não gostei especificamente daquela frase que li na entrevista. talvez seja impressão minha, mas soou-me a despeito.
 
assim sendo, desculpa lá Bruno, se é que me estás a ler e conheces este espaço da bluegosfera"®, mas se for ao Dragão (como espero e não morrer atropelado por um caracol «ou que assim»), quando o (agora) "teu" Zenit vier à InBicta, não irei suspirar de saudades pelos tempos em que envergaste uma camisola mítica com um número místico para o clube.
mais depressa me recordarei de Aloísio, Celso, Eurico, Fernando Couto, Geraldão, Jorge "he's my friend!" Andrade, Jorge Costa, Lima Pereira, Pedro Emanuel, ou do Ricardo Carvalho. até do João Manuel Pinto! bem, se calhar exagerei neste último, pois tu ainda não passaste para a margem Sul, mas acho que ficaste com uma ideia de como (não) me irei sentir.
e já agora, ainda não esqueci a tua exibição no Algarve, naquele mesmo ano, na final da Taça da BejeKa, ante os coisinhos lampiónicos da agremiação de Carnide, ok?

beijinhos e abraços (defensivos)!
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)

4 comentários:

  1. Do Jorge Andrade não fiquei com grande impressão do que disse em relação à meia final da Champions com o Corunha. Falou sem respeito por nós e isso pra mim é fatal. De resto concordo com todos os outros, embora o Eurico também seja muito "neutro" para o meu gosto. Inté,

    Joao

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho que ele deve ter um tratamento a condizer com o estatuto que ele tem na memória dos Portistas.
    Ou seja, assim que entrar uns (poucos) aplaudem, outros (também poucos) assobiam e os restantes (a clara maioria) nem bate palmas nem assobia, é um jogador como outro qualquer. Um jogador que não contente em ganhar 1 milhão e meio por ano, no seu país, sem ter de mudar de casa(perto da praia onde ele adorava jogar futevólei) e nem obrigar familiares bem jovens a ambientarem-se a lugares estranhos e muito diferentes, disse que precisava de melhorar as condições de vida e que para isso o melhor era sair do clube onde jogava, ou seja, um jogador como outro qualquer que apenas joga bem onde estiver satisfeito com o que lhe pagam.

    ResponderEliminar
  3. Velho Miguel, a edição de ontem do Dia Seguinte na Sic Notícias (não sei se está online) foi hilariante. Viram-se com clareza as agressões do Cardozo e do Emerson. O sr Gomes da Silva disse que o Cardozo não fez nada, estava apenas a disputar a bola. Os outros dois disseram que sim, que estava a disputar "as bolas, AS BOLAS DO FUCILE". O apresentador não conseguia parar de rir e o benfiquista escondeu a cara e disse que não discutia a esse baixo nível.

    Depois fez-se um daqueles inquéritos da treta a perguntar se o resultado justo do derby seria um empate, vitória para o FCP e vitória para o SLB. O Gomes da Silva disse que "sem ver a votação como está neste momento, arrisco dizer que vai ser justa porque nestas coisas o povo é que sabe". Resultado final: 58% FCP, 40%SLB, 2% empate. Acrescento ainda que foi a melhor "exibição" do Guilherme Aguiar desde que vejo o programa... Saudações

    ResponderEliminar
  4. @ Nelson

    a ir ao Dragão, será exactamente essa a minha atitude: recebê-lo-ei como a outro qualquer jogador (adversário).

    @ Doctor J

    caríssimo,

    deixei de ver esses programas da treta. o único onde ainda "pisco o olho" é o Trio, principalmente pelos apartes do cineasta gagá.


    abraços a «ambos os dois» ;)
    Miguel

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons