quarta-feira, 14 de setembro de 2011

de uma clara evidência




ponto prévio I:

ontem avisei que voltaria "à carga" sobre um tema que ainda não me tinha pronunciado convenientemente.
portanto, eis-me aqui! ;)

ponto prévio II:

desde já, aviso que este post vai ser extenso (por que demasiado longo), pelo que recomendo a ingestão de uma bucha e de uma geladinha para empurrar, antes, durante e/ou no fim da sua leitura. ;)

ponto prévio III: 

em Julho passado, dei conta da filiação clubística do senhor acima e cuja foto definitivamente não embeleza este post.
como estávamos na época do defeso e a ressacar com a transferência do sr. £ibras-Boas, foi uma notícia que passou em claro, mas provavelmente só até Sábado passado. eis porquê.


caríssima(o),

por afazeres profissionais, só soube dos resultados desportivos pós-Dragão no Domingo. ou seja: que o Barça empatou, que o Real Madrid venceu, que o Falcao permanece em branco na lista do pichichi 2011/2012 (dado que o Atlético de Madrid ainda não marcou qualquer golo ao final de três jornadas em La Liga) e que o meu Inter perdeu na deslocação a Palermo.

a nível interno, principio pelo que aconteceu na Mata Real.
refiro este facto: houve uma expulsão de um jogador do Paços de Ferreira aos 71' e quando o resultado estava 2-0 a favor dos pacenses. e pelos vistos foi uma expulsão injusta...
a partir daí, com meonos um jogador em campo, foi um fartote para a equipa dos choramingos.

© abola


ou seja: compensa chorar para que se possa "mamar", por assim escrever. é também por esta razão que o silêncio dos indefectíveis calimeros é ensurdecedor. e que só me posso rir com parangonas como «agora sim, o leão mostra verdadeiramente a sua raça», «ganhar assim foi o melhor que nos poderia ter acontecido» ou «juiz provocou reviravolta».
assim se compreende que "Paciência sim, mas com limites" (editorial de 10 de Setembro, da autoria de Fernando Guerra) e que seja bicudo "o caso mental do Zbording" (editorial de 11 de Setembro, da autoria de Vítor Serpa).

sobre o que se passou naquele estádio onde a Luz (literalmente) se apagou, já muito foi denunciado nesse "maravilhosos mundo que é a bluegosfera"®. não pretendo repisar (muito) o assunto nem sequer (demasiado) exaustivo.
eis umas imagens (que penso serem) esclarecedoras, principalmente depois de visto este vídeo:

 © abola


depois de terem sido beneficiados por um árbitro afecto às suas cores, o qual comprovadamente não percebe pevide de anatomia, é de uma latosa descomunal afirmar «não houve três; houve quatro penalties no jogo». e que o "jornalista" miguel cardoso pereira considere que «foi de bolas paradas, sim!, mas este 5lb mexe-se». e que a filial de Guimarães ainda não tenha convocado uma reunião extraordinária da Comissão de Arbitragem.

perante estes "casos" (legitimamente) pergunto: se aqueles fossem protagonizados (digamos) por uma equipa portuense, em cujo manto sagrado predomina a cor azul-e-branca e tem o presidente mais ganhador da História do Futebol ao seu leme, o que ainda não se escreveria, diria, zurziria e clamaria por uma verdadeira «Verdade Desportiva».
como tal aconteceu com os (ditos) «grandes» de Lisboa, está tudo bem, e "no pare, sigue, sigue" para bingo.

felizmente que o nosso FC Porto venceu de forma categórica e sem margem para quaisquer dúvidas; que as manchetes foram «à campeão» e «o campeão continua a ser intratável»; e que se destaque o facto de o FC Porto marcar há quarenta e três jogos seguidos (!!).
porém, deixa-me intranquilo perceber que a sua Direcção ainda não se pronunciou sobre os ditos cujos, nem sequer sob a forma de comunicado irónico, tendo remetido (mais uma vez) para o nosso mister a indignação da nação azul-e-branca. é que se vamos assim há quarta jornada...


para finalizar:
1) divulgo, para memória futura, o PONTAPÉ DE SAÍDA, de Paulo Teixeira Pinto, publicado a  Setembro, com o título "factos, nomes e números";
2) aconselho a leitura do artigo brilhante "isto é como acaba e como começa...", de Rogério Azevedo;  
3) deixo-te com o último O SOLE MIO, da autoria de Manuel Martins Sá, sob o lema "salários exorbitantes";
4) recomendo a leitura (atenta) do último artigo de opinião do sr. Delgado "o centro do poder regressa à FPF", principalmente o penúltimo parágrafo (antes do post scriptum);

5) e para (sor)rir:

© abola | Luís Afonso


© abola | Luís Afonso


© abola | Luís Afonso 


beijinhos e abraços (muito indignados)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)