quarta-feira, 21 de setembro de 2011

da relação institucional do FC Porto com os seus adeptos


© Google

caríssima(o),

o pulsar da vida do FC Porto, o seu quotidiano, não se resume só aos jogos das várias modalidades que patrocina, futebol incluído. é uma evidência, tão válida como afirmar que a relação de um casal não se pode basear só em sexo, pois também existem as tarefas domésticas, por exemplo.

...

(ainda estou a meditar no que escrevi)

...

estou de regresso. ;)

o quotidiano do nosso clube do coração e a relação com os seus adeptos não se pode basear só nas (breves) horas do dia dos jogos, que não só de futebol, ponto final.
um veículo promotor de uma salutar convivência com a sua massa adepta poderia e deveria ser o seu sítio oficial na net, mas não o é. este deveria desempenhar um papel idêntico ao das conversas de um casal, mas daquelas que ultrapassam o banal "então, como te correu o dia?" e/ou "já foste despejar o lixo?".

já muito se escreveu sobre o actual estado de declínio comunicacional do sítio oficial do nosso clube do coração e de como a sua estratégia se encontra a anos-luz de outros clubes, nomeadamente estrangeiros e com um palmarés e um prestígio porventura inferiores ao do nosso FC Porto. a propósito desta temática, destaco os escritos do "seu" Jorge, o administrador do Porta19, pela sua relevância e acutilância.
na minha opinião, o nosso sítio oficial deveria ser a fonte primária de informação do clube, de toda a informação que possa ser divulgada e de interesse relevante para o adepto. e que este último deveria ter o instinto natural para consultar o sítio oficial do seu clube do coração antes de ler os jornais desportivos e/ou navegar por esse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®. infelizmente eu só o faço depois das duas alternativas referidas, pasquim da Travessa da Queimada incluído (!!) e penso que todo o adepto portista, que não é «comum» (no sentido em que é incomum, no nosso panorama nacional a forma indefectível como apoia o seu clube) e muito menos «anónimo» (pois certamente possui um nome próprio de nascença).

acho que esta situação de sonegar informação do quotidiano do clube ao adepto não faz qualquer sentido. assim, compete a esse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"® encetar um trabalho (oficioso) sobre uma casa que também é sua mas cuja responsabilidade sobre a informação que difunde não lhe compete e muito menos poderá ser assacada. exemplos do que actualmente ainda se verifica não faltam por essa bluegosfera fora.
e sobre a difusão da informação do quotidiano do clube e da forma como (não) o faz eficazmente, eis mais um exemplo paradigmático: no presente, se pretender saber como se comportaram os nossos jovens valores, oriundos da nossa (defunta?) formação, opto por consultar a rubrica "dragões emprestados (resumo)" do Coluna Azul e o "academia de talentos". ou seja: mais uma vez relego para segundo plano o sítio do nosso clube principalmente pelo que nele não consigo saber para além do imediato dos resultados finais.

eis outro exemplo sobre como a estratégia de comunicação do clube com o adepto está errada e é ineficaz. eu subscrevo a newsletter do nosso clube do coração para ser informado atempadamente sobre a venda de bilhetes. para o clássico contra os lampiónicos da agremiação de Carnide, fui informado de que os bilhetes estariam disponíveis para venda a partir da manhã da Sexta-feira, dia 16 de Setembro... às 16h41m daquela mesma Sexta-feira(!!). isto não faz qualquer sentido!
e o que é ainda mais grave, é que não adianta sugerir e/ou reclamar junto (i) do clube e (ii) da entidade que (não) gere o nosso sítio, a Sportinveste Multimédia. cansei-me de lhes enviar e-mails e de não obter uma resposta - nem sequer um e-mail de resposta automático, a informar-me que estavam gratos pelo meu contacto e que iriam analisar a situação dentro da maior brevidade possível. nada de nada!
e chegados a este ponto recordo-me da carta de sugestões apresentada por um grupo de associados ao Clube, em Assembleia Geral; o que é que já foi feito para levar mais adeptos às modalidades (ditas) amadoras do clube desde então? pois...

o terceiro exemplo particular sobre o como ainda há muito por fazer no plano da comunicação directa do clube com a sua massa adepta é o novel somosporto.net.
quando tomei conhecimento da sua criação - «apenas e só» pela imprensa diária desportiva; não recebi qualquer informação via newsletter (!!) - pensei que seria um sítio oficial do clube dedicado ao que não consta no "outro" do FC Porto e em particular na sua relação com os seus adeptos. e que aquele pudesse estar a dar o(s) último(s) suspiro(s) de uma vida algo inútil. tal como a minha barriguinha de casado, enganei-me redondamente. o novel somosporto.net mais não é do que um engodo no plano da comunicação com o adepto.
eu sei que fui um dos mais de vinte mil adeptos que conseguiu um bilhete para ir ver o FC Porto «ao vivo e a cores». e essa tratou-se de uma boa campanha, é certo; nem tudo é mau no nosso clube e neste plano comunicacional, entenda-se. foi uma forma eficaz de encher o Estádio do Dragão em dois jogos oficiais que ocorreram no meio de Agosto. porém, só a oferta de bilhetes e actualmente de visita aos bastidores do nosso reino para quem tem lugar anual e/ou bilhete garantido para os jogos, não basta! eu acho que é preciso mais, bem mais do que tudo isto!


quem (encontra pachorra para) me está a ler poderá considerar que estou a ser um "velho do Bolhão"® - figura portuense à semelhança do velho do Restelo - e contra-argumentar com a publicação da revista "Dragões" e com os flashes noticiosos no Porto Canal. pois tenho para mim que tais exemplos não passam disso mesmo: flashes do quotidiano do nosso clube do coração e que merecemos bem melhor, que é necessário mais «substrato».
eis uma sugestão gratuita a confirmar o que escrevi: por que não publicitar as extensas entrevistas em destaque na "Dragões" nos flashes do clube no Porto Canal, apimentando a compra da revista? e de notar que se trata de uma sugestão que obedece aos três bês: boa, barata e "bantajosa".

em suma:
tal como numa vida a dois, a Comunicação entre as partes é fundamental. e esta não poderá ser feita as soluços e/ou com receios e/ou ocultações /eou sonegações bacocas; tem que ser sobretudo verdadeira e muito clara, sob pena da relação se deteriorar.
assim sendo, prometo estar (ainda mais) atento a esta temática.


beijinhos e abraços (comunicativos)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

sugestão musical:



2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Primeiro ponto: Concordo inteiramente com tudo o que foi escrito, aliás, é um tema que estou constantemente a debater com os meus amigos portistas e eles acham que sou demasiado critico, pelos vistos não sou só eu!

    Segundo ponto: É um prazer enorme ler este blog, cada palavra que escreve é de quem adora fazer isto e fá-lo com um prazer enorme. Como Portista sinto um orgulho muito grande por saber que existem pessoas assim...

    grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. @ culé

    obrigado! pela visita e pelas palavras elogiosas.

    bem... o meu ego está a pairar na estratosfera desde que li o teu comentário. e penso que vai demorar um pouco mais a descer ;)

    como já o afirmei por mais do que uma vez, este espaço de discussão pública seria um vazio sem a reacção dos seus leitores. felizmente que os há. e que alguns o apreciam. ;)
    é que e como (bem) escreves, todo o meu empenho e dedicação é para vocês. em exclusivo ;)

    para finalizar, só lamento que o nosso FC Porto ainda não esteja num patamar idêntico ao do teu FC Barcelona. e não me refiro a um nível futebolístico, bem entendido. e temo que ainda vá demorar a lá chegar, o que não será na próxima geração. talvez quando eu for avô ;)

    forte abraço
    (e aparece e comenta mais vezes)

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons